
O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, vai abrir no próximo dia 20 de novembro no Sest/Senat, em Petrolina-PE a programação do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird com uma boa notícia para o setor.
Fernando Bezerra Coelho vai detalhar o programa de irrigação para o Semiárido, que será lançado em breve pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é implantar 200 mil hectares de perímetros irrigados em estados como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Desse total, 125 mil devem ser destinados à plantação de cana de açúcar e 75 mil hectares para ração animal e citros, como laranja e limão. O investimento será feito por meio do Programa de Aceleração do Crescimento e de parcerias público-privadas. Grandes empresas de agronegócio e de infraestrutura já mostraram interesse. A iniciativa tem apoio do Banco Mundial.
O ministro da Integração Nacional também deverá falar sobre a recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação – Senir, que além de coordenar os trabalhos deste programa, tem, entre outras metas, a eliminação da ociosidade dos perímetros públicos de irrigação, trazendo a presença do agronegócio para garantir a introdução de tecnologia, da inovação e das boas práticas de comercialização da produção agrícola, conforme adiantou Fernando Bezerra Coelho.
O XXI Conird é uma realização da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID em parceira com Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional. O evento oferece uma programação bastante rica e diversificada que inclui 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, visitação de estandes, sessão pôsteres e dois Dias de Campo nos projetos agrícolas da região.
Informações: Clas Comunicação
Foto: site onordesete.com