Na data em que se comemora o Dia da Natureza (04 de Outubro), bem como o aniversário do Rio São Francisco, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) foi contemplada no projeto Sala Verde, apresentado pela Diretoria de Educação Ambiental.
Criado pelo Ministério do Meio Ambiente, o “Sala Verde” visa a criação de espaços com múltiplas potencialidades, podendo desenvolver eventos como cursos, palestras e oficinas, além de tornar acessível o acesso às informações sobre o meio-ambiente, disponibilizando livros e outros materiais.
O projeto dispõe de quatro elementos básicos: espaço, equipe, equipamento e recursos e o Projeto Político Pedagógico. O principal fator favorável à aprovação da AMMA foi a estrutura do Projeto Político-Pedagógico implantando em Petrolina.
O Ministério do Meio Ambiente avaliou o Projeto Político-Pedagógico observando metodologia de trabalho, monitoramento, seu potencial de continuidade e a coerência entre objetivos, metas, metodologia, público-alvo. Além disso, planos de ação as atividades desenvolvidas podem gerar condições objetivas para o alcance dos princípios orientadores do Programa Nacional de Educação.
De acordo com o diretor-presidente da AMMA, Gleidson Castro a aprovação do projeto junto ao Ministério do Meio Ambiente veio para somar aos projetos executados no município. “É de grande importância e grande alegria termos na AMMA um espaço de formação e informação para ampliarmos a dimensão educativa da agência” afirma.
A Diretora de Educação Ambiental, Alana Almeida, destaca as ações em consequência da Sala Verde. “O projeto Sala Verde foi uma iniciativa na perspectiva de ampliar nossas ações de educação ambiental, oferecendo títulos atualizados para estudantes da educação básica e do ensino superior, além de fazer pesquisas com auxílio de pesquisadores na área ambiental”.
Texto: Maria Yamakawa
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina