A indefinição das candidaturas no esteio dos movimentos populares

marco-aurélio-UauáPT, PSDB, PPS, REDE, PSB e PSOL, enfim todos estes partidos que postulam o planalto, coadunam do mesmo dilema, qual o tamanho do impacto da reação da população nas diversas movimentações populares ocorridas nos últimos meses. Onde eles foram atingidos. Decerto que todas as agremiações foram prejudicadas, haja visto uma extrema repulsa dos participantes dos movimentos à presença de filiados partidários. Mas o que se percebe é que poderemos ter cinco candidatos de relevo concorrendo a Presidência da República.

Percebe-se momentaneamente que no plano nacional a maior prejudicada foi a atual mandatária a Presidente Dilma Rousseff (PT), com uma queda jamais vista em seus índices de popularidade, mantém a liderança graças à força do bolsa família nas regiões do Norte e nordeste, e vê surgir fortemente no seu Partido o movimento de “volta Lula” capitaneado pelo Ex ministro José Dirceu, insatisfeito com a falta de habilidade política da mesma, bem como as eternas insatisfações e dilemas do PMDB, tanto nacionalmente, quanto na composição dos estados. Vê-se a Ex senadora Marina Silva (REDE), que foi a grande surpresa nas eleições 2010, encostar perigosamente na líder e forçar o segundo turno, alguns entraves de Marina são a constituição legal de seu partido e a partir disso a construção das candidaturas estaduais, que necessitam para dar palanque ao seu anseio de disputar o processo. A única candidatura que parece consolidada pelo partido é a do Senador de Minas Aécio neves, que também cresceu (de maneira mais comedida) nas intenções de voto, mas que mantém uma solidez de palanques regionais e baliza sua pretensão a partir de palanques bem formados, em especial no sul e sudeste do país. Eduardo campos, Governador de Pernambuco, apesar de sua inserção forte em áreas do nordeste, ainda é desconhecido de parcela da população, apesar dos altos índices de aprovação em seu estado, mas pode, no decorrer da campanha, se transformar no desaguadouro dos votos daqueles que não mais aceitam a polarização PTXPSDB, para isso precisa consolidar até o final de agosto suas bases estaduais e dirimir resistências dentro de seu próprio partido. Por fim, a entrada de José Serra no pleito, o que somente seria possível a partir da fusão do PPS e PMN (MD), o que neste instante parece impossível. Somente com esta fusão Serra teria esteio de concorrer a sua terceira eleição, sem isso é melhor ser candidato a Senador ou Deputado por São Paulo pelo PSDB, onde tem reais chances de vitória. O PSOL, caso lance o Senador Randolfe Rodrigues, poderá ter um desempenho acima de sua média, levando em consideração o grande mandato e visibilidade adquirida por este parlamentar que tem como grande característica a capacidade de dialogo. Enfim, um quadro inóspito e indefinido, mas que leva a crer que teremos uma acirrada disputa, mesmo com a presença de Lula, pois todos os candidatos são amparados por uma forte estrutura e redutos estaduais.

Na Bahia Democratas pode Passear na Eleição

Enquanto no Brasil o cenário está inóspito, na Bahia as oposições ao governo Wagner são as grandes beneficiárias destes movimentos, desde as vitórias nos principais centros como Salvador e Feira de Santana, os pré candidatos lideram em todos os cenários e na junção com amplas possibilidades de vencerem no primeiro turno eleitoral. O Líder inconteste em todas as pesquisas, o Prefeito de salvador ACM Neto, refuga qualquer possibilidade de candidatura, apesar das pesquisas o colocarem num patamar de votos válidos entre 40 e 45%. Na hipótese de não aceitar esta candidatura, surgem com forças o nome do Ex governador Paulo Souto (DEM), que também lidera as pesquisas, seguido de perto do Ex Ministro Geddel Vieira Lima (PMDB,), ainda há a citação dos nomes do prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM) e do Ex Prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) que pode em qualquer hipótese fazer parte da chapa majoritária das oposições. Hoje o quadro seria na forma normal ACM Neto para o Governo, Gualberto Vice e Geddel Vieira Lima para o senado, formando uma chapa de peso, neste aspecto o Ex Governador Paulo Souto seria o puxador de votos para Deputado Federal para ampliar a bancada de oposição. Sem Neto, as possibilidades podem ser de Geddel Governador, Gualberto Vice e Paulo Souto Senador. Há ainda uma outra hipótese menos provável com José Ronaldo Governador, Geddel Vice e Antônio Imbassahy para o senado, deixando Souto para Federal e Gualberto para estadual. De qualquer sorte a oposição nunca esteve tão forte como neste momento, principalmente no interior da Bahia, onde as insatisfações, principalmente do Prefeitos e lideranças, levam a crer em um desaguadouro das hostes governistas motivados pelo abandono nas áreas de segurança e saúde primordialmente.

