Cada dia que passa, fico mais estarrecido com o que acontece neste país de aloprados, demagogos, mentirosos, farsantes, funcionários público de baixo nível. Quero aqui me referir aos atendimentos públicos.
EM JUAZEIRO: – no dia 17/09/2011, (sábado), mais ou menos às nove horas, saia de casa quando vi uma enxurrada de água descendo pelo meio fio. Notei que era a umas cinco ou seis casas da minha. Chegando lá o hidrômetro (por sinal novo) estava quebrado. Como cidadão, telefonei para o SAAE 3611-7701. A pessoa que me atendeu não quis se identificar. Perguntei por quê? Ele disse: – o que é que o senhor quer? Quero dar uma informação, disse-lhe. Aí ele resolveu dizer seu nome. Desconfio muito, que seja o dele. Prestei-lhe a informação. Ele meio grosseiro, disse: – Não é neste setor amigo, telefone para o setor tal. -Disse-lhe: meu amigo, você não pode ligar para o setor responsável não? -Não senhor. Quem deve ligar é o senhor que está com o problema. Quis lhe xingar, mas me contive, já que o problema era do SAAE. Mais grosseiramente mandou aguardar. Forneceu-me o telefone: 3613-8920. Um funcionário mais ignorante do que o primeiro atendeu assim: Diga. – É do SAAE? – É sim. – Por favor, com quem falo? – O senhor quer o que mesmo? –Saber seu nome. –Não é necessário! – Sou assessor do Prefeito, quero saber com quem falo. (Se for crime, podem me processar). Contei-lhe o fato. E ele, qual o número da casa? –Não sei amigo, fica aqui na rua sete de setembro, perto da minha casa, que é nº 27, lá deve ser entre 21 e 23. Ele acalmou-se e respondeu: – Daqui a pouco mando uma pessoa aí, pois no momento não tenho ninguém. Disse-lhe: fico no aguardo. Saí e só voltei meio dia, porem quando cheguei o problema já estava sanado.
O que quero dizer narrando esse fato, é que o funcionário público, na sua grande maioria, hoje, atende sempre de mau humor. Até os concursados. Imaginem os que entram pela janela.
NA BAHIA: – Há quatorze (14) anos o governo iniciou os serviços das estações do “Metrô”. Nas campanhas, todos os candidatos mentem, enganam a população, prometem o que não vão cumprir. Eleitos, mil desculpas (pra não dizer mentiras). Quatro anos depois, a mesma enganação. Infelizmente, o eleitor brasileiro, com raras exceções, é tido como “trocha”, pelos políticos, sim.
NO BRASIL: – Não precisamos de exemplo de grandes cidades ou grandes obras. O bastante é fazer referência à duplicação da ponte Presidente Dutra, com uma pequena extensão de 880 metros. O Governo Federal iniciou a obra em 2001/2002, ainda com FHC, ultrapassou oito anos de Lula e só foi concluída, com as vergonhosas mines rampas, em 2011, já no mandato da presidente Dilma. Ou seja, dez anos depois. Se fosse num país sério, desenvolvido, competente, e que o serviço público não fosse considerado benesses ou esmola para o povo, essa obra poderia ter sido feita entre quatro e seis meses. Veja a China: construiu a maior ponte do mundo sobre o mar, 42 km, em apenas quatro anos.
MAGOM – Contabilista, Administrador de Empresas e membro do Lions.