Será realizado neste terça-feira (21), no Centro de Conservação e Manejo da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Workshop Abelhas e Produção Agrícola: a Bioeconomia do Vale do São Francisco. O evento vai reunir criadores de abelha, produtores de mel, agricultores, extensionistas e pesquisadores para discutir as próximas etapas da pesquisa que investigará a sensibilidade das abelhas aos pesticidas comumente utilizados na região.
O workshop será realizado das 8h às 17h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA). Este será o primeiro workshop a ser realizado durante os dois próximos anos, período de execução do estudo que está sendo desenvolvido na Univasf em parceria com a Universidade de Cardiff, do País de Gales, no Reino Unido, e colaboração do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), de Portugal; e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de Campinas.
O estudo sobre os problemas associados às interações entre as abelhas e a polinização dos cultivos agrícolas na região teve início em 2019, quando se verificou, por meio de laudo técnico, a presença de resíduos de pesticidas na cutícula (pele) de exemplares desses insetos coletados na região. A pesquisa entra agora numa segunda fase, na qual será feita uma análise da sensibilidade das espécies de abelhas nativas e não ativas a tipos específicos de pesticidas utilizados nas práticas agrícolas.