AS COISAS QUE EU VI, OUVI E VIVI.

Desci do palanque e fui ouvi os oradores, que por sinal, todos bem centrados. 90% dos oradores demonstraram uma consciência política, além da minha expectativa. Aproveito esta oportunidade para parabenizá-los

NO PALANQUE EM CURAÇÁ – 03/10/2012.

No dia 27/09/2012 estive visitando Curaçá. Lá concorriam três candidatos ao cargo de Prefeito: Carlinho Brandão, Pedro Oliveira e Salvador Lopes (reeleição). Assistindo a blogs, rádios e lendo jornais, fiquei confuso; cada um botava mais gente nas caminhadas. Fui lá. Conversei com várias pessoas e algumas famílias. Antes passei na casa do candidato Pedro Oliveira, que é meu parente. Voltei com a cabeça mais misturada. Resolvi ir ao comício do Pedro, no dia 03/10. Assisti a um espetáculo (naquela noite). Povo ordeiro, uma onda azul, confraternização. Conversei com eleitores dos três postulantes. Não posso negar que ouvi alguém dizer que os outros brigavam muito. – “É que acham que a disputa está entre eles”. E perguntei: e essa multidão? -Moço, a maioria da população assiste aos três. Por isso é difícil se saber quem ganha. Insisti: e as bandeirinhas nas casas? – Meu amigo, aí é que é confusão. Na casa que tem uma pessoa que dependa da Prefeitura, mesmo que todos votem contra, tem que ter a bandeirinha. Ainda tem o candidato rico, que paga pra fazer o eleitor mudar de cor! (era vermelha, azul e amarela). Quando falava com o lado A, este afirmava “eles serão 2º e 3º colocados”. E vise versa. Felizmente consegui dialogar com eleitores conscientes dos três lados. Um me disse: – Eu não aposto dez “reis”, pois vejo um empate técnico. E outro: – A diferença do 1º para o 3º não chegará a mil votos. E pensei: a parada é dura.

Por que fui a Curaçá? Como filho de lá, ainda com raízes: irmão, sobrinhos, afilhados, primos etc. e vendo no Pedro Oliveira uma liderança nova, quis entender aquele processo. Em conversa com Solange, esposa de Pedro, perguntei-lhe como estava a campanha. Ela me confirmou que era “parada dura”. Prontifiquei-me a contribuir, caso houvesse alguma possibilidade. Ela me disse: – venha para o comício e dê, como família, seu depoimento. Aceitei imediatamente. Preparei uma mensagem. Depois da caminhada, que foi fantástica, fomos para o palanque. A 1ª mensagem iniciou-se exatamente às 10: 30 h. Esperei, esperei, esperei e não me chamaram. Após a fala de + – dez participações, procurei Solange e lhe inqueri: E aí Solange, eu vou fazer a mensagem? Ela me fitou e respondeu sem falar. Entendi que ela tinha esquecido. Sem vacilar, disse-lhe: olhe, não dá para fazer a mensagem. Ainda tem muitos candidatos a vereador, para falarem.

Desci do palanque e fui ouvi os oradores, que por sinal, todos bem centrados. 90% dos oradores demonstraram uma consciência política, além da minha expectativa. Aproveito esta oportunidade para parabenizá-los.

O que eu ia dizer?

Pedro Oliveira, aqui estou, como membro de sua família, como cidadão e como admirador de sua postura. E vim lhe dizer, em alto e bom som, para que todos ouçam: acredito que você eleito, vai fazer a diferença nesta terra. Diferença pela sua cabeça de jovem; diferença pelo seu preparo. Formado e pós-graduado em gestão pública; diferença pela sua postura; diferença pela sua humildade e ética.

Pedro Oliveira, você fará a diferença acolhendo esta juventude; escolhendo os melhores técnicos para cada área, sem olhar a cor partidária e sim o profissional; você fará a diferença sendo o Prefeito de todos e por fim dando prioridade na ordem cronológica: à Educação, Saúde e Social.

Hoje eu digo, Pedro, mesmo não me pronunciando, sai satisfeito pelo que ouvi de sua mensagem. Você foi, no palanque, de uma felicidade ímpar. Há anos, não ouço um orador político com uma visão tão abrangente.

Deixei Curaçá, certo de que minha mensagem, se tivesse acontecido, não acrescentaria muita coisa, pois você terminou mostrando, que, se eleito fosse, ia fazer a diferença. Parabéns e siga sua estrada.

MAGOM – Contabilista, Administrador de Empresa e membro do Lions.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro acusa STF de motivação política e garante: “Não há candidato capaz de me vencer”

post-image

Após ter se tornado um dos oito réus em um julgamento por tentativa de golpe de estado e outros crimes, o ex-presidente Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre o acolhimento da ação penal pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26). Por meio das redes sociais, Bolsonaro fez o seu primeiro pronunciamento ao final da sessão da Suprema Corte. 

