84ª Agenda Cultural por Janko Moura – 28 de abril a 05 maio de 2016

84ª Agenda Cultural por Janko Moura - 28 de abril a 05 maio de 2016
84ª Agenda Cultural por Janko Moura – 28 de abril a 05 maio de 2016

TOME NOTA!

O evento ‘Lançai as Redes’ com o tema: ‘Onde Deus Nasce Floresce a Misericórdia’ e pregação de Pe. Adilson Simões, acontecerá na sexta, 06 de maio, às 19h30 na Concha Acústica, na região de Petrolina/PE. Uma realização dos Filhos da Misericórdia.

Uma ‘Noite de São João’ está marcada para acontecer na sexta, 06 de maio, com os shows dos grandes artistas nordestinos, Targino Alves Gondim e Elba Ramalho no Zé Matuto em Petrolina/PE. 

 

 

A cantora Fabiana Santiago será atração da Seresta Dançante do Sesc no sábado, 07 de maio, a partir das 22h no Salão de Eventos com um jantar em homenagem ao Dia das Mães.

O Shinobi Festival 2016, evento que reúne cosplay, animes e similares está previsto para acontecer nos dias 14 e 15 de maio de 2016 no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro/BA. 

A 2ª edição da ‘Feira de São José’ que reúne comidinhas deliciosas, será no sábado, 14 de maio, a partir das 15h na Rua de São José, por trás do Colégio Maria Auxiliadora, na região central de Petrolina/PE.  

O Arraiá da Família em Petrolina, um evento solidário que contará com atrações locais de forró, comidas juninas, espaço para crianças, guloseimas, sorteios especiais e muito mais, será no sábado, dia 28 de maio, uma realização da Pastoral Familiar – Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos de Petrolina/PE.

Os shows dos cantores Mano Walter, Alcymar Monteiro, Lenno, da dupla Sirano&Sirino e Elisson Castro e Forró Pega-Leve estão confirmadíssimos para 30ª Vaquejada de Petrolina  que acontecerá no dia 4 de junho, a partir das 18h até às 6h da manhã no Parque Dr. Geraldo Estrela, zona rural em Petrolina/PE.   

A festa ‘Forró do Bode’ em Petrolina, um evento organizado pelo Núcleo Maçônico terá como atrações o cantor Elisson Castro e Forró Pega Leve, cantor e compositor Flávio Leandro e Ednaldo Fonseca. Muitas comidas juninas, espaço para crianças, guloseimas farão parte desta grande festa, no sábado, dia 04 de junho, às 22h, no Núcleo Maçônico em Petrolina/PE.

Petrolina vai sediar entre os dias 7 e 9 de junho o 1° Simpósio sobre o Bioma Caatinga. O evento será promovido pelo Embrapa Semiárido e deve reunir diversos especialistas no assunto. Informações mais detalhadas sobre o simpósio podem ser obtidas através do seguinte contato: (87) 3861-4442

Confirmada a realização do São João de Uauá será de 22 a 25 de junho celebrando os 90 anos da capital do bode, e o nosso querido cantor e compositor Flávio Leandro se apresenta no dia 22 de junho. Imperdível!

CINEMA

Os filmes para o período de 28 de abril a 04 de maio, no cinema do River Shopping são: Batman VS Superman: A Origem da Justiça (Dub), Mogli: O Menino Lobo (Dub/Leg), O Caçador e a Rainha do Gelo (Leg/Dub), Em Nome da Lei (Nac.) e a estreia de Capitão América: Guerra Civil – 2D (Dub/Leg). As sessões são das 12h30 às 22h.

O filme do Cine Clube Raiz, deste sábado, 30 de abril, da ‘Mostra O Cinema Vai à Mesa’ é ‘Chocolate’ com direção de Lasse Hallström a partir das 18h no Espaço Janela 353, região central de Petrolina/PE. Entrada franca!

