O suco de uva é uma bebida saudável, aromática e tem o sabor característico da fruta, e segundo especialistas, fornece mais benefícios do que a própria uva. Existem diferentes tipos de suco: integral, néctar, concentrado e pó. ‘Sangue vegetal’ e ‘seiva viva’ são algumas expressões utilizadas para descrever o suco de uva e sempre que possível o consumidor deve escolher o integral, pois é a opção que traz mais benefícios para a saúde.
O suco de uva é também uma boa opção para a diversificação da atividade na propriedade rural, desde o simples plantio de uvas para comercialização in natura ou na elaboração do suco. Para o produtor há várias sementes que podem ser escolhidas de acordo com a região. As opções de uvas disponíveis no mercado, que possibilitam, por exemplo, o cultivo em regiões tropicais, com destaque para as cultivares de uva para suco desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira da Embrapa Uva e Vinho e os diferentes métodos de elaboração de suco de uva integral.
Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o mercado do suco de uva aumentou 177% nos últimos cinco anos, com crescimento anual de cerca de 30%. Além de campanhas para divulgar os benefícios do suco de uva, a aprovação, no final de 2012, do Projeto de Lei que obriga a inclusão de sucos de uva e de laranja no cardápio da merenda escolar da rede pública de educação básica em todo o país irá alavancar ainda mais a procura por sucos naturais.
Nordeste Rural