Cine PE premia três filmes campeões

O filme de Wagner Miranda músico e compositor do Grupo Os Matingueiros de Petrolina ganhou o troféu da organização do evento como um filme reflexão

Com um público que chegou a mais de 25 mil expectadores lotando todas as noites o Teatro Guararapes no Centro de Convenções de Olinda o Cine PE – Festival do Audiovisual – termina a edição 2012, nesta quarta-feira (2), no Recife, com uma premiação equilibrada, dividindo os 10 prêmios técnicos concedidos pelo júri oficial entre três filmes, sendo quatro Calungas para cada uma das obras. “À beira do caminho”, de Breno Silveira, “Boca”, de Flávio Frederico, e “Paraísos artificiais”, de Marcos Prado, foram os vencedores do evento.

O diretor Wagner Miranda destacou a parceria com o Exército Brasileiro para realizar o filme.

O filme de Wagner Miranda músico e compositor do Grupo Os Matingueiros de Petrolina ganhou o troféu da organização do evento como um filme reflexão, pois mostra o bioma Caatinga e sua peculiaridades e mitos. O Filme na Quadrada das Águas Perdidas foi todo filmado na caatinga do sertão do São Francisco tendo o ator Matheus Nachtergaele como protagonista num monólogo sem texto onde as expressões faciais e corporais falavm por si só, do sofrimento do caatingueiro (homem que vive na caatinga).

Outro filme que me chamou a atenção entre os longas metragens foi Paraisos Artificiais do diretor Marcos Prado, onde aborda problemas de jovens que vivem a sonhar através das drogas e os perigos desses “paraísos artificiais” principalmente em festas rave espalhadas pelo mundo inteiro. O filme traz no elenco a atriz global Natália Dhil com uma interpretação brilhante ao lado da atriz Divina Brandão que ganhou o premio de melhor atriz coadjuvante.

Breno Silveira- O diretor Breno Silveira ressaltou o trabalho dos atores.

Emocionado, o diretor Breno Silveira do filme A Beira do Caminho que foi rodado algumas cenas na região de Juazeiro no Mercado do produtor disse que o trabalho foi duro e valorizou o desempenho dos atores, não por acaso premiados nas suas categorias. “Metade do filme se deve aos dois atores protagonistas, o João Miguel e o Vinícios Nascimento, a direção só faz amarrar o resto”, afirmou.

“À beira do caminho” ainda conquistou dois prêmios extras – melhor filme, pelo júri popular, e o Prêmio Gilberto Freyre.

De acordo com a organização do evento, a 16ª edição do Cine PE teve um público estimado em 25 mil pessoas, contabilizando os visitantes das mostras competitivas e mostras paralelas (mostrinha, itinerante, mostra Pernambuco, mostra especial e a dos filmes moçambicanos), resultando em uma média de 2,2 mil pessoas por dia.

Em sete dias de programação, foram exibidos 42 filmes (27 curtas e 15 longas-metragens) da recente safra da produção audiovisual brasileira. A mudança realizada na grade do Cine PE transferiu para o próximo domingo (06) a exibição de “O beijo no asfalto”, de Bruno Barreto, às 16h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro Derby.

Para Alfredo Bertini, diretor do Cine PE, o fechamento dessa edição do festival acontece da melhor maneira possível, com todas as etapas da programação cumpridas, diferente do ano passado, quando algumas sessões foram canceladas por causa da chuva. “As falhas foram superficiais, de ordem técnica e humana, pequenos estresses que foram corrigidos sem prejuízos para o público e para os concorrentes. Vamos, é claro, levar isso em consideração no planejamento do festival do ano que vem, e trabalhar para que não se repita”, encerrou.

Confira a lista completa dos premiados do 16º Cine PE:

Mostra Competitiva de Longas-Metragens

Melhor Filme: À Beira do Caminho (Diretor: Breno Silveira)

Melhor Diretor: Flávio Frederico ( Boca)

Melhor Roteiro: Patrícia Andrade (À Beira do Caminho)

Melhor Fotografia: Lula Carvalho (Paraísos Artificiais)

Melhor Edição de Som: Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Armando Torres Jr. (Paraísos Artificiais)

Melhor Montagem: Quito Ribeiro (Paraísos Artificiais)

Melhor Trilha: Bid (Boca)

Melhor Direção de Arte: Alberto Grimaldi (Boca)

