METAMORFOSE INUSITADA (Pedra virou vidraça!)

Conversar com as duas forças é preciso! A PEC-300 é uma Cláusula Pétrea! Pretensão em que se encontrou imediatamente resistência do governador da Bahia.

Não se faz necessário ser estrategista, tático ou mesmo oráculo da adivinhação, para se saber que o brado de revolta e resistência coletiva em nível nacional das coirmãs: Polícia Militar e Civil está perto de estalar no ar o dia “D”: Haverá uma Assembleia Geral Extraordinária, 16/03/2012, às 17h no âmbito da Polícia Civil de Pernambuco, por exemplo, data definida em um encontro nacional em Assembleia Geral, na capital da República, pela Confederação Brasileira de Policiais Civis – COBRAPOL, objetivando a paralisação nacional para o dia 16/02/2012, com vista aos vencimentos da Instituição.

Conversar com as duas forças é preciso! A PEC-300 é uma Cláusula Pétrea! Pretensão em que se encontrou imediatamente resistência do governador da Bahia. Os vencimentos da polícia de Brasília não devem ser superiores das demais coirmãs. A PEC-300 trará a equidade salarial, pois, o ofício nobilitante dos companheiros de Brasília é idêntico dos outros estados da federação onde todos fazem reinar a ordem, a tranquilidade pública e a segurança dos governadores. (Ubi eadem ratio, ibi eadem jus) (onde há a mesma razão, aplica-se o mesmo direito).

A Polícia é a segurança interna da Nação, e o glorioso Exército Brasileiro não foi criado para prestar serviço ostensivo, mesmo porque, foge à sua finalidade, e não convém ser desgastado, sendo chamado constantemente por governadores intransigentes que se deleitam na apoteose, não se sentando à mesa de negociação para o diálogo com os representantes da classe que suplica por uma lídima justiça! (Polítia res sacra est) (A Polícia é coisa sagrada!).

A briosa Polícia Militar é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro: Quem pensa que haverá confronto entre as duas corporações, derramamento de sangue fraterno, não passa de um visionário, sobretudo, porque os governantes passam, deixam o poder – às vezes em situações deprimentes e vergonhosas -, voltando a ser cidadãos comuns, e nossas armas permanecem alerta para defesa da Pátria! Ninguém é possuidor vitalício do poder!

Há de se parabenizar a sensatez, prudência e o bom senso do General Gonçalves Dias, Comandante da 6ª Região Militar, quando do acantonamento dos policiais militares na Assembleia Legislativa da Bahia. O Excelentíssimo General Gonçalves Dias, sereno, sem portar arma para sua defesa pessoal, confiante somente na força do diálogo – ninguém melhor que ele -, refletiu o que estava vendo naquele momento era fruto do “Espelho Venenoso”, verdadeira “Academia” daqueles que hoje manipulam o Sistema que aí está! “Pedra que se tornou vidraça”

O “Espelho Venenoso” citado recebeu a pecha de vândalos, terroristas, incendiários! Quem não se lembra da morte do Sargento da Aeronáutica!? Prefiro não me aprofundar no mundo ideológico! Fato é que em 1981 a ordem pública foi perturbada, incêndios e quebra-quebra de ônibus, etc. Quem incitava em 1992 os policiais militares a fazerem greve? Quem em 2001 fez um discurso na Câmara Federal solidarizando-se com os policiais que foram presos por terem participado da greve? Quem em 2001, durante a campanha para governador do estado exibiu os respectivos (contracheques) de uma professora e do ex-policial Marco Prisco, este, líder do movimento dos policiais acantonados na Assembleia Legislativa Estadual? Não precisa responder!

A Lei de nº 7.145 de 19 de agosto de 1997, regulamentada pelo Decreto nº 6.749 de setembro de 1997, criou a Gratificação de Atividade Policial Militar (GAP). É cediço que a lei jurídica tem o sentido global, logo não deve ser discriminatórias. A Constituição Federal art.40 §8º “É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhe, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios previstos em lei.” Mandar mensagem de aumento para Assembleia Legislativa sobre a GAP 4 e 5, discriminando os inativos é ferir todos os princípios de justiça e a cidadania dos injustiçados. Inatividade não é Portal dos Mortos! Servidores que derramaram suor, lágrimas e sangue a serviço do estado, não merecem ser tratados com discriminação. Muitos tombaram no cumprimento do dever, e, hoje, as viúvas em via-crucis pelos corredores dos tribunais com sede de justiça, vinda a óbito, marcadas pelo sofrimento em busca do direito e abatida pela idade avançada! Quid emim Mali facit este (Que mal fez o inativo?). “Para aquele que foi ferido, a falta alheia soa diabólico.”

