A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS CIDADES CADA VEZ MAIS PRESENTE NAS AGENDAS DOS GESTORES MUNICIPAIS

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores é o departamento do Governo Federal responsável pelas relações com os outros países, ou seja, toda a competência internacional é atribuída à União

O termo internacionalização sempre foi muito utilizado no setor empresarial. Hoje, o processo de internacionalização é vivenciado pelos municípios do Brasil e do mundo. Em pesquisa realizada em 2008, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), menos de 1% das cidades brasileiras possuíam um departamento destinado às relações internacionais. No entanto, cada vez mais os gestores têm buscado trabalhar na área, seja através da dedicação à prática de comércio exterior ou pela implementação de projetos de cooperação internacional. Os estudiosos da área nomearam a atuação internacional dos municípios de paradiplomacia.

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores é o departamento do Governo Federal responsável pelas relações com os outros países, ou seja, toda a competência internacional é atribuída à União. No entanto, o pacto federativo previsto na Carta Magna de 1988 criou algumas condições institucionais propícias para que os municípios e os estados federados pudessem se engajar em atividades internacionais proporcionando, em seu artigo 18º, a autonomia da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O processo de redemocratização do país, iniciado em 1982, com a eleição direta dos governadores, deu início aos primeiros casos do que poderia se chamar Política Externa Federativa. Leonel Brizola, então governador do estado do Rio de Janeiro, instituiu o primeiro órgão de articulação internacional de um ente federal brasileiro. Outro importante exemplo de estratégia internacional levada a cabo por um Estado federal teve à frente o governador Pedro Simon, do Rio Grande do Sul, que no ano de 1987 criou a Secretaria Especial para Assuntos Internacionais.

Apesar de todas as restrições a atuação paradiplomática no ordenamento jurídico brasileiro, os entes subnacionais têm demonstrado ao longo do tempo capacidade para atuar internacionalmente.

Captação de recursos, cooperação técnica, projeção internacional, promoção econômica, turismo, cultura, são motivações para uma atuação internacional. Dentro dos benefícios da inserção, teríamos a mobilização de recursos financeiros, humanos e informação voltada para projetos de desenvolvimento local; aprender ao compartilhar as experiências; aprimorar as políticas locais com novas visões, culturas e realidades de outros países; conhecer tendências e inovações da gestão municipal participando de conferências internacionais, além de promover a visibilidade de suas localidades; atrair investimentos para setores estratégicos dos municípios.

As cidades paraibanas de Sertãozinho, Alagoa Nova, Cabaceiras e Livramento são exemplos de municípios que se beneficiaram da cooperação internacional. Por meio de um acordo assinado com a CIDA (Agência Canadense para o Desenvolvimento), esses 4 municípios, de população inferior a 20 mil habitantes, tiveram a oportunidade de, com apoio técnico e financeiro nacional e internacional, construir seu próprio Plano Diretor e utilizá-lo como um mecanismo para a promoção da equidade.

Municípios maiores também estão investindo na internacionalização. Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro destacam-se na realização de grandes eventos internacionais de negócios e discussões sociais e ambientais, que, entre outros benefícios, atraem turistas estrangeiros à região. Além disso, Porto Alegre tem dedicado esforços à promoção da governança participativa, realizando várias edições do Fórum Social Mundial e, recentemente, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades. Belo Horizonte, por sua vez, promoveu o 2º Encontro da Cooperação Internacional Descentralizada e Federativa Brasil–França. Neste ano, o Rio de Janeiro realizou o Rio+20, evento que se discutiu com representantes de todo o mundo, principalmente com os vinte países mais ricos, os problemas climáticos do planeta e ações de cada país.

Outros municípios importantes como São Bernardo do Campo, Osasco, Camaçari, Campinas, Santo André, Maringá, Salvador, Recife, Curitiba, Guarulhos, Belém, Vitória, Santos e muitos outros criaram suas secretarias e/ou assessorias ligadas às Relações Internacionais.

Administrativamente, é importante ficar atento para que as atividades de cunho internacional estejam previstas no Plano Plurianual do município, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, é de suma importância a apresentação do projeto de Lei de criação do futuro órgão e a Emenda à Lei Orgânica do município que preveja sua atuação internacional como um dos seus objetivos prioritários.

Internacionalizar é uma tendência natural dos municípios, mas o engajamento do gestor é de fundamental importância para o perfeito andamento dos projetos, isso porque há facilidade em identificar as potencialidades, articular e coordenar esforços para satisfazer demandas de outras áreas da prefeitura e do município em geral.

Os municípios, os Estados, a Federação, a Sociedade Civil Organizada, as Universidades, Iniciativa Privada, todos participam do processo de internacionalização de um município, seja com objetivo de liderar, facilitar, fomentar, articular, patrocinar, legitimar ou comunicar.

Iuric Pires Martins

Bacharel em Relações Internacionais, membro efetivo do Instituto Nordeste para as Relações Internacionais e Direitos Humanos – INORDH

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Suzana Ramos esclarece sobre fake news de suposto recebimento de rescisão

post-image

A ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, desmente categoricamente as informações falsas que circulam na imprensa e nas redes sociais, alegando que a mesma teria recebido valores referentes a rescisão trabalhista ao término de sua gestão.

