O serviço de troca de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (24) permitirá fazer chamadas de voz a partir do próximo trimestre.
Apontado como o rival do SMS, pois permite troca de mensagens instantâneas como um bate-papo, o app é hoje utilizado diariamente por mais de 450 milhões de pessoas.
Jan Koum fez o anúncio na abertura da Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. As ligações serão do tipo VoIP entre smartphones. Atualmente o aplicativo permite gravar mensagens de voz e enviar para outros usuários, mas não realizar chamadas.
Segundo o Tecnoblog, os primeiros aparelhos a poderem fazer ligações com o WhatsApp serão Android e iPhone, seguidos por Windows Phone e alguns modelos de BlackBerry.
Falha após venda para Facebook
O cofundador do WhatsApp Jon Koum emitiu um comunicado neste domingo (23) em que pede desculpas aos usuários após o aplicativo de troca de mensagens ficar inacessível por três horas. O problema aconteceu neste sábado (22) e foi causado por uma falha no roteador, segundo o executivo ucraniano. O problema virou piada entre os usuários brasileiros.
“Pedimos desculpas”, escreveu Koum. “Foi o maior problema que já tivemos desde nossa criação. Houve uma falha no roteador da rede que afetou nossos servidores.” Segundo ele, a questão já foi solucionada e não ocorrerá novamente.
O problema no aplicativo começou a ser notado por volta de 15h20. Na última quarta-feira (19), o WhatsApp foi comprado por US$ 16 bilhões pelo Facebook.
Nas redes sociais, usuários brasileiros e do restante do mundo reclamam da situação. Alguns chegaram a fazer montagens e piadas sobre o caso. As hashtags #MarkDevolveOWhatsapp e #GoogleNãoDeixeOFacebookComprarOTwitter foram parar no trending topics do Twitter. O serviço voltou ao normal no início da noite.
Correio