Os filmes para o período de 28 de abril a 04 de maio, no cinema do Juá Garden Shopping são: Em Nome da Lei (Nac), Batman VS Superman: A Origem da Justiça (Dub), Mogli: O Menino Lobo – 3D (Dub/Leg), O Caçador e Rainha de Gelo 3D (Leg/Dub) a estreia de Capitão América: Guerra Civil – 2D (Dub/Leg). As sessões são das 11h às 22h.

O filme deste mês de maio do Festival Cine Comuna exibido será ‘Olga’ com direção de Jayme Monjardim, nesta quinta, 05 de maio, a partir das 19h na sede municipal do PCdoB, no bairro do Angari em Juazeiro/BA.

TEATRO

O ator e humorista baiano Pisit Mota, o fenômeno da internet com a +1 Filmes, se apresenta durante dois dias na região, será no sábado e domingo, 30 de abril e 01 de maio, às 20h, o seu irreverente stand upcomedy “Por umas e por outras”, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro/BA.

MÚSICA

Nesta sexta, 29 de abril, a partir das 20h, tem apresentação do projeto musical ‘Instrumental Velho Chico’ com os multi-instrumentistas Edesio Cesar, Geisan Varne e Luciano Calazans no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro/BA.

O projeto ‘Concertos de Outono’ apresentado pela Orquestra Philarmônica 21 de Setembro com o tema: ‘O Rio, a Música e Você’ e regência de Ozenir Luciano e Hélio Lima será realizado nesta quinta-feira, 28 de abril, a partir das 17h30, Orla de 1 Petrolina/PE.

DANÇA

O projeto ‘Juazeiro em Movimento’ iniciou na segunda, 25 de abril e encerra nesta sexta, 29 de abril, com oficinas de dança, workshops e mostra de dança. Mais informações: 74 3614-2652

A 9ª edição do Aldeia Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São Francisco, movimenta Petrolina e região no período de 19 a 30 de abril.

Na quinta, 28 de abril, às 15h Conversa sobre dança: Solos de dança, desafios e escolhas na Sala de Teatro, às 17h o espetáculo ‘Contato Sonoro’ de  Flávia Pinheiro e Leandro Oliván, ambos de Recife-PE/Buenos Aires-ARG, na rua em frente ao Sesc, às 19h Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas na Sala de Teatro, às 20h o espetáculo ‘Espécie’  de Rodrigo Cunha de Goiânia/GO no Teatro Dona Amélia e às 21h o espetáculo Cabimente de André Chaves e Karla Yannara vindos de Surubim/PE no Palco Alternativo. 

Na sexta, 29 de abril, em dois horários às 10h e 14h o projeto ‘Contato Sonoro’ de Flávia Pinheiro e Leandro Oliván, vindos de Recife-PE/Buenos Aires-ARG, na rua do Sesc, às 15h o Pensamento Giratório na Sala de Teatro, às 19h a Mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas, na Sala de Teatro, às 20h o espetáculo ‘Onde Ele Anda é Outro Céu’ da Qualquer Um dos 2 Cia de Dança de Petrolina/PE no Teatro Dona Amélia, às 21h o espetáculo ‘Casa Azul, in process’ da Confraria 27 de Petrolina/PE no Palco Alternativo.

E no sábado, 30 de abril, acontecerá o OverDança – 12 horas de programação,  às13h o espetáculo ‘Samba não mata ninguém’ com Camila Yasmine, às 14h as Intervenções de Dança de Salão da Cia Canuto, às 15h apresentação do Baque Opará, ambos no salão de eventos, às 16h Festival de Coreografias (Petrolina-PE/Juazeiro-BA) no Palco Alternativo, às 17h inicia o Mercado Cultural, Intervenção Grafite Dance de Felipe Rhein vindo São Paulo/SP e Espaço BodyArt, ambos no Corredor de entrada, às 17h30 o espetáculo Ação nº 03 – Procura-se um corpo do Núcleo de Teatro do Sesc na Escada, às 18h a Intervenção DançÔkê? na Galeria de Artes,  às 19h do Palco Giratório: Dúplice de Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha vindos de Goiânia/GO, no Teatro Dona Amélia, às 20h o espetáculo Homem Torto de Eduardo Fukushima vindo de São Paulo-SP, no Ginásio do Sesc, às 21h o espetáculo Diafragma: Dispositivo Versão Beta de Flávia Pinheiro vinda de Recife/PE, no Palco Alternativo, às 21h30 o espetáculo Ser Híbrido do grupo Corpo Único vindo de Diadema/SP na Sala de Dança, às 22h o espetáculo Delírio de Ângelo Madureira vindo de São Paulo/SP no Teatro Dona Amélia, às 23h o espetáculo Cena Dançante: Toque DJ do Vintage Coletivo de Dança, no Palco Alternativo e finalizando às 00h o Show Musical de Jaloo de São Paulo/SP apresentando seu primeiro álbum com música pop, eletrônica e experimental no Salão de Eventos do Sesc em Petrolina/PE. 

