Projetos da Assistência Social foram destaque no Carnaval antecipado de Juazeiro

Projetos 1Além de muita música e diversão, o Carnaval antecipado de Juazeiro realizou nos seus 3 dias de festa diversas ações voltadas à assistência social. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) trouxe mais uma vez para a avenida o ‘Observatório Social’, o ‘Recicla Juazeiro’, o bloco ‘Respeita as Mina’, e várias atividades ligadas ao combate à violência contra a mulher, e pelo primeiro ano o ‘Observatório Racial, LGBTQ+’.

O Observatório Social, que atende a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, atuou com equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e técnicos. Além das atividades desenvolvidas na sede da secretaria com brinquedoteca, sala de vídeos, berçário, atividades recreativas e alimentação, os profissionais foram para as ruas fazendo um trabalho educativo com a colocação de pulseira de identificação em crianças. Nos três dias de festa foram atendidas 27 crianças no observatório e distribuídas 470 pulseiras de identificação em todo circuito da folia.

E pelo sétimo ano consecutivo a Sedes trouxe ainda, em parceria com o SAAE e a Cooperfitz, o projeto ‘Recicla Juazeiro’ oferecendo aos profissionais cadastrados todo apoio logístico para transportes do material recolhido, alimentação e equipamento de proteção individual (EPI).

Focado no combate à violência contra a mulher, o bloco Respeita as Mina foi para a avenida puxado pela cantora Ana Mametto. Com o tema ‘Rasgue a fantasia do machismo e deixe a alegria invadir seu carnaval’, o bloco chamou a atenção para a importância do respeito e da igualdade de gênero. Além do bloco, a Unidade Móvel da Secretaria Estadual de Políticas para Mulher (SPM) reforçou o combate à violência contra a mulher em parceria com a Sedes.

“O resultado de mais um ano do bloco na avenida foi positivo havendo grande adesão e aceitação por parte do folião. Já a unidade móvel da SPM veio para somar e, graças ao trabalho preventivo realizado nos dias que antecederam o Carnaval, não registramos nenhum caso de violência contra a mulher e o trabalho foi apenas de orientação. Mais uma vez a Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher realizou um belo trabalho que nos deixa satisfeitos e motivados para continuarmos nesse enfrentamento à violência ao longo de todo o ano”, destacou a diretora de Mulheres, Quitéria Lima.

Além desse trabalho já realizado nos anos anteriores, a Sedes trouxe pela primeira vez em parceria com os Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), LGBTQ + e Direitos Humanos o ‘Observatório Racial, LGBT e de Direitos Humanos’. O projeto funcionou na Casa dos Conselhos sendo um canal de denúncias direcionado às populações negras, LGBTs e outras que pudessem ser vítimas de violência durante o período festivo. “O trabalho do observatório foi pedagógico e educativo mostrando que todos têm direitos aos espaços públicos e ao lazer, independente de raça, religião, sexualidade e identidade de gênero”, pontuou a diretora de Diversidade, Luana Rodrigues.

A secretária Cida Gama considerou exitoso todo o trabalho desenvolvido. “As equipes se dedicaram durante todo o período e o resultado não poderia ser diferente. Foi mais um ano de sucesso e conseguimos alcançar nosso objetivo de cuidar das pessoas que mais precisam também nesse período de Carnaval”, afirmou.

 

Fonte: Ascom/Sedes

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Transição energética e agenda bilateral são destaque no 2º dia do G20

post-image

O segundo e último dia da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, vai ser marcado, nesta terça-feira (19), por discussões sobre transição energética e agendas bilaterais, além da transmissão da presidência rotativa do grupo das principais economias do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros reservados com líderes de quatro países. Todos esses compromissos serão no Museu de Arte Moderna, na região central da cidade. 

O primeiro compromisso de Lula, às 9h15, é com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Às 10h, haverá a terceira sessão da reunião de líderes. O tema é o desenvolvimento sustentável e transição energética, um dos interesses prioritários do Brasil no G20. Pouco depois das 12h haverá a sessão de encerramento da cúpula e a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África…

Read More
Política Relevantes

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

post-image

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpula de Líderes do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), onde o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.

Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade para debaterem um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20 ao longo de um ano. A única ausência será a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

O primeiro eixo da presidência brasileira no G20 é o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O segundo é o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às…

Read More
Política Relevantes

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

post-image

O climatologista Carlos Nobre, referência mundial sobre o tema, considera insuficientes as propostas apresentadas até agora pelos países na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão.

