A fim de discutir a viabilidade de executar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no norte baiano, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) se reuniu com representantes dos municípios de Casa Nova, Remanso, Curaçá e Sobradinho na última sexta-feira (07).
A reunião contou a com participação do Consórcio Portal do Sertão, que explanou a experiência em desenvolver o PNHR em algumas cidades baianas, com o objetivo de auxiliar o Constesf, enquanto a Entidade Organizadora (EO) do programa, nos municípios do Sertão do São Francisco.
Para o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, o Programa é uma oportunidade de melhorar a vida dos trabalhadores rurais da região. “O PNHR é um benefício que devemos utilizar para trazer uma melhoria na vida dos nossos agricultores que, muitas vezes, não têm condições de construir uma casa digna para sua família. Nós, como gestores, temos o dever de buscar recursos e parcerias pensando no benefício dessas famílias”, salientou.
Segundo o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, o Consórcio busca, através do PNHR, trazer ainda mais benfeitorias para os municípios consorciados. “Desta vez estamos buscando avanços para o homem do campo. Já estamos construindo cisternas no território do São Francisco, que já é uma tecnologia que ajuda muito, a moradia é outro benefício prioritário”, destacou.
O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)
O Programa Nacional de Habitação Rural foi criado dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, com recursos federais, através de uma Entidade Organizadora (EO).
O programa inclui a aquisição de material de construção para construção, conclusão ou reforma/ampliação de Unidade Habitacional rural e de cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva em localidades com irregularidade de chuvas e secas recorrentes e é destinado a pessoas físicas, trabalhadores rurais e agricultores familiares, de baixa renda.
Fonte: ASCOM CONSTESF