Por 48 votos contra 37, o deputado André Vargas (PT-PR) derrotou o deputado Paulo Teixeira (SP) e será o indicado do PT para ser o primeiro vice-presidente da mesa diretora da Câmara dos Deputados no próximo biênio.
A eleição ocorrerá no dia 2 de fevereiro de 2013 e o PT deve formar chapa com o PMDB como presidente da Câmara já que há uma alternância entre os partidos na presidência e vice. Esta chapa deverá concorrer com chapas montadas por outros partidos para a direção da Câmara.
A escolha ocorreu na noite desta terça, 12/12, em reunião da bancada do Partido em Brasília. O deputado Décio Lima (PT-SC), que também postulava a indicação para o cargo, retirou o seu nome da disputa em favor de Paulo Teixeira.
O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP) referendou a indicação e conclamou todos os parlamentares petistas a trabalharem em prol do nome de André Vargas junto aos demais membros da Casa.
“Qualquer função delegada pelo PT, seja pela bancada, pela militância na direção nacional, na direção estadual como eu já tive oportunidade de ser por sete anos, é algo que orgulha muito, pois este é o Partido que está mudando o Brasil, que está melhorando a vida dos mais pobres e que colocou o Brasil de pé e com destaque no cenário internacional”, enfatizou Vargas.
“Ser militante do PT já é motivo de orgulho, ser dirigente do PT já é motivo de muito orgulho, ter sido vereador, deputado estadual e hoje deputado federal no momento melhor do País também é. Mas agora a missão de ser vice-presidente da Câmara no momento em que preparamos a continuidade do nosso projeto de mudança para o País é uma responsabilidade muito grande que pretendo dar conta com muita dedicação, sempre representando o conjunto do Partido”, afirmou.
André Vargas fez questão de destacar ainda a importância da militância petista nesta nova caminhada. “Queremos contar também sempre com o apoio da nossa militância, que é o nosso maior tesouro”.
O vice-presidente é aquele que conduz as sessões do Congresso Nacional – quando deputado e senadores deliberam juntos – e a maioria das sessões parlamentares legislativas.
Vargas afirma que se sente preparado para o cargo. “Projetos de interesse da população passam a contar com uma representação política efetivamente maior”, declara.
Trajetória – André Vargas é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1988. De 1999 a 2000 foi presidente do Diretório Municipal do PT de Londrina. Em 2000 foi eleito vereador e foi o líder do prefeito Nedson Micheleti (PT) na Câmara. Em abril de 2001 assumiu interinamente a presidência do Partido no Paraná, sendo reeleito em setembro, onde permaneceu por 7 anos, fortalecendo o Partido em todo o Estado.
Em 2002 foi eleito deputado estadual. Entre abril de 2004 e fevereiro de 2005, André Vargas esteve à frente da 1ª vice-presidência da Assembléia Legislativa. Integrou ainda na Assembléia Legislativa a Comissão de Obras.
Em 2006 foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal com 2006, com 83.222 votos. Foi reeleito em 2010 com quase do dobro de votos: 151.769, tendo sido o mais votado do Partido dos Trabalhadores no Estado.
Na Câmara é titular da Comissão de Finanças e Tributação e suplente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Foi presidente da Subcomissão dos Cartões de Crédito e é relator da Subcomissão Permanente do Sistema Financeiro.
Integra as Frentes Parlamentares em Defesa da Vida, da Juventude e da Micro e Pequena Empresa. É presidente da Frente pela Democratização da Mídia Regional em seu segundo mandato. Foi integrante titular da CPI que avalia a crise do sistema de aéreo.
Já em seu primeiro mandato foi relator de três Medidas Provisórias: a de regularização fundiária em terrenos da União; do Projovem e a do Minha Casa, Minha Vida. Em 2011, foi novamente designado para relatar a Medida Provisória do Minha Casa, Minha Vida 2.
Pelo segundo ano consecutivo está entre os “Cabeças do Congresso” com o perfil debatedor.
É Secretário Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores e integrou a coordenação de campanha de Dilma Rousseff.
Na foto, os concorrentes André Vargas e Paulo Teixeira se cumprimentam após a escolha de Vargas.
Fotos: Ricardo Weg