‘Gestão será a prioridade’, diz novo ministro das Cidades

‘Vivemos um período de grande ceticismo em relação aos políticos’, disse.

A presidente Dilma Rousseff, durante posse do novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, nesta segunda (9). (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro tomou posse na tarde desta segunda-feira (9), durante solenidade no Palácio do Planalto. Alçado ao cargo após a demissão de seu correligionário Mário Negromonte, que deixou o governo após uma série de denúncias sobre a gestão da pasta e a exoneração de dois servidores da cúpula do ministério, Ribeiro relembrou em seu discurso seu passado político e disse estar ponto para o nível de exigência da presidente Dilma Rousseff.

“Venho de uma família de tradição política e nos dias atuais é forçoso reconhecer […] que vivemos um período de grande ceticismo em relação aos políticos”, disse Ribeiro, que tem sido acusado de irregularidades em seu estado de origem, a Paraíba.

“Já estou me preparando para enfrentar o espancamento”, afirmou ao se referir à maneira, classificada por ele como “rigorosa”, como Dilma toca o governo, e ao discurso do ministro Aloizio Mercadante (Educação), no mês passado, durante a posse de Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia). Na ocasião, Mercadante disse a Raupp para não tentar convencer Dilma. Segundo afirmou, ela submeteria seus projetos a um “espancamento” para verificar se “fica de pé”.

“Gestão será a prioridade do seu novo ministro, será nosso foco, nossa diretriz, minha maior missão no Ministério das Cidades”, disse. “Isso, ao meu ver, é que significa modernidade na forma de fazer política. É romper o falso dilema entre política e gestão. A boa gestão na vida pública tem que ser política, no sentido mais amplo”, completou.

‘Factóides’

Ribeiro voltou a afirmar na tarde desta segunda, logo após assumir o comando da pasta, que as supostas irregularidades de que é suspeito na época em que foi secretário de Agricultura da Paraíba são “factóides”. Ele é suspeito de não ter declarado empresas à Justiça Eleitoral antes de concorrer a deputado federal nas eleições de 2010. Segundo ele, todas as informações foram declaradas no imposto de renda.

“Sobre a omissão de empresas, está tudo declarado na receita. E quem tentar fazer factóide, não existe. As empresas estão declaradas. Está na declaração de renda. Não adianta tentar criar factóides. Não existem”, afirmou.

Ribeiro, que era líder do PP na Câmara dos Deputados, afirmou que não tem o que temer, e que está “absolutamente tranquilo” para a nova missão. “Minha vida é aberta. Eu não tenho o que temer. Eu acho que fui extremamente averiguado nestes dias anteriores de assumir o ministério. O próprio governo fez essa avaliação e estou absolutamente tranquilo. Não tenho nada a esconder”, afirmou.

Para os próximos dias, Ribeiro promete fazer uma avaliação no ministério, e não descartou a mudanças de quadros na pasta. Segundo ele, a intenção é reforçar os quadros técnicos do ministério. “Vamos montar uma equipe com a consicência que tenhamos um corpo de técnicos eficientes, com uma competência para cada áreas temática. A intenção é fazer uma avaliação a partir de amanhã [terça-feira], mas sobretudo buscar no Brasil os melhores quadros para que possamos ter eficiência e eficácia”, afirmou.

Licença da Câmara

No início da tarde, Ribeiro foi à Câmara entregar o pedido de licença do cargo de deputado federal. Em seu lugar, deve assumir o suplente Armando Abílio Vieira (PTB-PB).

No documento encaminhado ao presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), Ribeiro pediu para manter seu salário de deputado federal, de R$ 26,7 mil. Com isso, ele perde direito à remuneração de ministro, de mesmo valor.

Com a troca nas Cidades, o ex-ministro Mário Negromonte (PP-BA) reassume o mandato de deputado federal. Com sua volta à Câmara, deixa o mandato o Zé Carlos da Pesca (PP-BA), que estava em seu lugar.

Negromonte

Em seu discurso de despedida, o ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, negou que tenha havido qualquer tipo de irregularidade na sua gestão na pasta e disse ter atuado sempre dentro da lei.

“Assim pautamos nossa atuação, presidenta: sempre e sempre na estrita aderência dos ditames da lei. Podemos afirmar, senhora presidenta, por toda a força dos nossos princípios republicanos: não há nenhuma irregularidade na nossa gestão frente ao Ministério das Cidades. Nenhum processo, nada, absolutamente nada. Saio como entrei. Sem nenhum processo e de cabeça erguida”, disse.

Negromonte afirmou que terá duas missões a seguir na sua atuação como deputado, a de apoiar o governo da presidente Dilma e a de “contribuir com a unidade do PP”.

O ministro disse ainda que, enquanto ministro, trabalhou “diuturnamente para cumprir as metas estabelecidas pelo governo”. Ele destacou, contudo, que o “quadro de restrição financeira nos impôs dificuldades”, quadro esse que teria sido “agravado” por disputas políticas. “Importante destacar que procuramos e conseguimos imprimir uma gestão transparente e colaborativa”, declarou.

Com a saída, Negromonte reassume o mandato de deputado federal pelo PP-BA. Ele é o nono ministro a deixar o governo Dilma – o oitavo por demissão (a exceção é Fernando Haddad, que saiu da Educação para disputar a eleição de prefeito de São Paulo).

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More