A Situação em maus lençóis

A Melhor colocada da base do Governo, Senadora Lídice da Mata, caso Eduardo seja candidato será obrigada a palanque exclusivo, o que já teria que consolidar uma aliança com PDT (provável vice de Eduardo), contando com um entrave do Presidente da Assembléia legislativa, Marcelo Nilo, que antes de ser Pedetista é mais Wagner que o maior dos petistas de carteirinha. Mas numa composição nacional, poderia surgir o Senador João Durval e o Próprio Vice Governador Otto Alencar (PSD), já que Gilberto Kassab retornou as conversações com Eduardo. Portanto essa seria uma hipótese Lidice Governadora, João Durval Vice e Otto Senador (apesar da lealdade canina a Wagner, mas politica muda com as nuvens). Nesta hipótese, o candidato oficial do trio Dilma/Lula/ Wagner seria Rui Costa, hoje primeiro ministro do governo, mas que não consegue nem mesmo a simpatia de seus pares petistas. Rui Governador, com um vice do PP (Negromonte, Leão ou Ronaldo Carletto) e a vaga de senador para César Borges (PR). Com a desistência anunciada da candidatura de Wagner ao senado ou a deputado e sua decisão de comandar o processo sucessório no exercício do cargo, a hipótese de Otto vir a ser candidato pelas hostes governistas ficou praticamente descartada, cabendo a ele a permanência como vice ou senado nesta chapa. O Senador Walter Pinheiro, melhor colocado do PT nas pesquisas, não é do time de Wagner e nas analises governamentais atrapalhariam os planos do Governador de retornar em 2018, ou mesmo disputar a Prefeitura de Salvador em 2016. O Projeto inicial de renúncia coletiva Wagner e Otto, neste momento foi abortado, pois os índices de aceitação do Governo são os piores desde o inicio do mandato, índices inferiores inclusive aos aferidos nas greves de 2012.

Portanto, o grande problema hoje do Governo é a torcida intensiva pela não candidatura de ACM Neto, segundo pesquisas do governo e da oposição, fiel favorito à disputa inclusive com capacidade de vitória já no primeiro turno. As inúmeras defecções na base do governo, a impopularidade de Dilma e Wagner e os diversos erros cometidos em 2012, como a intervenção na candidatura Joseph Bandeira levam o governo a possibilidade de derrota em lugares que nunca perdeu como Juazeiro. Uma coisa é certa, muita água vai rolar até as convenções partidárias, e novos números surgirão, mas hoje o cenário nunca esteve tão favorável a uma vitória das oposições baianas, que mesmo sem força financeira ou politica, conta com a confiança e a revolta dos eleitores comuns, que aventam de forma uníssona um Fora PT jamais visto na história da Bahia.

Marco Aurélio Guimarães

Economista e Secretário de Relações Políticas Institucionais da Prefeitura de Uauá

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More
Política Relevantes

TSE inicia teste em urnas eletrônicas para eleições de 2026

post-image

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou, nesta segunda-feira (1), os testes para as urnas que serão usadas nas eleições de 2026. Oficialmente, o procedimento se chama Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais. Ao todo, serão aplicados 38 testes de transparência e confiabilidade nas urnas somente nesta semana.

Até sexta-feira (5), as avaliações, que não se restringem apenas às urnas, deverão verificar os sistemas que a Justiça Eleitoral utilizará durante em 2026. O primeiro turno está previsto para outubro do ano que vem. 

Os testes serão aplicados a várias etapas do sistema eleitoral, desde os gerenciadores de dados até a apuração e computação dos votos. 

Durante a abertura dos testes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que a ação tem como objetivo “garantir mais segurança” ao processo eleitoral. 

“Esses…

Read More