Tem início na próxima quarta-feira, 21, o Conexões Ibram, projeto de pactuação das políticas de Cultura na área museológica envolvendo todos os estados brasileiros. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), com o objetivo de estender as políticas públicas do setor para museus estaduais e municipais, mediante a construção de uma agenda comum de trabalho.
O primeiro encontro entre dirigentes e assessores do Ibram com representantes dos governos estaduais e das unidades museológicas será realizado em Salvador, no Museu de Arte da Bahia. O evento dará início a uma séries de reuniões para a elaboração do cronograma de trabalho.
Neste primeiro momento, 13 estados já estão com as reuniões agendadas – dias 21 e 22 de março (BA); 18 a 20 de abril (RN); 23 a 25 de abril (CE); 26 a 28 de abril (ES). No mês de maio haverá reuniões ainda no Paraná, Piauí e Alagoas e em junho as reuniões serão em Pernambuco e Goiás. Em agosto é a vez de Pará, Santa Catarina e Maranhão. O Rio de Janeiro recebe o Conexões em setembro.
O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, que acompanhará a maioria dos encontros, disse que serão momentos de discussão em cima de sete temas-chave para a atual política dos museus e elaboração de agendas de trabalho em cada estado.
Serão debatidos temas como o Programa iMuseus – construção de rede de informações do setor museal, o Estatuto de Museus, o Plano Nacional Setorial de Museus, a integração de ações públicas voltadas para o patrimônio cultural em risco, o Programa Pontos de Memória e as estratégias de fomento e financiamento aos museus, além da pauta do legado cultural dos megaeventos esportivos para o setor museal .
“Estamos prevendo a qualificação dos espaços das exposições permanentes, a identificação das etiquetas de referência das obras a em várias línguas, bem como a qualificação de todos os serviços dos museus, para a recepção dos turistas e do público brasileiro”, comentou.
O presidente do Ibram informou, ainda, que a participação dos museus brasileiros nas atividades culturais para o mundial de futebol também será debatida nestes encontros com os governos estaduais, em cima de um projeto Piloto já elaborado pela instituição. Posteriormente, o trabalho será encaminhado pelo MinC ao Gabinete Civil da Presidência da República e ao Grupo de Trabalho da Copa, organizado pelo Governo Federal.