Sistema de irrigação criado por técnicos da Codevasf é finalista em prêmio nacional

A alteração do sistema de irrigação do perímetro Mandacaru, no semiárido baiano, promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é uma das finalistas do prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013. Entre os benefícios do novo sistema estão o fim do desperdício de água, o melhor desenvolvimento da planta e a economia de energia elétrica.

O trabalho inscrito – que concorre com outros cinco candidatos – foi desenvolvido pelos técnicos da Codevasf Frederico Calazans, Juan Ramon Fleischmann e Rodrigo Franco Vieira com objetivo de proporcionar o uso mais eficiente da água e contribuir para a revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Nesta quinta-feira (24), a Codevasf receberá certificado de finalista num evento da Fundação Banco do Brasil em Salvador; e a entrega do prêmio deve ocorrer dia 19 de novembro em Brasília (DF).

Frederico Calazans, engenheiro agrônomo e secretário-executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, afirma que “a ideia foi aproveitar a tecnologia mais moderna e trazer o Mandacaru, que é um perímetro implantado na década de 70, para o século 21, usando as melhores práticas de irrigação e os melhores equipamentos e ferramentas disponíveis no mercado e buscando um perímetro ambientalmente correto e socialmente favorável”.

O sistema idealizado pelos técnicos da Codevasf constitui-se de pequeno reservatório escavado na terra e dentro do lote, de onde é retirada a água por meio de bomba, que pressuriza e leva o líquido por meio de pequenas mangueiras plásticas, de aproximadamente 33 mm de diâmetro e com pequenos furos, por onde a água goteja sobre a planta. Dependendo da cultura, a técnica utilizada é a de microaspersão, que funciona de maneira semelhante, só que a mangueira não possui furos, e a água é aspergida por meio de pequena haste cravada na terra com um microaspersor na ponta, que distribui a água em uma pequena área próxima à planta.

“Melhorou 100%. A quantidade de água que se usa hoje é 25% do que se usava. A melhor coisa que o governo já devia ter feito é essa mudança do sistema de irrigação. Acho que minha economia de água é de 80%, e tem gente aí tirando 45 a 50 toneladas por hectare de cebola e de melão”, atesta Nilton Alves Nunes, agricultor instalado no perímetro Mandacaru desde 1973.

Os bons resultados animaram também o estudante Erick Cesar Saraiva, que há quatro anos começou a trabalhar no lote com o pai. Solteiro, é o mais novo de quatro irmãos, mas só ele e o pai moram na agrovila Mandacaru I. “A produção mais que dobrou”, afirma. “Antigamente a gente tirava umas oito toneladas de melão por hectare, hoje chega a 45 toneladas. A cebola era de 500 a 600 sacos por hectare, hoje chega a 2, ou 2,5 mil toneladas por hectare”. Pai e filho trabalham em uma área de 19 hectares divididos em dois lotes.

Quebrando o paradigma

“A mudança começou há mais de três anos, em um dos lotes do perímetro Mandacaru, onde, em síntese, foram realizados estudos sobre as necessidades do lote, a oferta de água necessária para o desenvolvimento da produção e o melhor sistema de irrigação a ser utilizado”, explica o engenheiro agrônomo da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), Rodrigo Franco Vieira.

Depois de implantado o sistema, testado e colhidos bons resultados, dentro de aproximadamente um ano, o trabalho foi apresentado para todos os pequenos produtores do Mandacaru. Segundo Jackson Cardoso Dantas, funcionário do Distrito de Irrigação de Mandacaru (Dimand), “no início foi muito difícil convencer o pessoal a mudar a maneira de irrigar. Eles vinham há 35 anos plantando por inundação e, quando viram uma gota de água caindo na planta, não acreditaram no sistema”.

O desenho do sistema inclui uma caixa de água ou reservatório próximo à casa de bomba, onde o produtor mistura os produtos, como fertilizantes, que vão diretamente pelo sistema de irrigação até a planta. Dessa maneira o produtor só precisa monitorar todo o sistema, regulando a vazão de água e cuidando da filtragem na captação do líquido, para que o sistema não entupa. O produtor do lote piloto acompanhou todo o trabalho de implantação do equipamento e recebeu treinamento para poder operar o sistema.

