Juazeiro Petrolina Relevantes

IDOMED homenageia profissionais do Vale do São Francisco com o diploma “Raízes Médicas do Sertão”

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) de Juazeiro, vinculado à Faculdade Estácio, realizou na sexta-feira (18) a solenidade “Raízes Médicas do Sertão”, em homenagem ao Dia do Médico.

Durante o evento, foram homenageados quatro médicos locais por suas trajetórias e serviços prestados à comunidade do Vale do São Francisco: Dulce Ribeiro, Euclides Mendes Marinho, José Carlos Moura e André Luiz Magalhães.

O coordenador do curso de Medicina, Alvaro Pacheco, destacou a importância do evento: “O saldo que fazemos é que conseguimos alcançar o que estávamos pretendendo, que é apresentar às novas gerações a história e a importância das pessoas que construíram a medicina no Vale do São Francisco e também prestar uma homenagem em vida a essas pessoas. Não esperamos outro momento; reconhecer em vida é mais importante ainda, e nossa intenção é que eles sirvam de exemplo para os estudantes, oferecendo referenciais positivos, principalmente no sentido de mostrar que, através do empenho e da dedicação à ciência, eles conseguem, inclusive, transformar a medicina e a vida das pessoas de forma significativa”, afirmou.

Em seu discurso, Dulce Ribeiro, que celebrou 50 anos de atuação na medicina, agradeceu a homenagem. “É uma moção muito especial e coincide com os meus 50 anos de medicina. Quero continuar. Foi uma ideia muito feliz, porque não podemos esquecer as pessoas que passaram por nossas vidas. Agradeço a toda equipe que nos acolheu e digo que ainda estamos na ativa”, declarou.

José Carlos Moura ressaltou o significado do reconhecimento: “É um ato de generosidade incluir o nosso nome nessa homenagem ‘Raízes Médicas do Sertão’. Isso traz uma responsabilidade muito grande e, claro, uma enorme gratificação. Mas a mensagem que deixo para os estudantes é que sejam médicos, não apenas técnicos em medicina. Existem muitos técnicos que dominam a parte técnica, mas falta algo para ser médico de verdade: é preciso ser um bom técnico e, acima de tudo, ter compaixão”, enfatizou.

Euclides Marinho, outro homenageado, destacou a importância da ação para a formação de novos profissionais. “Nós, que prestamos serviços a uma comunidade, nos sentimos honrados e felizes. O IDOMED traz riquezas não só para o ensino, mas também para as futuras gerações. Ser lembrado pela Estácio IDOMED é motivo de grande alegria e orgulho, sabendo que essa instituição está sendo bem avaliada e que certamente formará bons e grandes profissionais para a região do Vale do São Francisco”, pontuou.

O médico André Luiz Magalhães foi celebrado na temática “Ações que nos inspiram”, comovendo os presentes ao relembrar a história de uma paciente com leucemia, para a qual se vestiu de um herói em quadrinhos com o intuito de facilitar o tratamento e obter resultados clínicos positivos. “É uma honra, uma emoção muito grande. Poder ser homenageado com essa honraria, estando em contato com os alunos tanto aqui quanto no internato, é indescritível. Para mim, foi muito importante e aumenta ainda mais a responsabilidade de ser um profissional ético e focado no atendimento ao paciente, o que nos motiva cada vez mais”, declarou.

O diretor da instituição, Luiz Rodrigues, também destacou o papel do IDOMED no reconhecimento dos profissionais médicos. “Nosso compromisso vai além do ensino e da pesquisa; também nos dedicamos a valorizar a região e os profissionais que fazem a diferença na saúde da nossa comunidade. Acreditamos que o reconhecimento do potencial dos médicos locais é uma forma de fortalecer ainda mais a medicina no Vale do São Francisco”, ressaltou.

A cerimônia contou ainda com a presença de professores, colaboradores e alunos da instituição, celebrando a história e o legado dos homenageados para a comunidade e para a formação de novos médicos.

Ascom

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novo secretário de Comunicação

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta segunda-feira (31) a nomeação do publicitário Marcus Vinicius Di Flora como novo titular da Secretaria de Comunicação (Secom). Com mais de 25 anos de experiência na área de comunicação e pesquisa de opinião, Di Flora já atuou em diversos setores da administração pública e em projetos no setor privado.

“Escolhi hoje o novo secretário de Comunicação, que terá a missão de dar publicidade aos atos do Governo da Bahia, prestar contas de nossas ações e manter um relacionamento respeitoso com a mídia. Fiz o convite a Marcus Di Flora, que há mais de 25 anos atua na comunicação e na gestão pública, e ele aceitou”, destacou o governador.

