Audiência pública discute renegociação de dívidas dos agricultores do Vale

O imposto sobre frutas brasileiras é o grande gargalho dos produtores da região

A audiência pública realizada ontem (26), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, reuniu agricultores, representantes do Poder Público Municipal e Estadual, além de representantes de bancos financiadores de crédito para a agricultura. Esse evento é resultado de uma solicitação do deputado Marcelino Galo (PT), como membro da Comissão Permanente de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, que visa debater a situação da renegociação das dívidas dos agricultores do Vale do São Francisco.

Durante o debate foram apresentados argumentos para esclarecer a situação dos produtores rurais na região do Vale do São Francisco que, segundo estudos, atravessa uma das suas piores secas dos últimos 40 anos. “Essa região fatura cerca de R$2 bilhões com exportação de uva e manga, gerando cerca de 240 mil empregos, sendo uma das que mais empregam no setor de agricultura em todo o país. Mas a produtividade vem caindo consideravelmente nos últimos anos e a mão de obra foi ficando mais cara. Quando nós temos casos de culturas que são erradicadas, como foi o caso de algumas plantações de coco e de goiaba, teremos fatalmente o endividamento desse produtor”, explica Ivan Pinto, pesquisador.

Prejuízos à produção

De acordo com um balanço feito por técnicos no setor da agricultura e apresentado nessa audiência, o imposto sobre as frutas brasileiras tem prejudicado os produtores do Nordeste, já que há incentivo para a entrada de frutas do Peru na União Europeia e, até mesmo no Brasil. Enquanto as produzidas no Vale têm que custear um número alto de impostos. “O governo tem ampliado os benefícios para as frutas importadas, facilitando essa entrada no Brasil para competir com as nossas frutas que pagam cerca de 30% de impostos. Com isso, tivemos aqui nessa região, a diminuição da safra da uva (de duas passou para uma); sem contar com o risco para perdas, os quais são de responsabilidade exclusiva dos produtores aqui no Nordeste. A economia dessa região está com um déficit muito alto nos últimos cinco anos por causa dessa redução na safra da uva”, complementa Ivan.

Caos

Para o produtor Josival Nascimento, a situação está à beira do caos. “Está se tornando impossível para nós, agricultores, realizarmos o sonho de permanecer na terra produzindo, não só para nós, como para todas as famílias brasileiras que se alimentam das frutas produzidas no Vale. Os agricultores da região do Salitre, por exemplo, muitos deles já são pessoas com idade avançada e que estão fora do mercado de trabalho. Se formos expulsos das nossas terras será muito humilhante. Além do mais, teremos que inchar a periferia das grandes cidades contribuindo para aumentar o caos social. Precisamos unir forças para elaborar políticas agrícolas, aliados aos governos federal e estadual, para que possamos trabalhar no Nordeste”, desabafa.

Soluções

O secretário de Agricultura do município, Agnaldo Meira, anunciou ações sobre a possível solução deste problema. “Estamos buscando meios para valorizar a fruticultura e tirar os agricultores desse sistema de punição. Estamos lutando para que a solução seja encontrada o quanto antes”.

O representante do Banco do Nordeste, José Gomes, no entanto, apresenta justificativas legais para a problemática em relação aos débitos. “Somos os principais financiadores desses pioneiros na agricultura e por isso precisamos ter cautela, pois, a questão é séria e delicada, já que a região passa por dificuldades financeiras. O Banco do Nordeste é regido por leis próprias de banco público, ou seja, o dinheiro tem que voltar para ser usado em prol da sociedade, então, todo o empréstimo tem que ser quitado. Estamos abertos a buscar soluções, mas a lei de renegociação não abraça a todos e só podemos renegociar as dívidas por meio da legislação vigente”.

Outros agricultores presentes se pronunciaram e cobraram soluções definitivas dos representantes do Poder Público. “Enquanto a discussão ficar aqui, em âmbito local, não vamos resolver nada. Carro-pipa não resolve mais, as pessoas estão morrendo de sede no interior, alguma atitude precisa ser tomada, pois, da forma que está não conseguiremos pagar nossas dívidas”, esclareceu Pedro Pereira, produtor rural.

Em um pronunciamento contrapondo a maioria dos depoimentos anteriores, Wilson Dias, representante da Seagri (Secretaria de Agricultura do Estado), cobrou mais atitude dos agricultores locais. “É preciso melhorar a organização desses setores produtivos para que possam se beneficiar mais dos benefícios que os governos estaduais e federal proporcionam. Os gestores não estão inertes, estão se dispondo a escutar, entender os problemas e buscar soluções. Agora, é preciso que os produtores dessa região aprendam a se organizar baseados, inclusive, em experiências de outros estados e de outros países”.

Ao final, ficou decidido que propostas serão encaminhadas a órgãos, em Brasília, para que a questão do incentivo e da facilidade do crédito para os agricultores seja repensada, já que a região passa por um momento produtivo delicado.

Por Laiza Campos

Fotos: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Bahia: Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança para avaliação e balanço de ações

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados. Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, a integração é fundamental e ela tem sido total entre as…

Read More
Política

Alckmin atribui desindustrialização no Brasil ao alto custo de produção

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a atribuir nesta terça-feira, 22, o processo de desindustrialização no Brasil e no mundo ao fato de os países terem se tornado caros para a produção fabril. O Brasil nos últimos 40 anos, segundo o vice-presidente, sofreu um processo de desindustrialização, severo e precoce.
“O que concluímos é que os povos perderam parte de sua indústria porque ficaram caros”, disse Alckmin, emendando que hoje a tática é produzir bem e barato, o que levou parte da indústria do mundo para os países asiáticos, onde se produz bem e barato.

De acordo com o vice-presidente e ministro, a globalização continua mais avançada, mas o País não pode parar de fabricar produtos essenciais e deu como exemplo os medicamentos. Alckmin citou o aumento do protecionismo mundo e lembrou…

Read More
Petrolina Relevantes Sem Categoria

Projeto Usina Cultural começa programação com oficinas de arte gratuita

post-image

Com data marcada para entre os dias 6 e 9 de novembro próximo, o festival Usina Cultural do Vale do São Francisco, vai oferecer uma programação diversificada, começando com a oferta gratuita de oficinas de arte.

O poeta e cantador, Maviael Melo, dá início a série de oficinas, logo na quarta-feira (6), às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera). Durante a oficina de literatura de cordel, Maviael, que também é coordenador do projeto, vai trabalhar com os jovens técnicas necessárias à produção das poesias rimadas bastante popularizadas no Nordeste brasileiro.

No dia 7, a escola Modelo, na zona urbana da cidade, vai vivenciar, a partir das 9h, a oficina de Fotografia com a educadora e Fotógrafa Manuela Cavadas. A capacitação visa proporcionar aos jovens o crescimento da auto-estima e da capacidade de expressão. Já no dia…

Read More
Política Relevantes

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição…

Read More
Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More