“Foi preciso quebrar o paradigma. Para haver uma mudança da irrigação por sulcos para a irrigação localizada, precisamos também de uma mudança cultural – da forma de encarar o problema da água, os custos sociais e econômicos desta água, a forma de lidar com a planta, com o meio ambiente e com toda essa nova tecnologia”, enfatiza Frederico Calazans. Ele acrescenta que “no início os produtores estavam um pouco arredios, mas com a ajuda dos serviços de assistência técnica que a Codevasf ofereceu no início do projeto, e com palestras, visitas e demonstrações técnicas, conseguimos convencer os produtores a acreditarem na ideia”.

Benefícios do novo sistema

Na opinião de Calazans, atualmente os produtores já estão convencidos dos benefícios econômicos, sociais e ambientais do uso desse sistema de irrigação. Mas ele observa que “ainda hoje alguns produtores precisam de um acompanhamento mais intenso, principalmente os produtores de cebola. Eles ainda querem manter aquela prática de irrigar a planta mais do que necessário. Isso vai de encontro ao que é praticado em outros lugares pelo mundo, que estão fazendo essa conversão, como por exemplo na Índia e no Vietnã, onde o arroz não está mais sendo plantado por meio da inundação, mas sim por irrigação”. Hoje somente dois produtores ainda não aderiram ao novo sistema no perímetro Mandacaru.

Calazans diz que “uma grande vantagem que ainda não podemos mensurar, foi o ganho ambiental. Os drenos por onde o excesso de água escorria, estão vazios. Não há erosão do solo, e consequentemente, os produtos químicos utilizados não vão mais para o rio São Francisco”.

Os idealizadores da experiência afirmam que não há dúvidas de que os índices de produtividade cresceram. Dependendo da cultura, como o melão, por exemplo, houve aumento de até 50%. A cebola ficou em torno de 45%. Na manga há estimativas de 25%. Segundo estudos realizados até hoje, houve economia de aproximadamente 50% do total de água utilizada na irrigação em todo o perímetro, já que o bombeamento anual de água foi reduzido em 21% e houve um aumento da área plantada em torno de 23%.

Jailson de Souza Ramos veio da cidade de Casa Nova e há dez anos trabalha no perímetro. Segundo ele, “hoje, no gotejo, a produção está melhor. Tenho 5,5 hectares onde planto melão, cebola e feijão, e tiro de 30 a 40 toneladas/ha de melão e de cebola”.

“Estou satisfeito”, afirma o agricultor Pedro Bernardino, que tem uma área de 15 ha. “Hoje a produção é boa, economizamos mão de obra, gastos na adubação, e foi o primeiro perímetro onde foi feita a mudança”, comemora.

“Acreditamos que o projeto logrou êxito, teve um resultado bem positivo, tanto é que atualmente a Codevasf deve firmar contrato com empresa para fazer a implantação da conversão nos perímetros de Bebedouro, em Petrolina (PE), e Maniçoba, Curaçá e para os pequenos produtores do Tourão, aqui em Juazeiro”, observa Rodrigo Vieira.

“Nossa melhor propaganda foi o boca a boca. Os produtores daqui e de outros perímetros conversavam entre si, e o resultado foi esse: todos os demais querendo fazer a mudança do sistema. A Codevasf foi sensível para isso e está apoiando a ideia. Esse é o futuro da irrigação – utilizar cada vez mais a tecnologia disponível para a redução significativa do consumo de água, usando somente o que a planta precisa, sem desperdício, afinal a água é um bem que deve ser usado de maneira consciente e sustentável”, afirma Calazans.

Prêmios nacionais

A mudança no sistema de irrigação realizada no perímetro Mandacaru já concedeu à Codevasf o prêmio ECO 2009 (promoção da Amcham e do Jornal Valor Econômico), na categoria Sustentabilidade em Novos Projetos, atribuído pela primeira vez ao nordeste; e o Selo Diamante, concedido em 2011 pela organização não-governamental Ecolmeia, de São Paulo. Além disso, foi classificado em 4º lugar no Prêmio ANA 2012, entre 286 inscritos. A experiência de conversão do sistema de irrigação do Mandacaru também foi apresentada no Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012.