Melhor Ator Coadjuvante: Vinícius Nascimento (À Beira do Caminho)

Melhor Atriz Coadjuvante: Divina Brandão (Paraísos Artificiais)

Melhor Ator: João Miguel (À Beira do Caminho)

Melhor Atriz: Hermila Guedes (Boca)

Prêmio Especial do Júri Oficial: Ao compositor e músico Jorge Mautner

Prêmio Especial da Crítica: Estradeiros

Prêmio Gilberto Freyre: À Beira do Caminho

Prêmio do Júri Popular: À Beira do Caminho

Prêmio filme reflexão: Na Quadrada das Águas Perdidas (Diretor: Wagner Miranda)

Mostra Competitiva de Curtas-Metragens

Melhor Filme: Até à Vista (Diretor: Jorge Furtado)

Melhor Diretor: Thais Fujinaga (Filme: L)

Melhor Roteiro: Jorge Furtado (Até à Vista)

Melhor Fotografia: André Luiz de Luiz (Filme: L)

Melhor Montagem: Bruno Bini (Depois da Queda)

Melhor Edição de Som: Pablo Lamar (Dia Estrelado)

Melhor Trilha: Everton Rodrigues (Até à Vista)

Melhor Diretor de Arte: Amanda Ferreira (Filme: L)

Melhor Ator: Felipe de Paula (Até à Vista)

Melhor Atriz: Sofia Ferreira (Filme: L)

Prêmio Especial do Júri: A Fábrica (Diretor: Aly Muritiba)

Prêmio Especial da Crítica: Isso não é o Fim (Diretor: João Gabriel)

Prêmio do Júri Popular: Depois da Queda (Diretor: Bruno Bini)

Prêmio Aquisiçao do Canal Brasil: Di Melo-O Imorrível (Diretores: Alan Oliveira e Rubens Pássaro)

Mostra Pernambuco de Curtas

Melhor Filme da Mostra Pernambuco: Poeta Urbano (Diretor: Antônio Carrilho)

*Por revelar as sinceras entranhas da poesia urbana

-2 menções honrosas para o filme Koster: ao ator Sérgio Menezes e ao diretor de Arte Dantas Suassuna (pela erudição da pesquisa e pela fantasia nas soluções).

-1 menção honrosa para Sandra Possani, atriz do filme Canção para Minha Irmã

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política

Pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Tom Zé manteve encontros importantes esta semana, em Brasília 

post-image

O advogado e pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Tom Zé (PT), visitou Brasília nos últimos dias, oportunidade em que manteve contatos com ministros, senadores, deputados e outras lideranças na capital federal.

“Esta semana fiquei em Brasília e tive boas conversas sobre a região, especialmente sobre Juazeiro. Mantive contatos promissores e uma agenda muito interessante buscando investimentos para a região e pavimentando relações que serão muito importantes se tivermos a oportunidade de chegar à prefeitura do município”, disse Tom Zé, que tem seu nome ventilado com pré-candidato a prefeito pelo PT.

Tom Zé visitou o Ministro Rui Costa, na Casa Civil; Waldez Góes, no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, manteve encontros com os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, dentre outros parlamentares e órgãos da administração federal.

Redação redeGN

Política

Em 65 cidades de PE, mais da metade da população vive sem esgoto adequado, diz Censo do IBGE

post-image

Em Pernambuco, 65 cidades têm mais da metade da população vivendo em lares sem descarte adequado de esgoto. É o que mostram novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o estado, mais de 3,1 milhões de pessoas vivem sem saneamento básico, o que equivale a cerca de um terço da população.

Os dados mostram que, em 2022, o Brasil tinha 49 milhões de pessoas vivendo em lares sem descarte adequado de esgoto. Esse número equivale a 24% da população. Esse percentual sobe para 68,6%, entre pretos e pardos — que compõem pouco mais da metade da população brasileira.

É considerado descarte adequado o esgoto que vai para as redes públicas de coleta (geral ou pluvial) ou para fossas sépticas ou com filtro, ainda que depois…

Read More
Política

Amorim diz que é um ‘absurdo’ Israel considerar Lula persona non grata

post-image

O assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, afirmou considerar “um absurdo” a decisão do governo de Israel de considerar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva persona non grata. A medida foi anunciada ontem, um dia depois de Lula comparar a morte de milhares de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto que matou milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

“Ainda não falei com o presidente e, portanto, vou dar minha opinião: acho um absurdo essa declaração do governo de Israel”, disse Amorim ao GLOBO, momentos antes de chegar ao Palácio da Alvorada, para uma reunião com o presidente.

