Avaliação positiva: Saúde em Pilão Arcado nunca esteve tão bem

Uma equipe do Diário da Região esteve esta semana em Pilão Arcado e constatou que os serviços de saúde oferecidos pela prefeitura municipal à população são satisfatórios e atende a todas as diretrizes do Ministério da Saúde

Hospital atende pacientes de todo o município

O Governo Federal vai usar os resultados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), como critério para concessão de verba extra a estados e municípios. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice mede à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. De acordo com o índice, o Brasil recebeu nota 5,4, praticamente metade do caminho para alcançar a nota máxima (10). O levantamento mostrou que 20% dos municípios tiraram pontuação abaixo de cinco. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha disse, no entanto, que os gestores locais não devem ser os únicos responsáveis pelas notas baixas. “Não estamos fazendo avaliação das secretarias estaduais ou municipais [de Saúde]. É uma avaliação que deve ser assumida pelas três esferas de governo”, ponderou. O ministro explicou que nem todas as cidades, principalmente as de menor porte, precisam dispor de atendimento especializado, porém, devem oferecer alternativas para o cidadão.

Avaliação antiga

Com relação ao município de Pilão Arcado, no Norte da Bahia, que, de acordo com a avaliação ficou com 2,5 ocupando o grupo 6, formado por cidades sem estrutura de serviços especializados, o prefeito João Ubiratan explicou: os dados são relacionados ao período 2007/2009, correspondentes a gestão anterior.

Uma equipe do Diário da Região esteve esta semana em Pilão Arcado e constatou que os serviços de saúde oferecidos pela prefeitura municipal à população são satisfatórios e atende a todas as diretrizes do Ministério da Saúde.

De acordo com Danilo Vaz, coordenador de Atenção Básica no município, poucas cidades no interior da Bahia tem um atendimento tão eficaz como em Pilão Arcado. Vaz reforçou as palavras do prefeito afirmando que tão logo João Ubiratan assumiu a prefeitura (janeiro de 2009) iniciou o trabalho de reestruturação da saúde publica que, segundo ele, encontrava-se sucateada, com apenas dois médicos para atendimento em todo o município. Danilo informa ainda que por conta da falta de compromisso da gestão anterior com a saúde pública, que deixou o município inadimplente, Pilão Arcado deixou de receber recursos na ordem de R$ 1 milhão para a construção de sete postos de saúde, investimento que seria oriundo de uma parceria do Governo do Estado e o Banco Mundial. “Ao deparamos com uma saúde completamente sucateada o prefeito e sua equipe tiveram de fazer uma reforma geral, para que pudéssemos atender à população. Os dois primeiros anos de governo foram de muito trabalho, mas os resultados já começam a aparecer. Baseado nos próprios dados do IDSUS, referentes ao ano 2011, estamos com nota 5,02 com uma melhora de mais de 100% da antiga nota, demonstrando o descaso que a gestão passada tinha com a saúde”, explica.

Nova estrutura

O diretor do Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, em Pilão Arcado, Luís Rogério, apresentou um relatório de todo o atendimento na unidade e, afirmou que toda mudança só foi capaz graças a dedicação do prefeito João Ubiratan que contratou nesse período, profissionais capacitados para oferecer uma saúde de qualidade à população. O quadro da saúde hoje em Pilão Arcado é composto por seis médicos, seis enfermeiros, um nutricionista, um assistente social, três farmacêuticos, dois odontólogos e 74 agentes de saúde.

O Hospital foi completamente reformado e, segundo o diretor, tem hoje 30 leitos mantidos com recursos próprios. A unidade conta também com exames de raio X, centro cirúrgico, salas de parto (normal e cesário) , enfermaria, pediatria, atendimento de urgência e emergência.