8º FESTIVAL DA SANFONA DE SALGUEIRO 

O Festival da Sanfona de Salgueiro/PE acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de abril.

Nesta quinta, 28 de abril, sobem ao palco, a partir das 20h, três candidatos da categoria Sanfona de 8 baixos, três da categoria Infantojuvenil e oito da categoria Sanfona Livre. Fechando a 1ª noite, o show do músico Chambinho do Acordeon.

Na sexta-feira, 29 de abril, acontece uma roda de conversa com o sanfoneiro Amazan, às 18h, seguido da segunda eliminatória com a apresentação de três candidatos da categoria Sanfona de 8 baixos, três da categoria Infantojuvenil e oito da categoria Sanfona Livre e show do sanfoneiro Herinho Monteiro. 

No sábado, 30 de abril, a final do Festival da Sanfona acontece a partir das 20h. Os dez músicos classificados nas três categorias tentarão conquistar os primeiros lugares. As premiações variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil e show de encerramento com grande sanfoneiro e com entrada gratuita. 

EVENTOS

O projeto “Café com Conteúdo”, exclusivamente para arquitetos, que reunirá os profissionais em um momento descontraído em curso ministrado pelo engenheiro civil e empresário Araripe Serpa Júnior que desenvolve há 15 anos o uso de materiais sustentáveis na construção civil para o NE do Brasil, diretor da fábrica Armony empresa especializada na fabricação de caixilhos acústicos e convencionais, no curso serão abordados dois tópicos: Conceitos Básicos de acústica – Como o som nos afeta e as atuais normas da ABNT. O evento é quinta, 28 de abril, às 8h da manhã na loja TOK Finalli. Mais informações: (87) 3861-7679

O programa ‘Abertura Cultural’ desta quinta-feira, 28 de abril, às 19h com os três convidados  respondendo as perguntas da apresentadora Gisa Ramos são: o grande mestre dos Congos, Seu Govéio, o ator e diretor de teatro Devilles e os músicos Marx e Jóice diretamente de Sobradinho, um dos territórios contemplados, vão falar de suas vidas, carreiras e projetos.

As lojas Carmen Steffens celebram nesta quinta, sexta e sábado, 28, 29 e 30 de abril, respectivamente 16h, 18h e 10h da manhã o aniversário das clientes vips do mês de abril nas suas unidades de Juazeiro/BA, Petrolina/PE e Casa Nova/BA. 

O ‘Encontro de FoodBikes’ será nos dias 28 e 30 de abril, 03 de maio sempre a partir das 17h na Orla 1 de Petrolina/PE. 

A banda Los Ogros se apresenta nesta quinta, 28 de abril, a partir das 20h na Haus Bier, na sexta 29 de abril, 21h, no Bar Time e no domingo, 1º de maio, no bar A Praia, às 22h, no José e Maria em Petrolina/PE. 

O ‘Chá da Tarde Arezzo’ acontece nesta quinta, 28 de abril, a partir das 16h na loja Arezzo, região central de Petrolina/PE.  

O projeto ‘Redescobrindo a Caatinga – O Bioma da Resiliência, Onde a Esperança se Renova com a Chuva’ iniciou na quarta, 27, e segue até a sexta, 29 de abril, a partir das 18h na Universidade de Pernambuco – campus Petrolina/PE. 

