Relevantes

Carnaval: pais não devem postar imagens de crianças, diz pesquisador

A pureza de crianças brincando livremente o carnaval ilumina os olhares e as lembranças do momento. Por outro lado, as famílias, a sociedade e o poder público devem ficar muito mais atentos com o avanço de violações contra os pequenos nesse período.

Pesquisador em políticas públicas para infância e adolescência, o presidente da organização social internacional ChildFund no Brasil, Maurício Cunha, alerta que se trata de uma época de maior vulnerabilidade dos pequenos.

Essas violações, segundo explicou em entrevista à Agência Brasil, estão no mundo virtual e também nos cenários reais. Cunha recomenda, inclusive, que as famílias evitem postar imagens de crianças em redes sociais e que a sociedade seja estimulada a denunciar ameaças e violências diversas. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Cunha vai ser uma dos participantes de uma audiência pública nesta quinta-feira (12) na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, a partir das 10h. O encontro vai debater os riscos e violações de direitos enfrentados por crianças e adolescentes no contexto do carnaval, como adultização, erotização, desaparecimento, trabalho infantil e exploração sexual.

O especialista explicou que dados do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, revelam que mais de 26 mil casos suspeitos de crimes contra crianças e adolescentes foram registrados durante o carnaval de 2024.

O pesquisador aponta que o quadro é agravado pelos riscos da internet por haver exposição de imagens de crianças e adolescentes em fóruns, grupos fechados e redes sociais, além de violência sexual na internet, conforme apontou o estudo do ChildFund Mapeamento dos Fatores de Vulnerabilidade de Adolescentes Brasileiros na Internet, publicado no ano passado 

 A pesquisa com mais de 8 mil adolescentes de 13 a 18 anos de todas as regiões do país mostrou que 54% dos entrevistados já sofreram algum tipo de violência sexual online.

Confira abaixo trechos da entrevista

Agência Brasil – Por que as crianças e adolescentes estão ainda mais vulneráveis no carnaval? 

Maurício Cunha – Acaba sendo um período em que as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis a todo tipo de violência. Isso pode ser comprovado com evidências. A própria Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100, apontou, por exemplo, o registro, no ano passado,  de 26 mil denúncias de violações ou de crimes contra criança e adolescente nesse período. 

Isso significou um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. É um dado alarmante, porque quase 40% de todas as violações registradas no período se referiam à violência contra a criança. 

Agência Brasil – Quais são as principais preocupações em relação às violências que elas sofrem?

Maurício Cunha – As crianças sofrem mais violência nesse período por uma série de razões. Existe uma superexposição, aumento da circulação, disposição de eventos de massa. O debate da sociedade sobre a da adultização, que foi o termo usado, mas seria mesmo a erotização precoce, que é uma violação dos direitos, considerando o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente.

>>Saiba mais sobre ECA

A criança precisa ser preservada de situações e conteúdos. Então, é um período também de mais desaparecimentos de crianças pelas grandes aglomerações, além de aumento de crianças também em atividades informais e que exploram o trabalho infantil. Há um aumento também da exploração sexual e precisamos chamar muita atenção dos riscos digitais. 

Agência Brasil – Isso ocorre com o aumento da exposição de imagens de crianças?

Maurício Cunha – Sim. A gente orienta as famílias a desligar localização e evitar fotos, vídeos e lives.

O que para as famílias é um conteúdo simples pode gerar exposição dos filhos.  Aquilo pode parar em uma rede em que essa foto pode ser manipulada. 

Agência Brasil – Como é possível prevenir?

Maurício Cunha – Nós orientamos às famílias a utilizar ferramentas de segurança como controles parentais, limitar mensagens desconhecidas para as crianças e revisar a privacidade dos aplicativos.

Temos pesquisas que mostram, por exemplo, que adolescentes no Brasil passam, em média, quatro horas por dia nas redes sociais. É muito  tempo. Ao menos, 30% dos adolescentes passam mais de 6 horas de dia nas redes sociais. 

Quanto mais tempo ali, mais a criança está exposta também a violações. Há riscos no mundo offline e também no online. 

Agência Brasil – Em ambos, a família deve estar vigilante, certo?

Maurício Cunha – O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro ao mostrar que o dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público é assegurar os direitos da criança.  A gente fez recentemente uma pesquisa com nove mil adolescentes de todos os estados do Brasil mostrando que apenas cerca de 35% dos adolescentes brasileiros têm algum tipo de supervisão parental no que diz respeito ao uso da internet. 

O adolescente quer liberdade, mas a gente percebeu que esse mesmo adolescente se ressente do fato de não ter tanta proteção. 

Essa mesma pesquisa apontou um dado alarmante: 54% desses adolescentes relatam já haver sofrido alguma violência sexual no ambiente online. É gravíssimo. Isso é muito grave porque são marcas que vão ficar no desenvolvimento dessa pessoa, e que vão comprometer o seu desenvolvimento psíquico e emocional. 