Mesmo contando com um hospital dotado de toda estrutura a Prefeitura de Pilão Arcado disponibiliza dois veículos para transportar pacientes a cidades como Remanso, onde mantém convênio com uma clinica e Juazeiro. Dispõe ainda de uma casa de apoio em Salvador e dois carros para Tratamento Fora de Domicilio (TDF), além de duas ambulâncias e uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

O município conta com um Posto de Saúde na sede e estão em fase de conclusão mais três postos; um na comunidade de Nova Holanda, para atendimento a toda aquela área e dois na localidade de Passagem que irá atender aos moradores de Pedreiras e das áreas ribeirinhas. Todo o material para atendimento nos postos já foram adquiridos e, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Alba Carvalho Medrado da Rocha, em breve as unidades serão inauguradas.

A secretaria disse que os números divulgados não condizem com a realidade vivenciada hoje em Pilão Arcado, acreditando que , mesmo sendo negativos, serviram de incentivos para que toda equipe continue trabalhando cada vez mais no sentido de oferecer um atendimento digno e de qualidade a todos os munícipes.

Dentro da linha de atendimento a Atenção Básica as equipes de vacinação dividiram o município em sete rotas para que as vacinas cheguem a todos os moradores. A enfermeira Marcicleide de Souza, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que a descentralização tem como meta levar a vacina a todas as regiões do município. Segundo ela, no inicio do governo, Pilão Arcado estava com 20% de cobertura vacinal e, hoje já atingiu o índice de 77%.

Atendimento de Qualidade

O posto de Saúde que funciona na sede do município, atende em média 50 pessoas por dia com consultas, exames preventivos, curativos e pré-natal. A enfermeira Thaiana Queiroz Melo, destaca o trabalho de toda equipe de saúde, atribuindo o atendimento de boa qualidade ao compromisso que o prefeito tem com a saúde publica.

Para o médico Vinicius Lira, a saúde no município de Pilão Arcado melhorou consideravelmente nesta gestão e é comprovado, segundo ele, na satisfação dos pacientes. A jovem Rosimari Alves da Silva, que acabara de ser consultada, afirmou que o atendimento foi excelente e que sempre que procura a unidade é bem atendida. A dona de casa Edilene Rodrigues da Silva levou o filho para tomar nebulização e ser consultado. Ela confirmou a qualidade do atendimento e reforçou a preocupação de todo corpo médico em atender bem a população.

A agricultora Hildete Rodrigues da Silva, da comunidade de Passagem, ganhou seu terceiro filho e disse que foi bem cuidada desde a hora que deu entrada no hospital até o momento. Hildete agradeceu a toda equipe do hospital e destacou a importância do acompanhamento dos agentes de saúde durante o pré-natal. Já Edicléia Francisca Rocha, disse que por morar muito distante da sede (Nova Vereda), não teve o devido acompanhamento na gravidez, mas estava feliz com o nascimento do 3º filho que, segundo ela, graças ao atendimento que recebeu no hospital tudo ocorreu bem. Edicléia que mora há mais de 200 Km da cidade, ficou alegre com a noticia da construção de um posto de saúde na localidade de Nova Holanda, próximo de onde mora.

Experiência

Médico cirurgião há mais de 25 anos, Dr. Celso Silva e Souza, coloca sua experiência a serviço da saúde em Pilão Arcado. Para ele, os números divulgados pelo IDSUS, referente à Pilão Arcado, estão completamente fora da realidade atual. Na sua avaliação, com o resultado apresentando a impressão é de que o município estava completamente desassistido na área de saúde. Ele assegura que o atendimento hoje no município, em todas as áreas, não deixa nada a desejar e entende que estes índices não se muda de uma hora para outra, reforçando que os dados coletados foram na gestão anterior e que, hoje, a realidade no município é completamente diferente.

Outro profissional que decidiu colocar sua experiência a serviço de Pilão Arcado nesta gestão, é o também cirurgião João Ribeiro Junior que, mesmo vindo de uma linha politica de oposição ao atual prefeito, reconhece o trabalho desenvolvido hoje na saúde em Pilão Arcado, garante que se sente bem em trabalhar no atual governo afirmando que, dos quase 50 prefeitos com quem já trabalhou nenhum é mais compromissado do que João Ubiratan. “Nunca fiz oposição a ele (Joãozinho) e hoje me sinto bem em poder está ajudando a oferecer uma saúde de mais qualidade a toda à população”, resume o médico.

Relação cirurgias no Hospital de Pilão Arcado este ano

 Janeiro – 2012

 Curetagem – 04

 Cesariana – 18

 Laqueadura – 13

 Retirada nódulo mama (e) – 01

 Retrada nódulo mama (d) – 01

 Lipoma – 01

 Prostectomia – 02

 Herniorrafia umbilical – 04

 Ooforectomia – 01

 Vasectomia – 01

 Apendicectomia – 02

 Fratura no nariz – 01

 Colpoperineoplastia – 02

 Cisto – 02

 Fimose – 01

 Laparotomia exploradora – 01

Fevereiro – 2012

 Laqueadura – 17

 Curetagem – 01

 Cesariana – 24

 Colpoperineoplastia – 01

 Fimose – 01

 Herniorrafia umbilical – 04

 Períneo – 03

 Retirada corpo estranho pé – 01

 Cisto – 04

 Amputação do polegar (d) – 01

 Debridamento – 01

 Hidrocele – 01

 Hemorroidas – 01

Por Antonio Pedro

Fotos: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More
Política Relevantes

TSE inicia teste em urnas eletrônicas para eleições de 2026

post-image

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou, nesta segunda-feira (1), os testes para as urnas que serão usadas nas eleições de 2026. Oficialmente, o procedimento se chama Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais. Ao todo, serão aplicados 38 testes de transparência e confiabilidade nas urnas somente nesta semana.

Até sexta-feira (5), as avaliações, que não se restringem apenas às urnas, deverão verificar os sistemas que a Justiça Eleitoral utilizará durante em 2026. O primeiro turno está previsto para outubro do ano que vem. 

Os testes serão aplicados a várias etapas do sistema eleitoral, desde os gerenciadores de dados até a apuração e computação dos votos. 

Durante a abertura dos testes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que a ação tem como objetivo “garantir mais segurança” ao processo eleitoral. 

“Esses…

Read More
Política Relevantes

Lula sanciona isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

post-image

“A economia não cresce por conta do tamanho da conta bancária de ninguém, a economia cresce por conta do consumo que a sociedade…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (26), a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e o aumento da taxação para altas rendas. Uma das principais bandeiras de campanha de Lula em 2022, a medida começa a valer a partir de janeiro do ano que vem e deve beneficiar mais de 15 milhões de brasileiros.

Em discurso sobre justiça social e combate à desigualdade, Lula destacou que não existe “sociedade igualitária”, mas que é preciso governar para aqueles que precisam do Estado. Ele reafirmou que o crescimento econômico do país tem por base o consumo da população.

“A economia não cresce por conta do tamanho da conta bancária de ninguém, a economia cresce por conta do consumo que a sociedade…

Read More
Política Relevantes

Mulheres negras marcham hoje em Brasília por reparação e bem-viver

post-image

Caravanas de diversas partes do país vão ocupar, nesta terça-feira (25),  a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a 2ª Marcha das Mulheres Negras, com o tema “por Reparação e Bem Viver.” A expectativa é reunir 300 mil pessoas.

Organizada pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras, a mobilização nacional busca colocar em pauta os direitos básicos desse segmento da população – como moradia, emprego, segurança -, mas também por uma vida digna, livre de violência e por ações de reparação.

A jornada faz parte da programação da Semana por Reparação e Bem-Viver, de 20 a 26 de novembro, na capital federal, marcada por debates, atividades e apresentações culturais para exaltar o protagonismo das mulheres negras em todo o país.

Segunda edição

A nova edição da Marcha das…

Read More