Prossegue nesta quinta-feira, 28 de abril, o Seminário em Defesa do Rio São Francisco das 19h 22h com a composição da mesa com a presença de autoridades, e principalmente de palestras de pesquisadores e profissionais sobre a situação da bacia do Rio São Francisco dos estados de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia, bem como casos de sucessos implantados no mundo. O evento acontece na sede da Univasf – campus Petrolina/PE.

As lojas Arezzo do Vale do São Francisco realizam durante dois dias, 28 e 29 de abril, o evento do Dia Das Mães, respectivamente quinta e sexta-feira na loja do centro e River Shopping, ambos na cidade de Petrolina/PE.

Nesta sexta, 29 de abril, às 8h da manhã, o lançamento da nova programação da Rádio Jornal Petrolina – 90,5 na sede da própria rádio, mas adianto é o novo programa de Carlos Britto na linha policial e programada tarde com Ângela Santana.

As bandas Secabudega e Dubaia são atrações da prévia da festa, Galinhada do Beto Binga, intitulada ‘Carvalheira na Galinhada do Beto’, nesta sexta, 29 de abril, a partir das 22h, no Bar’Canas Petiscaria em Petrolina/PE.

O cantor Elomar e Vital Farias apresentam seu show ‘Em Cantoria’ nesta sexta, 29 de abril, às 21h30, no Teatro Guararapes, em Recife/PE. 

Os cantores Edson Lima e Lenno são atrações do ‘O Encontro’ nesta sexta, 29 de abril, a partir das 21h no Clube do América em Petrolina/PE.

A última edição do mês de abril do projeto musical ‘Sextas do Rock Landau’ será com o cantor Petronio Raniere e Banda é nesta sexta, 29 de abril, a partir das 19h na Landau Hamburgueria no River Shopping em Petrolina/PE.

A dj Velma e Dj Jocélio Bello é atração de mais uma edição da ‘Mamãe na Balada’ tocando músicas dos anos 80, pop, rock, trash e música underground, nesta sexta, 29 de abril, às 23h no restaurante Cais do Porto em Juazeiro/BA. 

A 5ª edição da Baciada – Festa para os calouros de Ciências Sociais, será nesta sexta, 29 de abril, às 20h com as bandas: Los Ogros, Yuka Sertão e Retrospecto na Univasf Campus Juazeiro/BA.  

A 8ª edição do Festival Regional do Umbu será realizada nos próximos dias 29 e 30 de abril na cidade de Uauá-BA, localizada a 126 km de Juazeiro-BA. O evento é organizado desde 2001 pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COPERCUC. 

A banda Novo Destak e o arrocha swingado de Junior Cavalcante são as atrações da 3ª edição do ‘Armaria Mainha’ neste sábado, 30 de abril, a partir das 22h na FunClub  em Petrolina/PE. 

Os cantores e compositores Jorge de Altinho e Flávio Leandro são atrações do lançamento do DVD ‘Frutificando’ do cantor bodocoense, no sábado, 30 de abril, na casa de eventos Zé Matuto a Casa do Cancioneiro Nordestino em Petrolina/PE.

Os cantores Wesley Souza, Luana Alcântara e Império Cristão são atrações da edição do ‘Festival Vale Gospel’, neste sábado, 30 de abril, a partir das 19h na Comunidade Alcance, no bairro Lomanto Júnior, s/n, em Juazeiro/BA.

Os deejays Mayan de Salvador/BA, Rada, Iury Panzarini, Mentalist e Vj Alladim são atrações da festa ‘Enigma High Resolution’ que vai agitar neste sábado, 30 de abril, a partir das 22h, a boate MadHaus em Petrolina/PE. 

A 12ª edição do Baile das Personalidades será realizado neste sábado, 30 de abril, a partir das 22h30, na Chácara Bougainville, em Juazeiro/BA. O evento comemora os 37 anos de colunismo social do prometer e anfitrião Gileno Dias, animado pela orquestra Fernando Junior premiando os destaques do mundo social, cultural, político e econômico do Vale do São Francisco.

