O número de mortos provocados pela passagem devastadora de um tornado nesta segunda-feira (20), nos arredores de Oklahoma City, nos Estados Unidos, chegou a 91, informou a porta-voz do Centro Médico de Oklahoma City, Amy Elliot.
Entre os mortos, há crianças, mas esse número ainda não foi oficialmente divulgado. O jornal “The New York Times”, a rede “CNN” e as agências Reuters e Efe informaram que ao menos 20 crianças morreram.
De acordo com Amy Elliot, 145 pessoas, dentre elas 70 crianças, se fereriram e foram levadas para dois hospitais locais.
Ainda segundo Amy, o número de mortos não é definitivo e pode aumentar, pois há feridos em estado grave e há desaparecidos entre escombros espalhados por toda a região, especialmente em Moore.
O fenômeno destruiu duas escolas e centenas de casas, segundo as autoridades locais.
Estado de emergência
O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de emergência na região e ordenou que cerca de 200 integrantes de equipes de emergência federais se unam às operações de resgate em Oklahoma, informou a BBC.
Uma das escolas atingidas foi a Briarwood Elementary School, que foi totalmente destruída pelos ventos e pela colisão de carros arremessados pelo tornado para cima do imóvel.
Pelo menos sete crianças teriam morrido depois que a escola primária Plaza Towers ruiu.
De acordo com a imprensa local, algumas crianças foram resgatadas, mas possivelmente muitas mais delas continuam sob os escombros.
Equipes de resgate seguem no local tentando localizar vítimas entre as ruínas das escolas.
O potente tornado teve ventos de até 320 quilômetros por hora e atingiu mais de 3 quilômetros de diâmetro. A tormenta devastou a região, arrancando casas, levantando automóveis, e deixou um rastro de destroços em toda a região e um prédio em chamas.
O fenômeno durou aproximadamente 40 minutos e percorreu 32 quilômetros entre os distritos de Newcastle e Moore.
“Eu nunca vi nada como isso em meus 18 anos cobrindo tornados aqui em Oklahoma City. Este é sem dúvida o mais horrível”, disse o repórter Lance Oeste, da rede de TV KFOR.
“O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas”, disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.
Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. “Parece que o nosso pior medo se materializou hoje”, disse o meteorologista Bill Bunting, em Norman, Oklahoma.
No domingo (19), tornados já haviam deixado 2 mortos e pelo menos 39 feridos em Oklahoma. Vários outros estados também registraram esse tipo de fenômeno.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois.
Em áreas de quatro outros Estados – Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa, – a chance é de 5%.
A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira (22) marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.
A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7.000 clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados.
A temporada de tornados nos EUA estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas.