A secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) avança na reestruturação da Atenção Básica com a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Hoje, Petrolina tem uma cobertura em Saúde da Família maior do que as cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e também de Caruaru, sede da 2ª Macrorregião do Estado. Durante a apresentação do Pacto pela Saúde, realizada pelo secretário Estadual da Saúde, Antonio Carlos Figueira, ficou claro que Petrolina não tem medido esforços para cumprir o compromisso de cuidar da saúde das pessoas.
A diretora de Atenção Básica à Saúde, Sátira Cavalcanti, ressalta a importância da eficiência do programa em estabelecer vínculos entre a equipe e seus usuários. “O modelo de ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde com as famílias, promover o acesso aos serviços, dar continuidade ao cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local”, declara.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.