Segundo Nobre, as partes do Acordo de Paris ainda não foram capazes de avançar na meta de reduzir as emissões do planeta de gases de efeito estufa em 43% até a COP28 e, se fossem capazes, essa estratégia não seria mais eficiente para manter o aumento da temperatura planetária em 1,5 grau Celsius (ºC) acima do período pré-industrial. “Nós já estamos há 16 meses com a temperatura elevada em 1,5 grau. Existe enorme risco de ela não baixar mais. A partir de agora, se ficar três anos com 1,5 grau, a temperatura não baixa mais”, afirma.

Alcançar os 43% já…

Read More
Política Relevantes

Reunião de cúpula do G20 decidirá sobre taxação de super-ricos

post-image

A reunião de cúpula do G20 decidirá, na próxima semana, sobre a principal proposta do Brasil durante a presidência no grupo. Os chefes de Estado e de Governo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana debaterão a taxação dos super-ricos como fonte de financiamento para o combate à desigualdade e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Apresentada pelo Brasil em fevereiro, durante a reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, em São Paulo, a proposta foi mencionada como ambiciosa pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A presidência brasileira no G20 defende um imposto mínimo de 2% sobre a renda dos bilionários do mundo, que arrecadaria entre US$ 200 bilhões e US$ 250 bilhões anualmente, conforme um dos autores da proposta, o economista francês Gabriel Zucman.

Política Relevantes

Biden liga para Lula e confirma vinda ao Rio para Cúpula do G20

post-image

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou na tarde desta quinta-feira (7), por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ligação durou cerca de 30 minutos, informou o Palácio do Planalto. A iniciativa da conversa foi do norte-americano, que confirmou sua vinda para Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 deste mês, no Rio de Janeiro.

Ainda segundo o Planalto, Biden confirmou a decisão do governo americano de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Os dois trataram ainda da visita prevista do presidente Biden a Manaus, antes da cúpula, e acertaram a realização de reunião bilateral no Rio de Janeiro. Os detalhes da agenda no Amazonas não foram divulgados até o momento, mas a visita envolverá ações de enfrentamento às mudanças climáticas e proteção das florestas. 

Petrolina Política

Guilherme Coelho representará a fruticultura em assinatura de pacto que orientará sobre a contratação de beneficiários do Bolsa Família como safristas

post-image

A convite do presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, cumprirão agenda na cidade de Petrolina -PE no próximo dia 13 de novembro. A cidade foi escolhida para receber a cerimônia de participação do setor da fruticultura no Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural.

O PACTO (Decreto nº 12.064, de 17 de junho de 2024 ) tem o objetivo promover e orientar sobre a possibilidade de contratação dos beneficiários do Bolsa Família como safristas. “O pacto será importante para que os beneficiários, cumprindo alguns requisitos, poderão  trabalhar como safristas na produção de frutas sem perder a renda oferecida pelo programa. Poderemos assim, amenizar os impactos causados…

Read More
Política Relevantes

Donald Trump é eleito presidente dos EUA

post-image

6 novembro 2024, 07:49 -03

Donald Trump é o vencedor das eleições presidenciais (acompanhe aqui nossa cobertura ao vivo) nos EUA se tornando o 47º presidente do país.

A vitória de Trump foi confirmada assim que os Estados de Wisconsin e Alasca divulgaram o resultado final da apuração dando ao republicano 13 cadeiras adicionais garantindo 279 assentos e maioria no Colégio Eleitoral.

Se antecipando à divulgação do resultado final, Donald Trump fez, na manhã de quarta-feira (06/11), discurso de agradecimento aos eleitores se declarando vencedor.

Falando em um centro de convenções na Flórida, Trump disse que era uma honra extraordinária receber do povo americano o poderoso mandato que lhe tornava o 47º presidente dos Estados Unidos, depois de já ter sido o 45º.

A vitória de Trump ficou mais…

Read More
Política Relevantes

Em 1º discurso após derrota, Kamala Harris defende transição pacífica e união nos EUA

post-image

A vice-presidente Kamala Harris discursou pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira (6), após ser derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ela defendeu uma transição pacífica de poder para a nova gestão de Donald Trump e pediu a união entre os norte-americanos. Assista na íntegra no vídeo acima.

Segundo projeções da Associated Press, Kamala deve conquistar 226 delegados no Colégio Eleitoral. Eram necessários 270 para vencer as eleições. Trump alcançou essa meta durante a manhã desta quarta.

Kamala iniciou o discurso agradecendo pela confiança do público. Ela também citou a própria família, o presidente Joe Biden e o vice dela na chapa, Tim Walz.

“Meu coração está pleno de gratidão pela confiança que vocês tiveram em mim. Está também cheio de amor pelo nosso país e pela vontade de seguir adiante”, disse.