A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS CIDADES CADA VEZ MAIS PRESENTE NAS AGENDAS DOS GESTORES MUNICIPAIS

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores é o departamento do Governo Federal responsável pelas relações com os outros países, ou seja, toda a competência internacional é atribuída à União

O termo internacionalização sempre foi muito utilizado no setor empresarial. Hoje, o processo de internacionalização é vivenciado pelos municípios do Brasil e do mundo. Em pesquisa realizada em 2008, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), menos de 1% das cidades brasileiras possuíam um departamento destinado às relações internacionais. No entanto, cada vez mais os gestores têm buscado trabalhar na área, seja através da dedicação à prática de comércio exterior ou pela implementação de projetos de cooperação internacional. Os estudiosos da área nomearam a atuação internacional dos municípios de paradiplomacia.

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores é o departamento do Governo Federal responsável pelas relações com os outros países, ou seja, toda a competência internacional é atribuída à União. No entanto, o pacto federativo previsto na Carta Magna de 1988 criou algumas condições institucionais propícias para que os municípios e os estados federados pudessem se engajar em atividades internacionais proporcionando, em seu artigo 18º, a autonomia da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O processo de redemocratização do país, iniciado em 1982, com a eleição direta dos governadores, deu início aos primeiros casos do que poderia se chamar Política Externa Federativa. Leonel Brizola, então governador do estado do Rio de Janeiro, instituiu o primeiro órgão de articulação internacional de um ente federal brasileiro. Outro importante exemplo de estratégia internacional levada a cabo por um Estado federal teve à frente o governador Pedro Simon, do Rio Grande do Sul, que no ano de 1987 criou a Secretaria Especial para Assuntos Internacionais.

Apesar de todas as restrições a atuação paradiplomática no ordenamento jurídico brasileiro, os entes subnacionais têm demonstrado ao longo do tempo capacidade para atuar internacionalmente.

Captação de recursos, cooperação técnica, projeção internacional, promoção econômica, turismo, cultura, são motivações para uma atuação internacional. Dentro dos benefícios da inserção, teríamos a mobilização de recursos financeiros, humanos e informação voltada para projetos de desenvolvimento local; aprender ao compartilhar as experiências; aprimorar as políticas locais com novas visões, culturas e realidades de outros países; conhecer tendências e inovações da gestão municipal participando de conferências internacionais, além de promover a visibilidade de suas localidades; atrair investimentos para setores estratégicos dos municípios.

As cidades paraibanas de Sertãozinho, Alagoa Nova, Cabaceiras e Livramento são exemplos de municípios que se beneficiaram da cooperação internacional. Por meio de um acordo assinado com a CIDA (Agência Canadense para o Desenvolvimento), esses 4 municípios, de população inferior a 20 mil habitantes, tiveram a oportunidade de, com apoio técnico e financeiro nacional e internacional, construir seu próprio Plano Diretor e utilizá-lo como um mecanismo para a promoção da equidade.

Municípios maiores também estão investindo na internacionalização. Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro destacam-se na realização de grandes eventos internacionais de negócios e discussões sociais e ambientais, que, entre outros benefícios, atraem turistas estrangeiros à região. Além disso, Porto Alegre tem dedicado esforços à promoção da governança participativa, realizando várias edições do Fórum Social Mundial e, recentemente, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades. Belo Horizonte, por sua vez, promoveu o 2º Encontro da Cooperação Internacional Descentralizada e Federativa Brasil–França. Neste ano, o Rio de Janeiro realizou o Rio+20, evento que se discutiu com representantes de todo o mundo, principalmente com os vinte países mais ricos, os problemas climáticos do planeta e ações de cada país.

Outros municípios importantes como São Bernardo do Campo, Osasco, Camaçari, Campinas, Santo André, Maringá, Salvador, Recife, Curitiba, Guarulhos, Belém, Vitória, Santos e muitos outros criaram suas secretarias e/ou assessorias ligadas às Relações Internacionais.

Administrativamente, é importante ficar atento para que as atividades de cunho internacional estejam previstas no Plano Plurianual do município, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, é de suma importância a apresentação do projeto de Lei de criação do futuro órgão e a Emenda à Lei Orgânica do município que preveja sua atuação internacional como um dos seus objetivos prioritários.

Internacionalizar é uma tendência natural dos municípios, mas o engajamento do gestor é de fundamental importância para o perfeito andamento dos projetos, isso porque há facilidade em identificar as potencialidades, articular e coordenar esforços para satisfazer demandas de outras áreas da prefeitura e do município em geral.

Os municípios, os Estados, a Federação, a Sociedade Civil Organizada, as Universidades, Iniciativa Privada, todos participam do processo de internacionalização de um município, seja com objetivo de liderar, facilitar, fomentar, articular, patrocinar, legitimar ou comunicar.

Iuric Pires Martins

Bacharel em Relações Internacionais, membro efetivo do Instituto Nordeste para as Relações Internacionais e Direitos Humanos – INORDH

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Bahia: Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança para avaliação e balanço de ações

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados. Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, a integração é fundamental e ela tem sido total entre as…

Read More
Política

Alckmin atribui desindustrialização no Brasil ao alto custo de produção

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a atribuir nesta terça-feira, 22, o processo de desindustrialização no Brasil e no mundo ao fato de os países terem se tornado caros para a produção fabril. O Brasil nos últimos 40 anos, segundo o vice-presidente, sofreu um processo de desindustrialização, severo e precoce.
“O que concluímos é que os povos perderam parte de sua indústria porque ficaram caros”, disse Alckmin, emendando que hoje a tática é produzir bem e barato, o que levou parte da indústria do mundo para os países asiáticos, onde se produz bem e barato.

De acordo com o vice-presidente e ministro, a globalização continua mais avançada, mas o País não pode parar de fabricar produtos essenciais e deu como exemplo os medicamentos. Alckmin citou o aumento do protecionismo mundo e lembrou…

Read More
Petrolina Relevantes Sem Categoria

Projeto Usina Cultural começa programação com oficinas de arte gratuita

post-image

Com data marcada para entre os dias 6 e 9 de novembro próximo, o festival Usina Cultural do Vale do São Francisco, vai oferecer uma programação diversificada, começando com a oferta gratuita de oficinas de arte.

O poeta e cantador, Maviael Melo, dá início a série de oficinas, logo na quarta-feira (6), às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera). Durante a oficina de literatura de cordel, Maviael, que também é coordenador do projeto, vai trabalhar com os jovens técnicas necessárias à produção das poesias rimadas bastante popularizadas no Nordeste brasileiro.

No dia 7, a escola Modelo, na zona urbana da cidade, vai vivenciar, a partir das 9h, a oficina de Fotografia com a educadora e Fotógrafa Manuela Cavadas. A capacitação visa proporcionar aos jovens o crescimento da auto-estima e da capacidade de expressão. Já no dia…

Read More
Política Relevantes

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição…

Read More
Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More