O cantor Lenno, a banda Stillus.com e o Grupo no Esquema são atrações da ‘Gato Prime’ neste sábado, 30 de abril, às 14h, no espaço Canto do Gato, na Estrada da Tapera, Km12, na Vila do Roçado, em Petrolina/PE. 

O show do cantor performático Jaloo é neste sábado, 30 de abril, à 00h dentro da programação do Aldeia Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São Francisco, no Sesc na região central de Petrolina/PE. 

O novenário de São José Operário, o “Patrono de todas as famílias”, encerra neste domingo, 1º de maio, na Paróquia São José Operário, com festa e procissão em Petrolina/PE. E todas as noites têm atrações musicais, quermesses e pregações. 

Neste domingo, 1º de maio, o River Shopping, localizado em Petrolina, terá funcionamento diferenciado. Abrem apenas Alimentação e Lazer, das 12h às 22h. As demais lojas, o Hiper Bompreço e o Expresso Cidadão estarão fechados.

O Aldeia Princesa do Araripe – Festival de Artes do Sertão do Araripe, acontecerá de 1º a 14 de maio reunindo o melhor do  teatro, dança, cinema, música, artes visuais e literatura daquela região no Sesc Ler na cidade de Araripina/PE. Mais informações: 87 3873-0812.

O 3º Clisertão – Congresso Internacional do Livro, da Leitura e Literatura no Sertão acontecerá em Petrolina/PE, no período de 2 a 6 de maio, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, a Fundarpe e a Universidade de Pernambuco/Campus Petrolina para a submissão de trabalhos.

A Festa de Nossa Senhora de Fátima, da comunidade do Parque Massangano acontece de 3 a 13 de maio com o tema: ‘Maria, Mãe da Divina Misericórdia intercedei por Nós’, no último dia 13 tem Festival de Prêmios no encerramento da festa, na Paróquia Santa Luzia em Petrolina/PE. 

O 1º Seminário do Patrimônio Cultural de Juazeiro da Bahia acontecerá na terça, 3 de maio, a partir das 14h até às 18h, e terá como palestrantes o promotor estadual Edivaldo Gomes Vivas, o professor Sergio Motta, a diretora do DCH da Uneb, Marcia Guena e o integrante do Coletivo Amigos Ilha do Fogo, Ênio Silva, no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro/BA.

O 1º Encontro de Gestores do Vale do São Francisco, destinado a gestores, diretores e administradores de empresas, será nesta terça, 3 de maio, a partir das 19h na sede da Faculdade Mauricio De Nassau de Petrolina/PE. Entrada é franca!

Acontecerá nesta quarta, 4 de maio, mais uma edição do Clube da Bossa, a partir das 19h, no Centro de Cultura João Gilberto, mais um encontro com apresentações, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova. 

O cantor Geraldo Azevedo estará na cidade de Juazeiro/BA, dentro do projeto Clisertão, fazendo o lançamento de sua biografia, na quinta-feira, 5 de maio, a partir das 22h no Centro de Cultura João Gilberto. 

SOLIDARIEDADE

No período de 25 e 30 de abril mais 10 localidades receberão a visita dos Agentes de Combate às Endemias para vacinar cães e gatos contra o vírus da raiva.  No dia 28 de abril será o bairro do Ouro Preto e Antônio Cassimiro 1 das 14h às 19h, no dia 29 de abril no Gercino Coelho das 14h às 19h e no dia 30 de abril na Tapera das 8h às 12h. 

O 6° Manifesto do Caso Beatriz será neste sábado, 30 de abril, contando com o apoio de todos os caminhoneiros da região do Vale do São Francisco, com concentração às 7h da manhã, no Posto Juazeiro, localizado na BR 407, em direção ao Colégio Maria Auxiliadora, na região central de Petrolina/PE, lembrando a população sobre o Caso Beatriz, menina que foi brutalmente assassinada nas dependências do Colégio Salesiano, em Petrolina/PE.