Agência Brasil – O senhor recomenda que se evite imagens de crianças no carnaval?

Maurício Cunha – A imagem dessa criança pode ficar eternamente na internet, e compartilhada em redes de pedofilia. O que funciona é o diálogo: orientar crianças e adolescentes a não interagir com desconhecidos no ambiente digital, nem enviar fotos ou informações pessoais e ativar ferramentas de segurança. São ferramentas que as famílias desconhecem, mas que estão acessíveis a toda a população. 

Agência Brasil – Nesta semana, soubemos que um piloto de avião foi preso acusado de exploração sexual infantil. Uma avó de três crianças integrava o grupo. É possível identificar perfis desses criminosos?

Maurício Cunha –  Esse é um bom ponto. A gente precisa quebrar alguns tabus. A violação sexual contra criança não se dá, na absoluta maioria dos casos, por aquela figura do tarado babando na esquina, para usar um português claro. Mais de 85% das violações são cometidas por alguém de confiança da família ou da criança. 

São muitos casos de que as próprias famílias vendem imagens. Todas as pesquisas apontam que perto de 90% dos casos ocorrem em ambientes domiciliares, com familiares do convívio desta criança ou desta família. 

Agência Brasil – Em relação a isso, que a maior parte dos casos acontece em casa, é um papel difícil de monitorar, de fiscalizar e de denunciar? Qual é o papel da sociedade e do poder público?

Maurício Cunha – No que diz respeito à violência sexual online, a gente fez um grande avanço, que é o ECA Digital, que já foi sancionado e que a partir do mês que vem, agora em março, vai ser implementado e vai reduzir a violência contra a criança certamente. 

>>Saiba mais sobre o ECA digital 

Agência Brasil – O Disque 100 é uma importante conquista nesse contexto…

Maurício Cunha – Sim. Com o Disque 100, é possível ligar gratuitamente, 24 horas por dia, sem o ônus da prova. Isso é algo que a gente precisa dizer para a sociedade. Se há uma suspeita de crime contra a criança, ele já pode ligar para o Disque 100 e a denúncia é encaminhada para o município. 

Na dúvida, as pessoas devem fazer a denúncia porque aquela criança é hipervulnerável. Alguém vai precisar ver o que está acontecendo com ela e denunciar. Isso inibe muito a ação dos criminosos. Eles não vão parar se não houver uma reação forte  e vigilante da sociedade. 

Agência Brasil – E, na época do carnaval, podemos flagrar também crimes como o trabalho infantil…

Maurício Cunha – A gente precisa ter um olhar vigilante sobre isso. No Brasil, é proibido o trabalho até os 14 anos. Entre 14 e 16 é permitido uma condição de aprendiz. Criança tem que brincar, estudar e ser protegida. A criança é mais explorada porque é um trabalho mais barato. Isso é intolerável.

Agência Brasil

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Polícia Federal combate crime de exploração sexual infantojuvenil

post-image

A Polícia Federal faz na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Guardiões da Esperança, na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo.

A meta é combater crimes de exploração sexual infantojuvenil praticados pela internet.

Um homem foi preso em flagrante por armazenar material de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Arquivos serão avaliados

Policiais apreenderam todo o conteúdo na casa do suspeito e encaminharão os arquivos para avaliação da perícia.

O Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Delegacia de Polícia Federal em São José dos Campos identificou, após investigações, que um criminoso baixou e compartilhou cerca de 200 arquivos com material ilícito entre março de 2022 e novembro de 2023.

Agência Brasil…

Read More
Política Relevantes

Entidades pedem veto à criação da licença indenizatória no Legislativo

post-image

Dez organizações da sociedade civil enviaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um pedido de vetos integrais a dois projetos de lei, já aprovados pelo Congresso, que criam a licença compensatória para servidores da Câmara dos Deputados e do Senado.

Segundo as associações, a institucionalização desse benefício — o chamado “penduricalho” — levará ao pagamento de valores extra-teto, com elevação de gastos públicos e possível efeito cascata na administração pública.

O mecanismo da licença indenizatória permite, se implementado, conceder a servidores da Câmara licença de até um dia para cada três trabalhados, limitada a dez dias por mês. No caso do Senado, a proporção varia de um dia a cada dez e um a cada três dias de exercício.

Segundo o projeto aprovado, os dias não usufruídos podem ser pagos em dinheiro e…

Read More
Política Relevantes Revista

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil. País registra quatro vítimas e 10 tentativas de feminicídio por dia

post-image

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançaram o Pacto Nacional – Brasil contra o Feminicídio. A iniciativa prevê atuação coordenada e permanente entre os Três Poderes com o objetivo de prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil.

