O Programa Furnas Educa, que prevê educação ambiental em escolas da rede municipal doRecife, reforça as ações de conscientização sobre conservação, uso racional de energia e água e prevenção a queimadas. Também tem uma mata bem especial nessa época da explosão dos casos de arboviroses: o alerta para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Nesta quarta-feira (30) e quinta (31), a iniciativa contará com o reforço importante. Daiane dos Santos, primeira campeã mundial brasileira de ginástica, estará no Recife para ressaltar a importância do projeto. A ex-atleta é embaixadora do programa Furnas Educa e participará de palestras motivacionais em quatro escolas da rede municipal, falando de sua experiência como atleta.
Nesta quarta, a programação começa às 8h30, na Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso, na Macaxeira, e continua, a partir das 14h30, na Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro. Na quinta, a atividades acontecem nos mesmos horários, pela manhã na Escola Chico Mendes, em Areias, e à tarde na Governador Miguel Arraes de Alencar, na Estância.
Iniciativa da empresa Furnas, dedicada à geração e transmissão de energia elétrica, o programa já visitou mais de 800 instituições de todas as regiões do Brasil, alcançando 500 mil pessoas. No Recife, as palestras estão acontecendo em dez escolas, durante toda a semana, beneficiando cerca de 2.500 estudantes.
“O programa foi lançado devido ao grande número de queimadas que aconteciam perto das nossas usinas. Com o tempo, ampliamos o foco para outros temas de educação ambiental, como uso correto de energia elétrica, uso racional da energia, defesa da natureza e, agora, o combate ao Aedes aegypti”, afirma o coordenador nacional do Furnas Educa, André Sabino.
G1