O Lions Clube Petrolina realiza uma festa beneficente, e tem o cantor Alan Cleber, sua banda e Dj Bruno como atrações da festa neste sábado, 30 de abril, às 22h, no BNB Clube em Petrolina/PE.

Neste sábado, dia 30 de abril, a partir das 9h, o projeto Gasparito e da Equipe Conta-Giro farão uma mobilização pelas ruas da cidade de Petrolina/PE, em prol da 1ª Campanha contra a Fome. O ato público sairá da Praça do Bambuzinho, na Av. Souza Filho, no Centro de Petrolina/PE.

EXPOSIÇÕES / FEIRAS

Em cartaz a exposição ‘Expedição Tenco Chapada Diamantina’ no Juá Garden Shopping em Juazeiro/BA. Confira!

A Exposição Fotográfica ‘Resiliente Caatinga – O Sertão a Vir Amar’ de autoria do fotógrafo Samuel Morais que será lançada nesta quinta-feira, 28 de abril, no Juá Garden Shopping em Juazeiro/BA.

Em cartaz no hall de entrada do Sesc Petrolina a exposição do espetáculo Batuques da Cia Balançarte que comemora este ano 10 anos de existência. Vale a pena ver os registros!

A exposição fotográfica “Travessia” da fotógrafa Lizandra Martins termina neste domingo, 1º de julho, na Galeria de Artes Ana das Carrancas no SESC em Petrolina/PE. 

Está aberta para visitação a exposição “Coleção Arqueológica de Caldeirão Grande do Piauí”, no Hall da Biblioteca Central do Campus São Raimundo Nonato/PI da Universidade Federal do Vale do São Francisco e estará em cartaz até sexta-feira, 29 de abril. 

A exposição de Mandalas, intitulada, ‘As Flores de Maio do Jardim de Loucos’ ficará em cartaz desta sexta, 29 de abril a 28 de maio, no hall do Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro/BA. 

A última edição de abril da Feira de Frutas e Verduras Orgânicas será nesta sexta-feira, 29 de abril. A feirinha é realizada todas as sextas-feiras, das 8h às 11h em frente à Reitoria no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco e a tarde das 14h às 18h no Pavilhão do Centro de Convenções, ambos em Petrolina/PE.

Permanece em cartaz até 20 de maio a exposição fotográfica coletiva – ‘O Fantástico Mundo das Sanfonas’ com fotografias de Héliton Araújo, Ivan Cruz, Regina Lima, Diego Fernandes e Gilson Pereira, curadoria e pesquisa do jornalista e professor Emanuel Andrade na Casa da Cultura Veremundo Soares, em Salgueiro/PE. Em breve a exposição itinerante chegará a Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

ESPORTE

A 31ª Corrida Otaviano Ferreira acontecerá no próximo dia 8 de maio, domingo, às 8h da manhã com saída da praça da prefeitura na cidade de Capim Grosso/BA. 

Confirmada, a 6ª edição da competição pioneira de MMA na região, o São Francisco Fight para o sábado, dia 28 de maio. Aguardem novidades!

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares ‘Juazeiro na Rota das Olimpíadas’ que será realizado no dia 3 de maio, das 8h às 16h. As escolas das redes municipal, estadual e particular já podem solicitar as fichas de inscrições, no prédio da SEDUC, na Rua Antônio Pedro, nº 139, no Centro.

LITERATURA

Nesta quinta-feira, 28 de abril, será de celebração para o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, a partir das 19h, o lançamento de quatro livros publicados por servidores do Instituto: Questões étnico-religiosas, sociais e de gênero, de Ailton Rocha; A efetivação do Proeja, de Antonio Marcos Uchoa; Experiências com as TICs, organizado por Francisco de Oliveira; e Sertanejus d Petrolina, publicação póstuma do professor Inacio Nogueira no Espaço de Convivência do campus IF Sertão/PE em Petrolina/PE. 