O acordo reconhece que a violência contra mulheres no país figura como uma crise estrutural que não pode ser enfrentada por ações isoladas. Será lançada ainda uma campanha orientada pelo conceito Todos Juntos por Todas, convocando toda a sociedade a assumir papel ativo no enfrentamento à violência.

Dentre os objetivos do pacto está acelerar o cumprimento de medidas protetivas, fortalecer as redes de enfrentamento à violência em todo o território nacional, ampliar ações educativas e responsabilizar agressores, combatendo a impunidade.

O acordo prevê compromissos voltados à transformação da cultura institucional dos três…

Read More
Política Relevantes

Osório Siqueira é eleito presidente da Câmara de Petrolina pela 7ª vez

post-image
  • Presidente: Osório Ferreira de Siqueira (Republicanos)
  • Primeiro vice-presidente: Gilberto de Sá Melo (União Brasil)
  • Segundo Vice-presidente: Josivaldo Albino de Barros (Republicanos)
  • Terceiro Vice-presidente: José Josinaldo de Alencar Lima…

    O vereador Osório Siqueira (Republicanos) foi reeleito como presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para o segundo biênio da atual legislatura (2027/2028). A eleição aconteceu nesta quinta-feira (5), após a primeira sessão ordinária do ano.

    A eleição contou com apenas uma chapa, que acabou sendo eleita de forma unânime. Osório vai comandar a Câmara de Vereadores de Petrolina pela sétima vez. A mesa diretora eleita toma posse no dia 1º de janeiro de 2027.

    Como ficou a nova mesa diretora de Petrolina:

    • Presidente: Osório Ferreira de Siqueira (Republicanos)
    • Primeiro vice-presidente: Gilberto de Sá Melo (União Brasil)
    • Segundo Vice-presidente: Josivaldo Albino de Barros (Republicanos)
    • Terceiro Vice-presidente: José Josinaldo de Alencar Lima…
Read More
Política Relevantes Revista

Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda

post-image

A partir desta segunda-feira (2), entra em vigor a nova regra de segurança do Piximplementada pelo Banco Central. O aprimoramento visa facilitar a recuperação de valores em casos de fraudes, golpes ou coerção, permitindo um rastreamento mais eficiente das transferências suspeitas.

A principal mudança está no prazo para devolução do dinheiro, que agora será mais curto. De acordo com especialistas consultados pela CNN Brasil, a expectativa é que os valores retornem à conta do cliente em aproximadamente 11 dias após a contestação, tornando o processo muito mais ágil para as vítimas de golpes.

Mecanismo Especial de Devolução

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é a ferramenta que permite o bloqueio e a recuperação acelerada dos valores transferidos de forma irregular. Uma das novidades mais importantes é o bloqueio automático de contas que tenham alguma denúncia de fraude….

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Eleições 2026: Ex PCdoB e PT, ex-prefeito Isaac Carvalho anuncia apoio a ACM Neto para Governo do Estado

post-image

O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, anunciou seu apoio a ACM Neto (UNIÃO), pré-candidato a governador da Bahia nas eleições deste ano. Isaac afirmou que o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), vem frustrando as expectativas dos baianos ao conduzir uma gestão centralizadora, distante do diálogo com as lideranças regionais, e que tem desagregado sua própria base aliada em diversos municípios do estado. Na avaliação de Isaac, a Bahia enfrenta hoje indicadores preocupantes no combate à violência, na geração de empregos e na educação.

Na ocasião, Isaac fez questão de deixar público seu agradecimento ao presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, “que sempre foi muito correto conosco”. Isaac agradeceu também ao senador Ângelo Coronel e ao deputado federal Diego Coronel, com quem mantém uma parceria de anos.

De acordo com a assessoria de imprensa, historicamente, Isaac Carvalho…

Read More
Política Relevantes

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz de Trump, diz cardeal

post-image

O papa Leão XIV está entre os líderes mundiais convidados a integrar o “Conselho de Paz” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou o cardeal Pietro Parolin, principal autoridade diplomática do Vaticano, nesta quarta-feira (21).

Leão, o primeiro papa dos EUA e crítico de algumas das políticas de Trump, está avaliando o convite, afirmou o cardeal.

“O papa recebeu um convite e estamos considerando o que fazer. Acredito que será algo que exigirá um pouco de tempo para reflexão antes de darmos uma resposta”, disse Parolin a jornalistas.

O conselho foi inicialmente criado para pôr fim ao conflito em Gaza, porém Trump afirmou que o grupo terá um escopo muito mais amplo e buscará resolver conflitos globalmente.

Embora alguns países, como Israel e Egito, tenham aceitado o convite, vários outros…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

post-image

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado, 17 de janeiro.

O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia.

Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.

A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados…

Read More