Começa no dia 8 de junho, em Petrolina, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Devem ser vacinadas todas as crianças, na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que até 21 de junho, pelo menos 95% dessa população seja imunizada, na área urbana e na zona rural. O percentual equivale a 23.588 crianças.
Essa é a 34ª edição da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e há 23 anos, o Brasil não registra novos casos da doença. Segundo a coordenadora de imunização de Petrolina, Jeane Moraes, a atenção dos pais é essencial para manter esse quadro. “Os pais precisam ficar atentos aos chamados da Campanha e também dar continuidade à proteção do seu filho, atualizando sempre o seu cartão de vacina”, explica.
A poliomielite é uma doença viral e altamente contagiosa, que afeta, principalmente, crianças pequenas, causando paralisia e deformações no corpo. Como não existe tratamento específico para a poliomielite – apenas seus sintomas são tratados -, somente a prevenção, através da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.