OPORTUNIDADES / PALESTRAS 

Estão abertas as inscrições ofertadas pelo Curso ABA um curso excluvisamente para crianças com autismo, com objetivo de capacitar profissionais da área de educação e saúde (enfermagem, terapia ocupacional, pedagogia, educação física, psicologia, psicopedagogo, médico, fonoaudiologia, país e cuidadores) do município de Petrolina/PE para atuar junto aos alunos nas instituições de ensino, ministrado pela professora Gisele Nascimento de 28 de maio a 3 de junho. Mais informações: 87 9 8865-1450

A 4ª edição da Exposição Internacional e Coletiva Miradas Enredadas está com inscrições abertas para envio de trabalhos artísticos. Com o tema “Religare”, traduzido do latim “Religião”, a participação é aberta a artistas-docentes de todo o mundo. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de maio para o e-mail fabiane.pianowski@gmail.com

Continua aberto o período de inscrição para o processo de renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Os interessados em se candidatar para integrar o colegiado terão até o dia 31 de maio para realizarem suas inscrições. A ficha de inscrição e as documentações poderão ser enviadas via internet: www.cbhsaofrancisco.org.br 

SÓ LEMBRANDO!

Que o programa ‘Bastidores por Janko Moura no Rádio’ é de segunda a sexta, das 11h às 12h na Petrolina FM – 98,3 ou pelo www.petrolinafm.com, que esta ‘Agenda Cultural’ é publicada toda quinta no jornal Diário da Região e no Blog Vinícius de Santana, e toda quarta-feira tem coluna social ‘Bastidores por Janko Moura’ também no Diário da Região e Siga o instagram @bastidoresjm ou atualize-se Facebook.com/BastidoresPorJankoMoura

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo do Estado investe mais de R$ 19 milhões em ações de combate à Dengue

post-image

Em um esforço para frear a crescente ameaça da Dengue, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 19 milhões em ações e aderiu ao Dia D de mobilização nacional, que acontece neste sábado (2), realizando uma verdadeira força-tarefa em diversos municípios baianos. Pela manhã, o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, visitaram Ibipitanga para liderar operações de limpeza urbana. Eles também inspecionaram imóveis junto com agentes de combate às endemias (ACEs) e bombeiros militares equipados com bombas costais, além de distribuir materiais informativos.

O governador ainda lançou oficialmente a campanha estadual de combate à Dengue, onde anunciou a ampliação frota estadual de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê. Após a aquisição de nove veículos, agora o Governo do Estado possui 36 equipamentos disponíveis.

Também foram distribuídos 3.685…

Read More
Política

Lula defende manutenção de zona de paz na América do Sul

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (29), a manutenção da América do Sul como uma zona de paz. Lula fez declaração à imprensa após reunião com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, durante sua visita a Georgetown, capital do país vizinho.

“A nossa integração com a Guiana faz parte da estratégia do Brasil de ajudar, não apenas no desenvolvimento, mas trabalhar intensamente para que a gente mantenha a América do Sul como uma zona de paz no planeta terra. Nós não precisamos de guerra, a guerra traz destruição de infraestrutura, traz destruição de vidas e traz sofrimento. A paz traz prosperidade, educação, geração de emprego e tranquilidade aos seres humanos. Esse é o papel que o Brasil pretende jogar na América do Sul e no mundo”, disse Lula.

Guiana e Venezuela disputam o…

Read More
Política

Júlio Lossio Filho divulga nas redes sociais que o pai foi diagnosticado com tumor

post-image

Na noite desta quarta-feira (28) o advogado Julio Lossio Filho  anunciou nas redes sociais, que o seu pai, ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, foi diagnosticado com um tumor, no retroperitônio, área próxima aos rins.

Os filhos estão com Julio Lossio que se encontra internado em São Paulo. Julio Lossio Filho informou que o pai está bem.

Da Redação da Rede GN

Read More
Política Relevantes

Tarcísio é o favorito dos apoiadores de Bolsonaro para disputar a Presidência

post-image

A maioria dos manifestantes que foram neste domingo à Avenida Paulista expressar apoio a Jair Bolsonaro defende que, caso o ex-presidente não esteja apto a disputar as eleições de 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve ser o nome do bolsonarismo na disputa presidencial. 

Segundo pesquisa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, 61% dos bolsonaristas que estiveram na Paulista apoiam que o ex-ministro tente trocar o Palácio dos Bandeirantes pelo Planalto. Tarcísio acompanhou Bolsonaro no trio elétrico onde o ex-presidente discursou. Bolsonaro está inelegível por força de duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ambas por abuso de poder político. 

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi citada por 19% dos apoiadores do ex-presidente como candidata ideal à Presidência em 2026. Michelle chorou ao discursar neste domingo e reclamou…

Read More
Política Relevantes

Sem citar STF, Jair Bolsonaro fala em pacificação durante ato em São Paulo

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que busca “pacificação” e passar uma “borracha no passado” durante o ato na Avenida Paulista, região central de São Paulo, neste domingo (25).

“O que eu busco é a pacificação, é passar uma borracha no passado. É buscar uma maneira de continuarmos em paz. Não continuarmos sobressaltados”, disse.

Sem citar o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes ou a Polícia Federal, o ex-presidente também lamentou o que classificou como “abusos por parte de alguns”.

Bolsonaro é investigado em um inquérito que apura suposto plano golpista para mantê-lo à frente do Palácio do Planalto após a derrota nas eleições de 2022 e em outros casos, como possível desvio de joias recebidas por seu governo.

“Saí do Brasil e essa perseguição não terminou. É…

Read More
Política Relevantes

Em missão na Espanha, Jerônimo busca novos investimentos em tecnologia, telecomunicações e energia renovável

post-image

Na noite deste sábado (24), o governador Jerônimo Rodrigues embarca para a Espanha, em mais uma missão internacional. No país europeu, o governador terá uma sequência de agendas, com visitas e reuniões, para conhecer projetos de diferentes áreas e tratar com lideranças empresariais sobre a vinda de novos investimentos e desenvolvimento de tecnologias em solo baiano.

Em Barcelona, onde inicia a missão, Jerônimo visita o Hospital Clínico da cidade. O hospital universitário é uma instituição de referência internacional, especializado no desenvolvimento de linhas terapêuticas e tratamentos inovadores de combate ao câncer. Além do governador, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida, e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, Paulo Guimarães, participam desta e de outras agendas.

A delegação baiana também marcará presença no Mobile World Congress (MWC), um dos eventos mais…

Read More
Política

Pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Tom Zé manteve encontros importantes esta semana, em Brasília 

post-image

O advogado e pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Tom Zé (PT), visitou Brasília nos últimos dias, oportunidade em que manteve contatos com ministros, senadores, deputados e outras lideranças na capital federal.

“Esta semana fiquei em Brasília e tive boas conversas sobre a região, especialmente sobre Juazeiro. Mantive contatos promissores e uma agenda muito interessante buscando investimentos para a região e pavimentando relações que serão muito importantes se tivermos a oportunidade de chegar à prefeitura do município”, disse Tom Zé, que tem seu nome ventilado com pré-candidato a prefeito pelo PT.

Tom Zé visitou o Ministro Rui Costa, na Casa Civil; Waldez Góes, no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, manteve encontros com os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, dentre outros parlamentares e órgãos da administração federal.

Redação redeGN

Política

Em 65 cidades de PE, mais da metade da população vive sem esgoto adequado, diz Censo do IBGE

post-image

Em Pernambuco, 65 cidades têm mais da metade da população vivendo em lares sem descarte adequado de esgoto. É o que mostram novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o estado, mais de 3,1 milhões de pessoas vivem sem saneamento básico, o que equivale a cerca de um terço da população.

Os dados mostram que, em 2022, o Brasil tinha 49 milhões de pessoas vivendo em lares sem descarte adequado de esgoto. Esse número equivale a 24% da população. Esse percentual sobe para 68,6%, entre pretos e pardos — que compõem pouco mais da metade da população brasileira.

É considerado descarte adequado o esgoto que vai para as redes públicas de coleta (geral ou pluvial) ou para fossas sépticas ou com filtro, ainda que depois…

Read More