Aconteceu na noite de sexta-feira (24), no Espaço de Convivência da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA), a primeira edição do projeto “Encontros Poéticos”. O evento, que reuniu um público de mais de 150 pessoas entre artistas, estudantes e professores de várias cidades da região, foi marcado por apresentações musicais, poemas, performances teatrais, exposições artísticas e uma feira de livros.
Houve 23 apresentações, que integraram a programação oficial, entre as quais o cordel “A viúva e o violeiro”, de Prissila Landim; os poemas “Meu Sertão”, de Francinaldo Borges; “Ipê Amarelo”, de Otávio Freitas; e “Pensamentos de um andarilho” de Matheus José; e a música “Preservação da Natureza”, de João Joaquim. Durante o evento, as pessoas presentes na plateia também puderam participar, apresentando-se de forma espontânea. O público ainda pôde conferir a exposição do Coletivo de Escritores UR e a banca de livros da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI).
A estudante de Jornalismo Leticia Figueiredo foi conferir o evento. “A proposta foi linda: reunir pessoas em prol da poesia, dando espaço para todos aqueles que se sentiram à vontade para expressar sentimentos e ideias, autorais ou não”, afirmou Leticia. O artista Monzitti Baumann, que apresentou duas canções, disse que o Encontros Poéticos foi uma oportunidade de reunir e compartilhar experiências poéticas. “Espero com deleite e inquietação a próxima edição, na certeza de ver brotar mais uma vez flores no asfalto cotidiano. Poetizemo-nos”, comentou.
O projeto “Encontros Poéticos” é uma iniciativa da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf e visa disseminar a literatura e a produção cultural da Região e oferecer lazer cultural à comunidade. Para o diretor da Dacc, Euriclésio Sodré, o evento foi importante para mostrar o potencial dos jovens artistas da região e também por trazer ao público novos trabalhos ainda pouco divulgados na comunidade.
Fonte: ASCOM UNIVASF