Os candidatos que pretendem entrar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, já podem consultar as notas de corte para cada curso. Os concorrentes devem ter em mãos o número de inscrição e a senha no site do Sisu para consultar os dados.
Após realizar o login no site do sistema, o aluno precisa pesquisar uma cidade e selecionar o curso. Com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, é calculada a nota de corte. Junto a ela, o candidato tem o próprio resultado na prova do Enem, a título de comparação.
Conforme o site do Ministério da Educação (MEC), “a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada”. Ou seja, a nota de corte muda ao passo que mais concorrentes têm a pontuação divulgada.
O Sisu registrou, até as 18h30min de segunda-feira, 1.058.715 inscritos. O número é quase o dobro do registrado no primeiro dia do processo seletivo do ano passado, 593.453. As inscrições podem ser feitas até as 23h59min de sexta-feira, no site do Sisu.
De acordo com balanço parcial, Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, 150.405. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 121.162 inscritos, São Paulo, com 82.253, o Ceará, com 76.179, e a Bahia, com 69.246. O Rio Grande do Sul teve 43.940 inscritos, o que corresponde a 4,2% do total. Os classificados em primeira chamada devem ser divulgados no dia 13 de janeiro.
Zero Hora