Debate acalorado entre candidatos à Reitoria da Univasf

A organização do debate teve dificuldades em conter a agitação das centenas de universitários que acompanhavam as discussões, vibrando após cada explanação dos candidatos.

Na tarde desta sexta-feira (04), o auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina (PE), foi cenário de um debate acalorado entre os candidatos que disputam a reitoria da instituição de ensino superior.  A chapa intitulada ‘Universidade Viva: Consolidar e Avançar’ – ou chapa 2 –, liderada por Paulo César da Silva Lima e o vice José Bismark Medeiros, debateram com os candidatos da chapa 1, ‘Univasf Plural e Democrática’, liderada por Julianeli Tolentino e o vice Telio Nobre Leite.

Centenas de estudantes acompanharam as discussões tanto no interior do auditório como na parte externa, onde o debate estava sendo retransmitido. O confronto de idéias foi bastante acalorado e a organização teve dificuldades em conter a agitação da platéia após cada explanação dos candidatos.

O debate foi organizado por uma comissão da própria instituição, com regras específicas a serem cumpridas, como se vê costumeiramente em debates políticos. Ao todo, foram quatro blocos de debate, cada um com metodologias diferentes: dois blocos onde os candidatos abordagem suas propostas sobre temas sorteados; um bloco com perguntas feitas pelos alunos; e um bloco com perguntas feitas de um candidato para o outro.

Várias temáticas foram abordaram no debate. Acompanhe algumas delas.

Investimentos em pesquisas e formação dos professores

Os candidatos da chapa 1, de oposição à atual reitoria da instituição, contestaram que a administração da Univasf precisa investir mais em pesquisas científicas e na qualificação dos professores. De acordo com Julianeli Tolentino, “os professores conseguem tirar leite de pedra” para realizar um trabalho decente na universidade. “A instituição precisa financiar seus próprios projetos científicos e não ser apenas um canal de repasse de editais de outras entidades”, criticou Tolentino.

A oposição ainda apontou que falta apoio na pós-graduação e defendeu a criação de um edital nacional para seleção de mestrado como medida para estimular a qualificação docente.

A chapa 2, “Universidade Viva: Consolidar e Avançar”, refutou a idéia reafirmando que o processo de seleção de mestres baseia-se na meritocracia (reconhecimento de mérito) e argumentou que os candidatos da oposição não possuem conhecimentos precisos sobre os programas de incentivos aos profissionais de educação da Univasf. Paulo César da Silva, líder da chapa 2, salientou que universidade possui quatro cursos de mestrados e dois de doutorados em processo de avaliação pelo MEC, e a perspectiva é que mais cursos de pós-graduação sejam implementados em breve.

Assistência Estudantil

Ao abordar este tema, a chapa 2, vinculada à atual reitoria, defendeu que a Univasf tem feito muitos investimentos que beneficiam estudantes de todos os campi. Segundo Paulo César da Silva, atualmente a Univasf oferece aproximadamente 500 bolsas permanência para alunos de baixa renda, com auxílio de R$ 360 mensais para cada aluno integrante do programa. Residências estudantis, contratação de nutricionistas – para controlar a qualidade dos alimentos nos restaurantes universitários – e ônibus estudantil são algumas das realidades já vivenciadas pelo corpo discente da instituição, explanou Paulo César.

Deficiência no andamento das obras

A chapa de oposição afirma que a Universidade passa por um “caos nas construções”. Tolentino indagou que, se fossem somados os atrasos de apenas três obras em andamento na Univasf, chegariam ao número de mil dias em atraso. O professor critica que as justificativas para tais atrasos não foram apresentadas a comunidade acadêmica e nem para o Conselho Universitário – órgão regulador do setor.

Paulo César rebateu as críticas afirmando que a instituição tem crescido num ritmo acima do comum, tanto na sede, em Pernambuco, quanto nos outros campi da instituição, na Bahia e no Piauí. Ele assumiu que há atrasos em algumas obras por fatores variados, que em muitos casos estão fora do controle da reitoria e fazem parte do processo natural dos projetos de melhoria em infra-estrutura. “É uma análise ingênua achar que numa instituição desta grandeza os prazos de construção são seguidos à risca”, argumentou Paulo César.

O candidato e o seu vice destacaram ainda que a Univasf já pode ser considerada, hoje, uma grande conquista. “A nossa universidade não foi criada a partir de outros modelos. Ela foi pensada e planejada. É um projeto que saiu da poeira, de casas emprestas e hoje nos traz dignidade”, ressaltou Paulo César, concluindo o pensamento: “A nossa universidade não foi criada para perpetuar o pré-conceito contra o nordestino, é e por isso que talvez agrida tanto a alguns”.

A impressão dos universitários sobre o debate

Para muitos estudantes da instituição, o debate foi um momento oportuno para conhecer melhor os candidatos à reitoria e suas propostas de melhoria para a universidade. Mas as discussões levantadas não foram tão conclusivas para alguns deles.

É o caso de Eduarda Vidal, estudante do quarto período de enfermagem. “O clima do debate foi bem alterado. Alguns pontos importantes deixaram de ser discutidos porque houve muita troca de ataques. Eu não sei bem em quem vou votar, mas pelo menos conheço um pouco mais o perfil dos candidatos”, comenta.

Os universitários Raquel Granja e Camuel Vieira, ambos estudantes de medicina veterinária, também continuam com dúvidas, mas antecipam que na sua escolha vão pesar bastante a evolução observada por eles na Univasf e a experiência dos candidatos na administração da instituição. “É impossível dizer que uma instituição de ensino superior não tem problemas. Mas é importante observar que os gestores têm lutado para conseguir o necessário para que as aulas aconteçam. Estamos vendo e vivendo isso, não podemos negar”, conclui o casal.

Já para o estudante de psicologia, Felipe Costa, o debate não apresentou nada de novo. Ele está integrado às discussões a cerca da nova reitoria e já desclassificou uma das chapas para receber o seu voto. “A outra ainda não conseguiu me convencer de que é melhor para a instituição. Se for assim até o final, o meu voto vai ser nulo”, completa Felipe.

 

Por Ricardo Alves

Foto: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More
Juazeiro Política

Prefeito eleito, Andrei cumpre extensa agenda em Salvador buscando investimentos e parcerias para transformar Juazeiro

post-image

O prefeito eleito, Andrei Gonçalves (MDB), iniciou a semana com uma série de importantes reuniões em Salvador, nesta segunda-feira (14), buscando parcerias estratégicas para alavancar o desenvolvimento da cidade. Acompanhado de seu vice, Tiano Félix (PT), dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), Andrei esteve na SEINFRA, CAR, Secretaria de Educação e CERB, onde tratou de temas fundamentais para o futuro de Juazeiro.

Nas reuniões, foram discutidos projetos para melhorar a infraestrutura da cidade e da zona rural, agricultura familiar e a educação do município. Entre as pautas prioritárias estavam a obra da estrada do Salitre, a recuperação das estradas de Itamotinga e Maniçoba, além da pavimentação na sede e na zona rural. “Vamos trazer de volta o bem-estar para quem vive no campo e precisa de estradas melhores para trabalhar e transportar seus produtos,” afirmou Andrei.

Política Relevantes

Quinto voo da FAB com 220 repatriados do Líbano chega a SP

post-image

O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou brasileiros do Líbano pousou às 6h06 da manhã desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. Estavam a bordo 220 repatriados e dois animais de estimação, no voo que integra a Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo governo federal.

Iniciada em 2 de outubro, a operação já repatriou um total de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação do Líbano. Segundo a FAB, também foram transportadas 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas, para ajudar vítimas no Líbano.

A logística de repatriação envolve o uso de aeronave e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos…

Read More
Política

Lula sanciona Acredita, que concede crédito a empreendedores

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto de lei que institui o Acredita no Primeiro Passo.

O programa é uma iniciativa do governo federal que oferece linhas de crédito para pequenos empreendedores. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União da quinta-feira (10).

Entre as propostas para os empreendedores previstas no Acredita está a criação do Programa de Crédito e Financiamento de Dívidas de Microempreendedores Individuais e Microempresas (Procred 360), que concede crédito a MEIs e microempresas.

O programa também institui o Desenrola Pequeno Negócio, que permite a renegociação de dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com instituições financeiras. A medida busca beneficiar empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas em atraso há mais de três meses.

Política Relevantes

Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro

post-image

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei do Combustível do Futuro. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de setembro, e sancionado nesta terça, durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, na Base Aérea de Brasília.

A norma estabelece regras para a expansão da produção e do uso de biocombustíveis como biodiesel, etanol, biometano, diesel verde e SAF (aviação). A proposta 5216/2023, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD/BA), foi incluída no texto final.

De acordo com o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), a lei é importante porque vai contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Dessa forma, o país vai conseguir cumprir as metas propostas pelo Brasil no Acordo de Paris. Além disso, também vai ajudar a reduzir a elevada dependência do Brasil…

Read More