Essa acusação é completamente infundada e evidencia o uso de má-fé por parte de quem divulga ou compartilha tais notícias. É lamentável que, em vez de contribuírem para a construção de um debate público saudável, algumas pessoas e veículos optem por disseminar mentiras com o objetivo de causar prejuízos à imagem pessoal e política de Suzana Ramos.

Compartilhar informações sem comprovação não só viola princípios éticos, mas também causa danos reputacionais irreparáveis, além de configurarem crime de calúnia, difamação e propagação de fake news, conforme previsto na legislação brasileira, e estão sendo devidamente analisadas por nossa equipe jurídica.

Suzana…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito de Juazeiro e secretária de Saúde da Bahia entregam ambulância e equipamentos para a UPA e Maternidade Municipal

post-image

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Maternidade Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado e totalizou um investimento de R$ 700 mil.

Para a população a ajuda vem em  boa hora. Adailton Santos, que no momento da entrega estava saindo da Maternidade ao lado de esposa Vanessa Xavier, se sentiu mais seguro com a chegada dos novos equipamentos. O casal aguarda o nascimento da filha Alice na próxima semana. “A higiene da Maternidade está bem melhor, o atendimento também e, agora, presenciando esses novos equipamentos chegando, ficamos satisfeitos. Estávamos preocupados com o parto dela, mas agora estou mais tranquilo”, disse Adailton. Vanessa também…

Read More
Política Relevantes

Jerônimo anuncia ações emergenciais e programa de investimentos em reuniões com novos prefeitos

post-image

Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá.

O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Prefeito Simão Durando recebe presidente e integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Petrolina

post-image

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Simão Durando se reuniu com os vereadores eleitos para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2025/2026. A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso de diálogo entre os poderes executivo e legislativo, e já discutir também projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

A conversa foi marcada por um espírito de parceria e respeito. Todos os vereadores tiveram um momento de fala e reforçaram o compromisso de atuar em harmonia com o poder executivo nos próximos anos.

Na oportunidade, o prefeito Simão Durando parabenizou os vereadores eleitos para a mesa diretora e destacou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade e bem estar da população. O prefeito ainda apresentou projetos que serão enviados para a casa legislativa nos próximos dias, como a…

Read More
Sem Categoria

Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), decreto que eleva o salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025.

O aumento de R$ 106 em relação ao valor anterior supera a inflação acumulada no período.

Lula havia sancionado a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030.

O cálculo para o novo salário mínimo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o representa ganho real acima da inflação.

“É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Bahia Sem Fome: Em dois anos, programa reduz em 50% o índice de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no estado

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues realizou uma reunião de balanço do programa Bahia Sem Fome nesta segunda-feira (30), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença de Tiago Pereira, coordenador da iniciativa. Durante o encontro, o governador destacou a redução de 50% no número de pessoas em situação de fome no estado desde o início do programa, um avanço importante no combate à insegurança alimentar. Ele enfatizou a relevância das parcerias com municípios, empresas e entidades para alcançar esse resultado e reafirmou o compromisso de expandir as ações do programa em 2025.

Para o governador, o programa Bahia Sem Fome representa um marco na luta contra a fome na Bahia. “Em dois anos de gestão, reduzimos pela metade o número de pessoas no mapa da fome. Isso foi possível graças ao esforço conjunto de prefeitos, empresas, deputados e instituições…

Read More
Política Relevantes

Câmara responde a Dino e diz que líderes cumpriram lei sobre emendas

post-image

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro Flávio Dino sobre o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão. Mais cedo, Dino deu prazo até as 20h para a Casa esclarecer o pagamento de emendas parlamentares, que estão suspensas por decisão do ministro.

No entendimento do ministro, a Câmara dos Deputados ainda não cumpriu as decisões da Corte que determinaram regras de transparência e rastreabilidade no repasse das emendas.

No documento enviado ao Supremo nesta sexta-feira (27), a Câmara dos Deputados alega que não havia previsão legal para que as indicações de emendas de comissão tivessem que ser votadas pelas comissões antes da Lei Complementar nº 210, de 2024, editada para cumprir as regras de liberação dos recursos.

De acordo com a Câmara,…

Read More
Política Relevantes

“Dedicarei parte do meu tempo acompanhando as obras da Bahia”, projeta Jerônimo

post-image

Às vésperas do encerramento do ano de 2024, o governador Jerônimo Rodrigues fez um balanço do que tem sido feito em seu governo, nas áreas mais estratégicas da gestão. Com marcas e registros históricos, ao longo desse ano, a Bahia desponta como destaque no país, no âmbito da economia e geração de renda, com um aumento de 20,9% na geração de empregos formais, nos últimos 12 meses, e um crescimento de 2,4% no PIB. A Bahia também se consolidou na liderança do turismo, sendo porta de entrada do Nordeste, com crescimento de 60% no turismo internacional. As entregas nas áreas de educação, segurança pública e infraestrutura também foram expressivas, registrando alcance positivo em todas as regiões do estado.

Para 2025, o governador tem como perspectiva novos investimentos para manter a Bahia no caminho do crescimento e desenvolvimento, acompanhando também o…

Read More