Não há de se cogitar que o governador se compadeça dos inativos: simplesmente, que faça uma lidima justiça. Pense! Pensiorum non paga gabela (Pensar não paga imposto, não é proibido). “O bom senso é o núcleo do senso comum” (Antonio Gramsci- Filósofo italiano).

A Polícia Militar da Bahia é uma instituição de caráter permanente, “Centenária Milícia de Bravos” de relevantes serviços prestados à Nação Brasileira. Força Invicta que derramou sangue além-fronteiras para defender este Solo Pátrio, não deve aceitar a pecha de vândalos!

Existem insistentes movimentos grevistas das policias civil e militar em vários estados da federação, uma constante instabilidade social, sempre por melhorias salariais e, os governantes têm dificuldades em dar solução em tempo hábil, alegando falta de recursos e que a greve é ilegal, com base na C. Federal, havendo constantes deslocamentos de tropas federais pra preencher as lacunas deixadas pelos policiais.

Com todas as vênias aos senhores operadores do direito, doutrinadores do saber jurídico, atrevo a pensar que as polícias civil e militar devem ser desvinculadas do controle dos estados, tomando por exemplo a Polícia Federal que é uma corporação que não se subordina ao Poder Executivo Estadual.

Aconselho um Projeto de Lei, criando-se uma Inspetoria Federal da Força Pública (IFFP), sendo mantido pela União. As policias civil e militar, permanecendo sob o controle dos estados, teremos sempre o “Coronelismo Engravatado” em que as autoridades são nomeadas por políticos, às vezes, “certos políticos” fregueses das páginas policiais! Quem contesta?

Comandante geral das PMs, bem como os delegados chefes deveriam ser escolhidos por um Colegiado das respectivas organizações policiais, extraindo-se assim, uma lista tríplice, submetida ao crivo da Inspetoria Federal da Força Pública.

O Secretário da Segurança Pública teria que ser um jurista de grande cabedal jurídico, possuidor da ciência do direito e das leis e que seja um criminalista conhecido nos meios forenses. Com todos esses predicados notáveis e necessários, todavia, passaria pela indicação da OAB, Estado Maior da PM, como também pelo alto escalão da Policia Civil, finalizando com o referendo do (IFFP).

Ninguém desconhece que o policial é um trabalhador, operador da segurança, mantém a tranquilidade pública e que pertence a uma categoria que precisa ser vista com atenção, sobretudo, no que se refere à remuneração, não sendo forçado a morar em promiscuidade com os marginais. Sua tarefa é nobre, mas, infelizmente é má recompensada.

Sabemos que a segurança não pode ficar descoberta! A Constituição Federal permite movimentos sindicais de todas as classes. Já se passou da hora de uma Emenda Constitucional, alterando os artigos 8ºe9º do Capitulo II do Titulo II dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, de modo que a Policia possa ter o seu Sindicato, de maneira que faça suas reivindicações livres, entretanto, não se esquecendo da manutenção da ordem social.

A cidadania tem que prevalecer, em obediência ao art. 5º da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…”

Que essas páginas vexatórias que ocorreram durante o movimento reivindicatório sejam apagadas da nossa historia, e que tudo volte à calma, porque, é o que interessa à nossa sociedade. Que as partes conflitantes se entendam e a justiça ouça os que clamam por seus direitos!

“Deve-se abrir às necessidades dos outros, saindo-se assim, do pecado da diferença. O pecado social é uma doença, uma desgraça para muitos, e deve ser extirpado da sociedade!” “É ruim ser vidraça!?”

“Meu ofício é dizer o que penso!” Voltair ( Filósofo Francês)

Geraldo Dias de Andrade é Cel.PM/RR – Bel. em Direito – Cronista – Escritor – Membro da Academia Juazeirense de Letras – Membro da ABI/Seccional Norte.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More