No ano de 2009 a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) implantou o projeto “Planejando” com o objetivo de organizar as ações, de modo a garantir a tranquilidade do início do ano letivo seguinte. A metodologia deu certo e o “Planejando” foi responsável pelo sucesso de muitas iniciativas concretizadas nos últimos quatro anos. Seguindo esse conceito, que gerou resultados positivos para a Educação do município, a equipe da SEDUC começou nesta sexta-feira (20) a primeira etapa que irá traçar os rumos do segmento em 2014.
Neste momento todas as Superintendências e Diretorias fazem um levantamento dos principais aspectos relacionados à: Força, Ameaça, Fraqueza e Oportunidades. “Na verdade, este é o espaço que nós estamos oferecendo para que cada setor faça uma autoavaliação e socialize com os demais. Estamos pontuando os erros, acertos e traçando metas para que as dificuldades sejam superadas. Em seguida nós iremos para a parte prática, que é a do planejamento propriamente dito”, explicou a Superintendente de Gestão, Lucinete Alves.
De acordo com o titular da pasta, Clériston Andrade, o “Planejando” é uma estratégia muito importante da secretaria, que permitiu muitos avanços. “Se nós conseguimos iniciar os anos letivos anteriores com tudo, ou quase tudo pronto foi por que houve organização e programação. Melhoramos bastante, a educação de Juazeiro hoje já oferece uma qualidade bem superior à que encontramos e uma estrutura de melhor qualidade, conquistada através das reformas, ampliações e climatização de escolas, construção de creches e quadras. No Planejando a gente consegue perceber esses pontos positivos e identificar onde ainda estão as fragilidades. Então, sem dúvida, esse momento é de grande relevância para que a gente esquematize esse futuro próximo”, destacou o secretário.
Para a Superintendente Pedagógica, Luzanilde Aguiar, o maior desafio da Educação ainda é fazer com que as grandes iniciativas reflitam de fato no aprendizado do aluno. “Nós implementamos uma política forte de valorização do educador e formação continuada, melhoramos a estrutura física, realizamos a revisão do Estatuto do Professor, fortalecemos o setor pedagógico e agora precisamos garantir que estas e outras ações cheguem mais efetivamente à sala de aula, que resultem em um maior empenho do docente e que o aluno seja seduzido por essas novidades. Como a climatização contribuiu para a diminuição da evasão, nós queremos que os outros projetos também influenciem diretamente na perspectiva da aprendizagem”, ressaltou.
Na opinião da Superintendente de Administração e Gestão de Pessoas, Mary Adriana dos Santos Evangelista, a equipe da SEDUC é muito coesa e dedicada. “A equipe da Educação sofre quando as coisas não saem de acordo com o desejado, e eu gosto de gente assim, que sofre e se incomoda quando sabe que algo melhor pode ser feito. Nós buscamos sempre a superação e temos pessoas empenhadas para que esse melhor aconteça. Isso nos dá uma tranquilidade, pois garante que o grupo busque um objetivo comum. Portanto, temos a certeza de que 2014 será ainda melhor”, garante.