Ministro apresenta programa Mais Médicos e rebate crítica na Bahia

padilha_e_wagner

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou o Programa Mais Médicos, do governo federal, aos secretários e prefeitos da Bahia, nesta sexta-feira (19), em evento realizado em Salvador. Entre as diversas autoridades presentes estavam o governador da Bahia, Jaques Wagner, o prefeito de Salvador ACM Neto, e o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Durante o pronunciamento de Solla, um cidadão que assistia ao evento interrompeu o discurso do secretário e fez duras críticas ao serviço público de saúde oferecido na Bahia. “Vocês não sabem o que é a realidade de quem não tem plano de saúde, de quem precisa de hospital público aqui. A saúde na Bahia está precária”, disse o rapaz sem se identificar. Ele falou por um bom tempo até que deu espaço ao secretário para que tivesse uma resposta.

“Acho positiva essa declaração, isso faz parte da democracia. Certamente, muita gente não sabe do avanço na saúde da Bahia nos últimos anos. Os investimentos triplicaram. Os problemas existem, mas temos sim atendimento de qualidade em vários hospitais. Temos o Hospital do Subúrbio, que tem atendimento clínico e de emergência superior a muitos da rede particular. Se eu ou você tivermos um politraumatismo vamos pedir para ir para ir para o HGE [Hospital Gera do Estado]. Quantas pessoas também ficam esperando leito de UTI em hospital privado”, respondeu.

O projeto Mais Médicos, que tem como objetivo contratar médicos para atuarem em cidades do interior com carência no serviço básico de saúde, tem sido alvo de críticas dos profissionais da área por propor que, caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas por médicos brasileiros, sejam abertas a profissionais estrangeiros.

No evento, Padilha respondeu às críticas e disse que o programa não pretende prejudicar os médicos e nem nenhum profissional da área de saúde. “A preocupação do Ministério é proteger o médico que quer ir para a periferia e a população. A prioridade [das vagas] é pra os médicos brasileiros em primeiro lugar. Em segundo lugar para os médicos brasileiros que atuam fora do país e querem voltar. Em terceiro, vamos recorrer aos médicos estrangeiros que atuam fora do Brasil”, disse Padilha.

O ministro apresentou aos secretários e prefeitos a forma de funcionamento do programa e falou sobre a importância do projeto e expectativa do governo com a iniciativa. Segundo dados do governo federal, o Brasil tem 1,8 médicos para atender cada mil habitantes, o que está fora do ideal. Ainda de acordo com os dados, esse número é menor do que o de países como a Argentina, Uruguai e Chile.

Há registro de municípios que não têm sequer um médico que reside na cidade. Na Bahia, o número também é preocupante. A proporção é de 1,07 médicos para cada mil habitantes. Para o ministro da Saúde, o problema não está só no baixo número de profissionais, mas na distribuição desigual deles pelos municípios.

A maioria dos médicos está concentrada nas grandes cidades e nas capitais. Populações de municípios do interior sofrem com a falta de profissonais e também, em muitos casos, de estrutura como a encontrada nas capitais. Padilha defendeu ainda a implantação de equipes multiprofissionais, que reúnam profissionais da área de saúde, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros.

“Sou médico, posso falar que nós médicos não salvamos vidas sozinhos, precisamos de uma equipe, de um conjunto de profissionais. Nós estamos muito atrás de países como a Argentina e o Chile ainda. Precisamos garantir a presença do profissional na unidade de saúde. Precisamos avançar muito na infraestrutura, mas sei que médico, uma equipe multiprofissional ao lado do paciente faz a diferença. A expectativa é que com essa parceria com os municípios haja mais investimentos na área de saúde”, disse o ministro da Saúde.

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, comentou sobre as ações do governo para melhorar o atendimento básico à população para garantir o acesso à saúde. “Desde 2007, já somados recursos federais da gestão atual, a Bahia criou 1.472 novos postos de saúde com toda a estrutura necessária para atendimento de qualidade. Isso sem contar os novos leitos e novos hospitais. Mesmo assim, a Bahia tem o pior número de vagas [em universidades] para formar médicos. Nós temos mais vagas para a especialização, a residência médica, do que para a graduação”, afirmou.

Ele também opinou sobre o Programa Mais Médicos. “Sou médico, me orgulho disso, não tenho nada contra a categoria médica. Pelo contrário, acho que merece melhores salários, melhores condições de trabalho. O que não posso concordar é que 2/3 da população indígena não tem médicos ainda, que um médico não queira trabalhar para o SUS [Sistema Único de Saúde] ganhando R$ 10 mil [valor da bolsa do programa] líquido. Não é pouca coisa, não é salário de miséria”, disse.

Para o governador Jaques Wagner, a expectativa é que o programa ajude não só a melhorar os serviços de saúde, mas também a “desafogar” as contas de municípios que têm poucos recursos. Na Bahia, o programa inclui 264 municípios como prioritários. “São regiões como municípios menores, que têm a capacidade menor de investimento. Além de levar saúde, alivia o caixa da prefeitura. Médicos bancados pelo governo federal não vão ‘sangrar’ o orçamento da prefeitura. O médico é o principal da estrutura, sem ele o serviço não funciona. Espero que além do investimento humano possa ter mais equipes, mais estrutura”, disse.

