Conheço muitas pessoas com um enorme potencial e inteligência que encanta, mas que se encontram paralisadas por um único fator: O medo de fracassar.
O “fracasso” pode ser visto sob muitos aspectos. Na minha visão entendo que fracassa aquele que não tenta, não se esforça e não dá o melhor e máximo de si na luta por seus objetivos. Se fracasso é não obter êxito de imediato, na primeira ou algumas tentativas, então precisaremos reescrever a biografia de grandes vencedores da História. É que a maioria deles “fracassou” bastante e inúmeras vezes tentando obter sucesso em áreas diferentes da que os notabilizou ou mesmo naquela em que já eram conhecidos, porém só conseguindo o êxito total após muitas tentativas frustradas.
Abraham Lincoln, o mais humanitário de todos os presidentes norte-americanos, que fez uma guerra para libertar os escravos e que trouxe ideais democráticos e de respeito mútuo aos americanos, é reverenciado até hoje por eles. Mas, o que poucos sabem por aqui, é que ele “fracassou” em muitas tentativas de se eleger e que enfrentou preconceito e rejeição toda a sua vida. Suas idéias libertárias, inovadoras e bem à frente de sua época lhe custaram a vida. Foi assassinado por um adversário. Mas, deixou seu legado e exemplo. E se tornou um dos ícones da liberdade em todos os tempos.
Graham Bell, inventor do telefone, por causa de uma grave doença que gerou perdas familiares, teve que morar com a família num lugar distante e inóspito. Nada mais restando a fazer se dedicou à pesquisa e o aperfeiçoamento de seu talento. Transformou o “fracasso” em uma grande vitória.
Um tal de “Jesus”, cresceu numa cidade sem nenhuma expressividade – Nazaré. A ponto de ser zombado quando descobriam de onde viera. Mas, ignorou esse fato e cumpriu a sua Missão de vida: Ser salvador da humanidade. Morto na cruz, um aparente “fracasso”, três dias depois obeve sua maior vitória. Ressuscitou!
Como você pode ver, “sucesso” e “fracasso” podem ser muito relativos. Pois, quando você acredita em algo e se dedica àquilo com amor e firmeza coerência e inteligência, dando o melhor de si para alcançar suas metas, podem te chamar de tudo, exceto de “fracassado.”
Se você acredita e deseja alcançar algo lícito em tua vida. Corra atrás! Não se deixe abater pelas vozes contrárias. Um dia, de algum modo, você chega lá. E aí, meu amigo, teus eventuais críticos de hoje estarão na primeira fila para aplaudi-lo e dizer: “Você é o Cara!”
Um forte abraço na confiança Daquele que sempre acredita em você.
Teobaldo Pedro de Jesus, psicanalista, teólogo e educador
1 Comment