Concurso Público e o sonho de estabilidade financeira

É cada vez maior a quantidade de pessoas interessadas em concursos públicos.

É cada vez maior a quantidade de pessoas interessadas em concursos públicos. Conseguir estabilidade financeira é a meta de qualquer trabalhador. Boa remuneração, estabilidade do emprego público, oferta de benefícios, como por exemplo, auxílio alimentação, saúde e transporte. Nos dias atuais, todos esses objetivos, é o que a maioria das pessoas deseja alcançar.

O concurso público é uma ótima oportunidade de ascensão no mercado de trabalho, através dele conquistamos um cargo bem remunerado e de estabilidade garantida. Muitas pessoas optam pelo funcionalismo público, por isso, as provas classificatórias são cada vez mais difíceis e de grande concorrência.

Para conquistar a tão sonhada vaga nos concursos públicos, é preciso organização, foco, disciplina, treino, investimento e, principalmente, estudar bastante. Para isso muitas pessoas estão retornando para as salas de aula, na busca de uma melhor preparação.

Caso não tenha condições de investir em cursos preparatórios, hoje através da internet é possível encontrar material para os mais diferentes concursos, blogs e sites especializados nesta área, disponibilizam por meio grátis ou venda, os materiais necessários.

O balanço de um dos concursos de nível médio realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística), no ano passado, contou com mais de 900 candidatos por uma vaga e, detalhe, essas vagas eram de emprego temporário, por dois anos. A remuneração era inferior a dois salários mínimos. Apesar de exigir apenas o 2° grau, a prova foi feita por muitas pessoas com curso superior; pós-graduadas e outras formações.

Pode-se observar, também, que em busca de estabilidade financeira para pagar cursos superiores e, de tempo livre para se dedicarem aos estudos, jovens brasileiros têm optado por concursos públicos, antes mesmo de prestarem o vestibular.

O serviço público é também uma alternativa para quem está desempregado ou que já está com mais de 40 anos e vê o mercado profissional se fechar cada vez mais. Se a opção é voltar ao batente o mais rápido possível, os concursos que exigem apenas formação em ensino médio são os mais indicados.

Quem se dispõe a buscar um emprego público precisa estar consciente de que é um caminho difícil, de grande concorrência e que exige muita disciplina e dedicação e, ainda, considerar se vale a pena abdicar, em alguns casos, da vocação profissional para se ter estabilidade.

Optar pelo serviço público ou por uma carreira autônoma, na iniciativa privada, qualquer que seja a decisão, é muito importante estar feliz naquilo que faz. É buscar sempre a própria evolução e enfrentar novos desafios, todos os dias e, dessa forma, se aproximar, ao máximo, do chamado emprego dos sonhos.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado nesta segunda-feira (28)

post-image

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o pedido de destaque do julgamento que discute a manutenção da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor.

O despacho foi publicado neste sábado (26). Com isso, a análise do caso será retomada na próxima segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte. Na última sexta-feira (25), o STF formou maioria de votos para manter a decisão de Moraes.

Até o momento, seis ministros votaram pela manutenção da decisão individual do ministro. Além de Moraes, os votos foram proferidos por Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

O ministro Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento por ter atuado como advogado em processos da Operação Lava Jato antes de chegar…

Read More
Política Relevantes

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

post-image

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (25) em Maceió. Segundo sua defesa, a prisão ocorreu às 4h da madrugada, quando o político se deslocava para Brasília.

Ainda de acordo com a defesa de Collor, que também é ex-senador, ele se deslocava para Brasília para o cumprimento espontâneo do mandado de prisão.

Depois da prisão, o ex-presidente foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas.

AConforme publicada na REDEGN, a prisão de Collor foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após negar recurso da defesa para rever uma condenação, de 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Agencia Brasil Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Política Relevantes

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

post-image

A Advocacia-Geral da União (AGU) criou nesta quarta-feira (23) um grupo especial para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida foi tomada após a deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

O grupo será formado por oito advogados públicos que vão atuar para propor medidas judiciais e administrativas para obter a reparação dos valores descontados e os danos causados contra o INSS.

Os profissionais também devem propor medidas de prevenção e enfrentamento de situações de fraudes contra a seguridade social.

De acordo com o advogado-geral da União,…

Read More
Petrolina Política

Simão Durando faz balanço dos 100 primeiros dias do novo mandato como prefeito de Petrolina

post-image

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), fez nesta terça-feira (22) um balanço das ações desenvolvidas no município do Sertão pernambucano nos primeiros 100 dias do novo mandato. A cerimônia, que teve a presença de vereadores, secretários e servidores municipais, foi realizada no Parque Josepha Coelho.

Durante a apresentação, Simão Durando destacou o trabalho que vem sendo feito nas secretarias. Na segurança, o prefeito lembrou da onde de furtos que estão acontecendo no centro da cidade, o que motivou a criação da Operação Guardião, realizada pela Guarda Municipal em parceria com outras forças de segurança, como PM e Polícia Civil.

“A gente viu que estava aumentando o número de roubos, de assaltos no centro da cidade. Toda a cidade de Petrolina converge para o centro, seja para o comércio, para os bancos, para a consulta…

Read More
Política Relevantes

Lula lamenta morte do Papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco e decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente exaltou a trajetória do pontífice argentino como um exemplo de amor, solidariedade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis.

Para Lula, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou.

Ele também destacou o papel do Papa na defesa do meio ambiente, dos pobres e dos refugiados, além de suas críticas aos modelos econômicos geradores de desigualdade e injustiça. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas”, disse o presidente.

Política Relevantes

Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim

post-image

Após 12 horas, foi concluída na noite deste domingo, 13, a operação no intestino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Trata-se da sétima operação do ex-presidente desde a facada na campanha eleitoral de 2018. A cirurgia durou cerca de 11 horas e, contando o pré-operatório, o procedimento totalizou 12 horas. Bolsonaro deixou o centro cirúrgico do Hospital DF Star por volta das 21h20. Segundo boletim médico do Hospital DF Star, divulgado às 21h42, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de “estenda lise de aderências e reconstrução da parede abdominal”. “O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”, diz a nota. Seu quadro de saúde é estável

Ainda segundo os médicos, a obstrução que fez Bolsonaro passar mal no Rio Grande do Norte se deu a uma…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino, diz hospital

post-image

O Hospital DF Star informou neste domingo (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.

Após passar mal em um evento do PL no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11), o ex-presidente foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes.

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.

As aderências no intestino de Bolsonaro decorrem das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral…

Read More
Política Relevantes

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

post-image

O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas próximas semanas para que o tema da regulação das plataformas digitais volte à agenda dos legisladores, afirmou o Secretário de Politicas Digitais da Presidência da República, João Brant.

“O governo está terminando de definir sua posição de mérito e de estratégia. Nossa compreensão é que essa regulação precisa equilibrar três coisas: primeiro, a responsabilidade civil das plataformas; segundo, o que a gente chama de dever de prevenção e precaução, que significa a necessidade de atuar preventivamente para que não haja disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades; e terceiro, que elas atuem na mitigação dos riscos sistêmicos da sua atividade”, defendeu Brant na última semana, em palestra na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A principal proposta de regulação das plataformas digitais,…

Read More