Embasado nos dados divulgados pelo Jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou: “Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.”, escreveu. 

Considerado a maior liderança da extrema-direita, Bolsonaro define ainda que a decisão está pautada nos interesses de outros candidatos à eleição de 2026. “Nem tentam mais esconder. A…

Read More
Política Relevantes

Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus tentativa de golpe

post-image

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

Read More
Política Relevantes

Câmara Federal vai a Irecê debater a seca que assola a região

post-image

A Comissão de Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (Cedesnat), da Câmara dos Deputados, realizará no próximo dia 25 de abril uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Irecê (BA). Os integrantes vão debater propostas para mitigar os efeitos da seca que afeta a região do estado.

“A seca e a estiagem prolongada na região já provocou, por exemplo, perdas na agricultura de sequeiro. Com a escassez de chuvas, as lavouras não conseguem se desenvolver e a safra de 2025 está praticamente perdida, deixando os produtores em alerta. A situação exige medidas urgentes, enquanto os produtores buscam alternativas para enfrentar uma das piores crises hídricas dos últimos anos”, declarou o presidente da Cedesnat, deputado Leo Prates (PDT-BA).

Segundo dados econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), a produção informal de leite…

Read More
Política Relevantes

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

post-image

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (24) às 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, eles vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição das acusações.

O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

    Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
    Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice…

Read More
Política Relevantes

Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic

post-image

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu, nesta segunda-feira (24), que o Banco Central (BC) desconsidere a inflação de alimentos e energia ao definir a taxa básica de juros, a Selic. A declaração vem após o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevar a Selic para 14,25% ao ano para conter a inflação.

Alckmin mencionou o exemplo do banco central dos Estados Unidos, que retira esses dois índices do cálculo dos juros básicos da economia estadunidense. “Uma taxa de juros elevada, como a Selic, em 14,25% ao ano, ela atrapalha a economia, porque torna muito caro o custo de capital”, disse, em evento promovido pelo jornal Valor Econômico.

Para o presidente em exercício, os aumentos nos preços de alimentos e energia são impulsionados por fatores…

Read More
Política Relevantes

Ministro do STJ que fez piada com ‘agilidade’ de baianos rebate governador: ‘Não vou me intimidar’

post-image

O ministro que viralizou nas redes sociais após fazer uma piada sobre a “agilidade de baianos” rebateu, nesta quinta-feira (20), uma crítica feita ao comentário pelo governado do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante uma nova sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida à tarde, João Otávio de Noronha se mostrou surpreso com a repercussão do caso e citou baianos para se defender.

“Eu fiquei triste ao ver que o governador soltou uma nota considerando o comentário xenofobia. Sou eu que vou hostilizar os conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas?”, afirmou.

Em seguida, o magistrado negou que tenha cometido um erro e afirmou que não vai se intimidar com a circulação da “brincadeira” que fez.

“Eu queria dizer que eu não vou me intimidar. Eu não…

Read More
Política Relevantes

Humberto Costa é oficializado presidente nacional do PT

post-image

O senador Humberto Costa teve seu nome referendado pelo diretório nacional do PT e foi oficializado como presidente do partido. Ele deixa de ser interino e assume em definitivo a vaga deixada por Gleisi Hoffmann até o final do mandato.

O ato acompanha a decisão da Executiva Nacional do último dia 7 de março. À frente do PT, a prioridade de Humberto será a condução do Processo de Escolha Direta (PED) da legenda.

Dentre as pré-candidaturas postas até o momento, o favorito é o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) – majoritária no partido, e a mesma de Humberto e outros medalhões.

“Hoje é um dia especial. O Diretório Nacional referendou a decisão da Executiva sobre meu nome como presidente nacional do PT. Vou trabalhar pela unidade na…

Read More
Política Relevantes

Congresso antecipa votação do orçamento 2025 para esta quinta-feira

post-image

O Congresso Nacional antecipou a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 para a tarde desta quinta-feira (20), a partir das 15h. Antes, a Comissão Mista do Orçamento (CMO) deve aprovar o relatório final apresentado na madrugada de hoje pelo relator, o senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Segundo o parecer do relator, o orçamento da União terá um superávit primário de R$ 15 bilhões neste ano, contra um déficit de R$ 11 bilhões em 2024. No ano passado, não foram incluídos no cálculo os R$ 32 bilhões usados para minorar a catástrofe climática do Rio Grande do Sul (RS). Os gastos primários são aqueles que excluem os recursos gastos com a dívida pública.

Até ontem, a previsão era de que a CMO votaria o parecer do relator apenas na tarde da sexta-feira…

Read More