Ao longo de sua trajetória, Di Flora ocupou cargos estratégicos na comunicação de órgãos municipais e federais. Participou da equipe de transição do…

Read More
Política Relevantes

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro acusa STF de motivação política e garante: “Não há candidato capaz de me vencer”

post-image

Após ter se tornado um dos oito réus em um julgamento por tentativa de golpe de estado e outros crimes, o ex-presidente Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre o acolhimento da ação penal pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26). Por meio das redes sociais, Bolsonaro fez o seu primeiro pronunciamento ao final da sessão da Suprema Corte. 

Embasado nos dados divulgados pelo Jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou: “Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.”, escreveu. 

Considerado a maior liderança da extrema-direita, Bolsonaro define ainda que a decisão está pautada nos interesses de outros candidatos à eleição de 2026. “Nem tentam mais esconder. A…

Read More
Política Relevantes

Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus tentativa de golpe

post-image

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

Read More
Política Relevantes

Câmara Federal vai a Irecê debater a seca que assola a região

post-image

A Comissão de Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (Cedesnat), da Câmara dos Deputados, realizará no próximo dia 25 de abril uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Irecê (BA). Os integrantes vão debater propostas para mitigar os efeitos da seca que afeta a região do estado.

“A seca e a estiagem prolongada na região já provocou, por exemplo, perdas na agricultura de sequeiro. Com a escassez de chuvas, as lavouras não conseguem se desenvolver e a safra de 2025 está praticamente perdida, deixando os produtores em alerta. A situação exige medidas urgentes, enquanto os produtores buscam alternativas para enfrentar uma das piores crises hídricas dos últimos anos”, declarou o presidente da Cedesnat, deputado Leo Prates (PDT-BA).

Segundo dados econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), a produção informal de leite…

Read More
Política Relevantes

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

post-image

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (24) às 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, eles vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição das acusações.

O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

    Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
    Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice…

Read More
Política Relevantes

Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic

post-image

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu, nesta segunda-feira (24), que o Banco Central (BC) desconsidere a inflação de alimentos e energia ao definir a taxa básica de juros, a Selic. A declaração vem após o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevar a Selic para 14,25% ao ano para conter a inflação.

Alckmin mencionou o exemplo do banco central dos Estados Unidos, que retira esses dois índices do cálculo dos juros básicos da economia estadunidense. “Uma taxa de juros elevada, como a Selic, em 14,25% ao ano, ela atrapalha a economia, porque torna muito caro o custo de capital”, disse, em evento promovido pelo jornal Valor Econômico.

Para o presidente em exercício, os aumentos nos preços de alimentos e energia são impulsionados por fatores…

Read More
Política Relevantes

Ministro do STJ que fez piada com ‘agilidade’ de baianos rebate governador: ‘Não vou me intimidar’

post-image

O ministro que viralizou nas redes sociais após fazer uma piada sobre a “agilidade de baianos” rebateu, nesta quinta-feira (20), uma crítica feita ao comentário pelo governado do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante uma nova sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida à tarde, João Otávio de Noronha se mostrou surpreso com a repercussão do caso e citou baianos para se defender.

“Eu fiquei triste ao ver que o governador soltou uma nota considerando o comentário xenofobia. Sou eu que vou hostilizar os conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas?”, afirmou.

Em seguida, o magistrado negou que tenha cometido um erro e afirmou que não vai se intimidar com a circulação da “brincadeira” que fez.

“Eu queria dizer que eu não vou me intimidar. Eu não…

Read More
Política Relevantes

Humberto Costa é oficializado presidente nacional do PT

post-image

O senador Humberto Costa teve seu nome referendado pelo diretório nacional do PT e foi oficializado como presidente do partido. Ele deixa de ser interino e assume em definitivo a vaga deixada por Gleisi Hoffmann até o final do mandato.

O ato acompanha a decisão da Executiva Nacional do último dia 7 de março. À frente do PT, a prioridade de Humberto será a condução do Processo de Escolha Direta (PED) da legenda.

Dentre as pré-candidaturas postas até o momento, o favorito é o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) – majoritária no partido, e a mesma de Humberto e outros medalhões.

“Hoje é um dia especial. O Diretório Nacional referendou a decisão da Executiva sobre meu nome como presidente nacional do PT. Vou trabalhar pela unidade na…

Read More