O Mandacaru

O perímetro irrigado Mandacaru, implantado pela Codevasf em 1973, está localizado a cerca de dez quilômetros da sede do município de Juazeiro e atualmente é composto por área irrigada total de quase 800 hectares, sendo que 419 hectares estão distribuídos em 54 lotes para pequenos produtores; e 350 hectares, para empresas. A tradição de culturas no perímetro é de manga, cebola, melão e cana de açúcar. No ano passado o valor bruto da produção ultrapassou R$ 9,03 milhões.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

1º LIRAa de 2025 aponta cenário sem risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina

post-image

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, concluiu o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de Janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.

Dentro do percentual apresentado, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2% ; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde informou que vai continuar executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros e orientações educativas para a população.

Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde…

Read More
Política Relevantes

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto para 2026 em cenário com Marçal

post-image

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026, caso o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) participe da eleição. Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 33,9%. Pablo Marçal, que anunciou sua pré-candidatura no dia 8, tem 6,1%. A entrada de Marçal na disputa sugere que ele atrai votos da direita, impactando diretamente o desempenho de Bolsonaro. O levantamento entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

O cenário sem Marçal, porém, altera a dinâmica da disputa. Bolsonaro alcança 37,3%, enquanto Lula registra 34,4%. Apesar disso, o empate técnico se mantém no limite da margem de erro….

Read More
Política Relevantes

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.

A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Suzana Ramos esclarece sobre fake news de suposto recebimento de rescisão

post-image

A ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, desmente categoricamente as informações falsas que circulam na imprensa e nas redes sociais, alegando que a mesma teria recebido valores referentes a rescisão trabalhista ao término de sua gestão.

Essa acusação é completamente infundada e evidencia o uso de má-fé por parte de quem divulga ou compartilha tais notícias. É lamentável que, em vez de contribuírem para a construção de um debate público saudável, algumas pessoas e veículos optem por disseminar mentiras com o objetivo de causar prejuízos à imagem pessoal e política de Suzana Ramos.

Compartilhar informações sem comprovação não só viola princípios éticos, mas também causa danos reputacionais irreparáveis, além de configurarem crime de calúnia, difamação e propagação de fake news, conforme previsto na legislação brasileira, e estão sendo devidamente analisadas por nossa equipe jurídica.

Suzana…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito de Juazeiro e secretária de Saúde da Bahia entregam ambulância e equipamentos para a UPA e Maternidade Municipal

post-image

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Maternidade Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado e totalizou um investimento de R$ 700 mil.

Para a população a ajuda vem em  boa hora. Adailton Santos, que no momento da entrega estava saindo da Maternidade ao lado de esposa Vanessa Xavier, se sentiu mais seguro com a chegada dos novos equipamentos. O casal aguarda o nascimento da filha Alice na próxima semana. “A higiene da Maternidade está bem melhor, o atendimento também e, agora, presenciando esses novos equipamentos chegando, ficamos satisfeitos. Estávamos preocupados com o parto dela, mas agora estou mais tranquilo”, disse Adailton. Vanessa também…

Read More
Política Relevantes

Jerônimo anuncia ações emergenciais e programa de investimentos em reuniões com novos prefeitos

post-image

Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá.

O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Prefeito Simão Durando recebe presidente e integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Petrolina

post-image

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Simão Durando se reuniu com os vereadores eleitos para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2025/2026. A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso de diálogo entre os poderes executivo e legislativo, e já discutir também projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

A conversa foi marcada por um espírito de parceria e respeito. Todos os vereadores tiveram um momento de fala e reforçaram o compromisso de atuar em harmonia com o poder executivo nos próximos anos.

Na oportunidade, o prefeito Simão Durando parabenizou os vereadores eleitos para a mesa diretora e destacou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade e bem estar da população. O prefeito ainda apresentou projetos que serão enviados para a casa legislativa nos próximos dias, como a…

Read More
Sem Categoria

Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), decreto que eleva o salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025.

O aumento de R$ 106 em relação ao valor anterior supera a inflação acumulada no período.

Lula havia sancionado a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030.

O cálculo para o novo salário mínimo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o representa ganho real acima da inflação.

“É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação…

Read More