Faltam craques estrategistas para deter o “crack”

Você que está lendo esse texto tenha cuidado. Caso alguém que você conheça, um amigo ou mesmo uma pessoa de sua família, ainda não tenha sido vitimado, de alguma maneira, pelo crack, estatisticamente a possibilidade de que isso ocorra é cada vez maior. Infelizmente, Ou nós o vencemos ou ele nos atingirá em cheio de um modo inesperado.

Há muitos teóricos dizendo o que fazer e como vencer o craque. A questão é que teoria não transforma nada, ações práticas sim.O problema com o craque, e outras drogas, não é apenas de saúde ou segurança públicas e nem de responsabilidade apenas dos Governos. Ele é de toda a Sociedade. É uma questão muito mais ampla, profunda e grave em sua origem primária e que se consubstancia como resultado de almas rejeitadas intrinsecamente aos próprios olhos e que buscam, por isso, na droga uma forma de autoafirmação ou rotas ilusórias alienantes de fuga de realidades insuportáveis vivenciadas e percebidas na sobriedade plena. Há uma epidemia de Crack nas ruas infestando as famílias.

O Ministro da saúde, Alexandre Padilha, declarou que o problema com o crack já pode ser considerado uma verdadeira epidemia. “A pesquisa mostra que o problema é grave, que há uma epidemia de crack no nosso país. Precisamos expandir ainda mais os serviços, e essa parceria com os estados e municípios é fundamental. São R$ 2 bilhões disponíveis e nós precisamos muito dessa parceria para que esses serviços cheguem à ponta”, disse o ministro. Contudo, afirmo, sem sombra de dúvidas ou medo de errar que: SIM, É POSSÍVEL VENCER O CRACK e direi como eu acredito ser isso possível..

O problema das drogas no Brasil pode muito bem ser caracterizado como uma síndrome, posto que há uma soma de fatores que envolvem tais contravenções em uma mega-engenharia do mal, destruidora de relacionamentos, patrimônios, saúde e vidas. Acusar pais, governos ou outros seguimentos sociais não contribuirá em nada para a mudança da realidade. Não é tempo de mútuas acusações ou “caça à bruxas” e sim de produzir “brainstormings” como tempestades cerebrais, ou simbioses de pensamentos e sinergias, capazes de inundar diversos córtex com ideias iluminadas que verdadeiramente libertem a nossa juventude desse caminho destruidor.

Um dependente não nasce da noite para o dia. Nasce de circunstâncias e ambientes familiares ou sociais incapazes de lidarem sozinhos com esse grave problema, assim como nasce da omissão de uma sociedade delirante e alienada de suas mazelas sob a forma de governos que optam por ações posteriores ao vício, quando seria mais seguro, prático, barato e eficaz se investir, e muito, em ações preventivas na base educacional primária, sem abandonar o combate ao tráfico e o socorro às vítimas deste mal. Dependência química ou psicológica surge como efeito posterior de pessoas desconectadas ou desagregadas de uma estrutura que estabeleça limites de ações. Limites não são agentes de repressão comportamental, mas sim instrumentos inibidores na expansão de comportamentos anárquicos que levem a uma desconexão com inúmeras formas de autoridade e rotas suicidas de fuga na alma.

Ao invés de apenas se deter o dependente e realizar operações pontuais de combate ao comércio de drogas, proponho ações múltiplas e coordenadas. Para começar uma guinada legislativa no que tange ao direito à apreensão, desapropriação e redistribuição de bens gerados pelo tráfico, e se agregando a isso a obrigatoriedade destes serem direcionados para ações de recuperação de dependentes. Associado a isso viria um aumento na pena criminal para produtores e traficantes de drogas. Depois uma intensificação na vigilância de nossas fronteiras, usando tecnologias avançadas e aumento do efetivo nas mesmas, bem como em áreas de reconhecida produção, refino ou distribuição interna de drogas.

Na área educacional teríamos a inclusão obrigatória na grade curricular escolar, de palestras ou disciplina específica que tratem das drogas e seus efeitos nocivos ao corpo, à mente, à família e à sociedade. Em seguida um cadastro de todas as instituições existentes no país que combatem, de alguma forma, a dependência química ou psicológica ou que ajudam no tratamento e ressocialização de dependentes, com aporte de recursos, equipamentos, parcerias e capacitação no aperfeiçoamento profissional de um trabalho que já existe e que é, em sua maioria, cheio de gente bem intencionada, mas que precisa apenas de quem neles acredite, invista e oriente técnica e estruturalmente visando resultados melhores. Após isso uma parceria com outras instituições da sociedade civil organizada visando campanhas, palestras e eventos comunitários permanentes de conscientização, orientação ou capacitação psicológica aos pais ou responsáveis por jovens e adolescentes no que concerne às drogas.

Incluiria também o desenvolvimento de trabalhos de cunho terapêutico ocupacional para os jovens ressocializados fazerem com êxito e acompanhamento a difícil transição entre a dependência e a cura total. Mas tudo isso sem esquecer que será um ser em constante estado de alerta, como um ex-alcoólico que evitará, pro resto da vida, o primeiro gole. Tenho outras sugestões, mas o texto já está longo demais.

Sugiro que nos comentários meus amigos acrescentem novas ideias ou debatam estas acima apresentadas. E que Deus nos ajude nessa “guerra civil, destruidora de vidas”, não declarada. Shalom!

Por: Teobaldo Pedro de Jesus – Pastor, teólogo, educador e psicanalista.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More