O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviará uma delegação de 67 atletas da nova geração para representar o país no 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália. Esta é a primeira vez que o Brasil participa da competição, que reunirá cerca de 1700 jovens talentos de 30 países com idade até 18 anos, de acordo com cada modalidade. O Brasil disputará cinco esportes (atletismo, canoagem, judô, lutas associadas e natação), que acontece de 16 a 20 de janeiro e será disputada nas mesmas instalações esportivas onde ocorreram os Jogos Olímpicos Sidney 2000. Os atletas realizaram nesta quinta-feira, dia 10, o último treinamento antes da viagem. Toda delegação se reuniu no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, para acertar todos os detalhes antes do embarque.
A delegação brasileira viaja para Sidney nesta sexta-feira, dia 11, e terá como Chefe de Missão a diretora cultural do COB, a ex-nadadora Christiane Paquelet. “Estamos muito orgulhosos com o convite do Comitê Olímpico Australiano para participar do evento. É um reconhecimento ao trabalho do COB com as Olimpíadas Escolares e uma excelente oportunidade para os nossos jovens atletas adquirirem experiência esportiva internacional esportiva, além da chance que terão de conhecer outra cultura”, explicou Christiane.
O Festival Olímpico da Juventude da Austrália contará com a presença dos melhores atletas da nova geração de 30 países, entre eles os Estados Unidos, China, Grã Bretanha e a anfitriã Austrália, disputando medalhas em 17 modalidades esportivas. Estreante na competição, o Brasil enviará uma delegação formada por 52 atletas convocados graças a seus resultados nas últimas Olimpíadas Escolares: 24 do atletismo, os 18 atletas da natação e 10 do judô. Os atletas de canoagem (9) e lutas (6) foram convocados por suas respectivas Confederações com base nos resultados obtidos em 2012.
Juazeirense Suelly Aline é a única nadadora do Norte\Nordeste do Brasil
A expectativa para a competição internacional é grande entre os promissores atletas do Time Brasil. Aqui em Juazeiro terra natal de Suelly Aline, a comunidade esportiva aguarda com ansiedade e a torcida é muito grande para que a nossa representante traga um resultado positivo e se firme definitivamente como uma atleta de ponta na natação brasileira em águas australianas. A nadadora umas das gratas promessas na natação brasileira em recente entrevista afirmou que está muito satisfeita com os resultados obtidos em 2012 e embarca confiante que fará uma ótima apresentação. Suelly Aline disputará medalhas nos 200, 400 e 800 metros em piscinas. (Informações: Valterlino Pimentel-Pinguim)
Informações de Ismar Ingber/COB