Um dos prefeitos presentes no evento, Jonival Lucas, de Sapeaçu, disse que a maior dificuldade dos gestores de cidades pequenas hoje, em relação à saúde, é manter um médico na cidade. “Tem havido disputa entre os municípios para manter um médico. Isso não é saudável do ponto de vista financeiro também. Hoje os [municípios] que podem fazer uma oferta maior aos médicos têm vantagem. Os que não têm capacidade financeira não podem entrar nessa concorrência. A expectativa é que melhore [a situação]. Vamos esperar o programa começar para avaliar melhor”, disse o prefeito.

Sapeaçu fica 156 km de Salvador e tem 17 mil habitantes. Segundo Jonival Lucas, atualmente 15 médicos de variadas especialidades compõem o quadro do município. Dentro do Programa Mais Médicos, há quatro vagas para trabalhar em Sapeaçu.

Mais Médicos

O Programa “Mais Médicos” tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes, e permite a vinda de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma.

A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do “Mais Médicos” estejam atuando no país. O programa é instituído por meio de medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Segundo o governo, a prioridade será preencher as vagas do programa com profissionais brasileiros. Os postos de trabalho remanescentes serão completados com profissionais estrangeiros ou brasileiros formados no exterior.

Os médicos selecionados receberão uma Bolsa Federal de R$ 10 mil e terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino. O programa tem a duração de três anos. Para participar do programa, os municípios e os médicos devem se inscrever pela internet até o dia 25 de julho.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto para 2026 em cenário com Marçal

post-image

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026, caso o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) participe da eleição. Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 33,9%. Pablo Marçal, que anunciou sua pré-candidatura no dia 8, tem 6,1%. A entrada de Marçal na disputa sugere que ele atrai votos da direita, impactando diretamente o desempenho de Bolsonaro. O levantamento entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

O cenário sem Marçal, porém, altera a dinâmica da disputa. Bolsonaro alcança 37,3%, enquanto Lula registra 34,4%. Apesar disso, o empate técnico se mantém no limite da margem de erro….

Read More
Sem Categoria

1º LIRAa de 2025 aponta cenário sem risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina

post-image

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, concluiu o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de Janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.

Dentro do percentual apresentado, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2% ; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde informou que vai continuar executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros e orientações educativas para a população.

Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde…

Read More
Política Relevantes

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.

A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Suzana Ramos esclarece sobre fake news de suposto recebimento de rescisão

post-image

A ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, desmente categoricamente as informações falsas que circulam na imprensa e nas redes sociais, alegando que a mesma teria recebido valores referentes a rescisão trabalhista ao término de sua gestão.

Essa acusação é completamente infundada e evidencia o uso de má-fé por parte de quem divulga ou compartilha tais notícias. É lamentável que, em vez de contribuírem para a construção de um debate público saudável, algumas pessoas e veículos optem por disseminar mentiras com o objetivo de causar prejuízos à imagem pessoal e política de Suzana Ramos.

Compartilhar informações sem comprovação não só viola princípios éticos, mas também causa danos reputacionais irreparáveis, além de configurarem crime de calúnia, difamação e propagação de fake news, conforme previsto na legislação brasileira, e estão sendo devidamente analisadas por nossa equipe jurídica.

Suzana…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito de Juazeiro e secretária de Saúde da Bahia entregam ambulância e equipamentos para a UPA e Maternidade Municipal

post-image

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Maternidade Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado e totalizou um investimento de R$ 700 mil.

Para a população a ajuda vem em  boa hora. Adailton Santos, que no momento da entrega estava saindo da Maternidade ao lado de esposa Vanessa Xavier, se sentiu mais seguro com a chegada dos novos equipamentos. O casal aguarda o nascimento da filha Alice na próxima semana. “A higiene da Maternidade está bem melhor, o atendimento também e, agora, presenciando esses novos equipamentos chegando, ficamos satisfeitos. Estávamos preocupados com o parto dela, mas agora estou mais tranquilo”, disse Adailton. Vanessa também…

Read More
Política Relevantes

Jerônimo anuncia ações emergenciais e programa de investimentos em reuniões com novos prefeitos

post-image

Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá.

O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Prefeito Simão Durando recebe presidente e integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Petrolina

post-image

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Simão Durando se reuniu com os vereadores eleitos para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2025/2026. A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso de diálogo entre os poderes executivo e legislativo, e já discutir também projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

A conversa foi marcada por um espírito de parceria e respeito. Todos os vereadores tiveram um momento de fala e reforçaram o compromisso de atuar em harmonia com o poder executivo nos próximos anos.

Na oportunidade, o prefeito Simão Durando parabenizou os vereadores eleitos para a mesa diretora e destacou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade e bem estar da população. O prefeito ainda apresentou projetos que serão enviados para a casa legislativa nos próximos dias, como a…

Read More
Sem Categoria

Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), decreto que eleva o salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025.

O aumento de R$ 106 em relação ao valor anterior supera a inflação acumulada no período.

Lula havia sancionado a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030.

O cálculo para o novo salário mínimo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o representa ganho real acima da inflação.

“É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação…

Read More