Outro fator de irritação em Brasília, revelada por interlocutores da área diplomática, foi a convocação do embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, para uma reunião com autoridades israelenses no Museu do…

Read More
Política

Com 108 assinaturas, impeachment de Lula já tem destino certo com Lira

post-image

A despeito das mais de 100 assinaturas reunidas na Câmara, entre deputados de oposição e até de partidos da base aliada do governo, o pedido de impeachment de Lula que deve ser protocolado nesta terça-feira (20/2) já tem destino certo: vai repousar em alguma gaveta do gabinete de Arthur Lira.

O presidente da Câmara não vem dizendo publicamente o que vai fazer em relação ao pedido contra o presidente, mas a expectativa de aliados próximos a ele é que Lira não faça nada e sente em cima do papel.

Ou seja: se aceitar o pedido está fora de cogitação, tampouco Arthur Lira o arquivará, o que desagradaria a oposição na Câmara.

O pedido de impeachment de Lula foi articulado depois da comparação feita pelo…

Read More
Política

Apoiadores de Bolsonaro organizam caravanas para ato na Paulista

post-image

Pouco mais de dois dias após a convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro para que seus apoiadores participem de uma manifestação na Avenida Paulista, bolsonaristas organizam caravanas de outros lugares no Brasil para irem à principal via de São Paulo.

A reportagem detectou movimentos em Divinópolis (MG), Indaiatuba (SP), Pouso Alegre (MG), São José dos Campos (SP) e São Gonçalo (RJ). Os valores dos veículos fretados varia entre R$ 60 e R$ 200.

Bolsonaristas usam, sobretudo, as redes sociais abertas para divulgar a iniciativa e alcançar mais pessoas. As publicações foram encontradas no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Telegram.

Nelas é possível ter informações do local de onde partirão os ônibus, valor de passagem, horário de partida dos veículos e telefone dos organizadores.

Os usuários são então redirecionados para os…

Read More
Política

Bolsonaro convoca ato na Avenida Paulista: “Quero me defender”

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro está convocando apoiadores para um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo de fevereiro (25/2).

Por meio de um vídeo, o ex-presidente afirma que estará pessoalmente no evento e que usará o ato para se “defender” das recentes acusações das quais é alvo.

Sem citar nomes, Bolsonaro pede ainda que os apoiadores estejam de verde e amarelo e não levem faixas ou cartazes “contra quem quer que seja”.

“No último domingo de fevereiro, dia 25, às 15h, estarei na Paulista realizando um ato pacífico em defesa do nosso Estado Democrático de Direito. Peço a todos vocês que compareçam trajando verde e amarelo. E mais do que isso: não compareçam com qualquer faixa ou cartaz contra quem quer que seja….

Read More
Política

Em vídeo, Bolsonaro orienta ministros a questionar urnas e Judiciário

post-image

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou público, nesta sexta-feira (09) um vídeo, de uma hora e trinta minutos de duração, de uma reunião na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro orienta sua equipe ministerial a disseminar informações que coloquem em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e a credibilidade do Poder Judiciário.

Bolsonaro diz que “providências” deveriam ser tomadas para mantê-lo no poder. Ao longo do vídeo, o ex-presidente cita uma série de argumentos que deveriam ser reproduzidos por seus ministros.

O vídeo, gravado em 5 de julho de 2022, é uma das provas apresentadas pelo STF no âmbito da Operação Tempus Veritatis, deflagrada na quinta-feira (8) pela Polícia Federal para investigar uma suposta organização criminosa cuja atuação teria resultado na tentativa malsucedida de golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023.

Demonstrando preocupação…

Read More
Política

Ordem do STF determina que Bolsonaro entregue passaporte à Justiça

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos alvos da Operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Federal (PF) para investigar a existência de suposta  organização criminosa que teria atuado numa tentativa de golpe de Estado.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a PF apreenda o passaporte de Bolsonaro no âmbito da operação. Ordens de prisão também têm como alvo assessores diretos do ex-presidente, incluindo militares. 

A operação é deflagrada após o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, ter fechado acordo de colaboração premiada junto a investigadores da PF. O acordo foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e já recebeu a homologação pelo STF.

Nesta quinta, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Ao todo,…

Read More