Representantes das Associações das Emissoras de Radiodifusão estiveram na liderança do PT na Câmara, quando foram recebidos pelo secretário nacional de comunicação do PT, deputado federal André Vargas (PT-PR). Na ocasião debateram sobre a importância da regionalização da mídia.
De acordo com André Vargas “houve um crescimento no número de veículos que recebem recursos e informações no país”. Outro ponto debatido foi a rádio digital, que segundo Vargas é um tema que exige e engloba um debate “bastante amplo”.
O deputado também enfatizou que é necessário “qualificar melhor essa regionalização”, pois segundo ele, “é através das emissoras de rádios que a população fala e é ouvida muito mais do que nos meios televisivos”, disse referindo-se a participação ao vivo dos ouvintes.
O presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Márcio Villela, informou que a reunião “foi importantíssima e fundamental” para apresentar ao deputado e também presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Mídia Regional, André Vargas, o atual cenário de distribuição de mídia do governo federal.
Vargas informou que além do tema sobre radiodifusão, a agenda deste ano voltada para a Comunicação inclui “a modernização tecnológica, a ampliação, a democratização como também o fortalecimento através de recursos e campanhas regionais”.
“Esse é o debate, preparando as agendas com a nossa ministra Helena Chagas e com o nosso ministro Paulo Bernardo. Então vamos priorizar neste ano o debate sobre a questão da radiodifusão no nosso país, assim como a modernização tecnológica, a ampliação, a democratização, mas também o fortalecimento através de recursos e campanhas regionais”.
André Vargas também recebeu o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Abraço, José Soter. Na ocasião conversam sobre a legislação, que segundo Soter, emperra o desenvolvimento das emissoras. A reunião com Soter foi na sede do PT nacional.
(Fabrícia Neves e Ricardo Weg – Portal do PT)