Debate acalorado entre candidatos à Reitoria da Univasf

A organização do debate teve dificuldades em conter a agitação das centenas de universitários que acompanhavam as discussões, vibrando após cada explanação dos candidatos.

Na tarde desta sexta-feira (04), o auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina (PE), foi cenário de um debate acalorado entre os candidatos que disputam a reitoria da instituição de ensino superior.  A chapa intitulada ‘Universidade Viva: Consolidar e Avançar’ – ou chapa 2 –, liderada por Paulo César da Silva Lima e o vice José Bismark Medeiros, debateram com os candidatos da chapa 1, ‘Univasf Plural e Democrática’, liderada por Julianeli Tolentino e o vice Telio Nobre Leite.

Centenas de estudantes acompanharam as discussões tanto no interior do auditório como na parte externa, onde o debate estava sendo retransmitido. O confronto de idéias foi bastante acalorado e a organização teve dificuldades em conter a agitação da platéia após cada explanação dos candidatos.

O debate foi organizado por uma comissão da própria instituição, com regras específicas a serem cumpridas, como se vê costumeiramente em debates políticos. Ao todo, foram quatro blocos de debate, cada um com metodologias diferentes: dois blocos onde os candidatos abordagem suas propostas sobre temas sorteados; um bloco com perguntas feitas pelos alunos; e um bloco com perguntas feitas de um candidato para o outro.

Várias temáticas foram abordaram no debate. Acompanhe algumas delas.

Investimentos em pesquisas e formação dos professores

Os candidatos da chapa 1, de oposição à atual reitoria da instituição, contestaram que a administração da Univasf precisa investir mais em pesquisas científicas e na qualificação dos professores. De acordo com Julianeli Tolentino, “os professores conseguem tirar leite de pedra” para realizar um trabalho decente na universidade. “A instituição precisa financiar seus próprios projetos científicos e não ser apenas um canal de repasse de editais de outras entidades”, criticou Tolentino.

A oposição ainda apontou que falta apoio na pós-graduação e defendeu a criação de um edital nacional para seleção de mestrado como medida para estimular a qualificação docente.

A chapa 2, “Universidade Viva: Consolidar e Avançar”, refutou a idéia reafirmando que o processo de seleção de mestres baseia-se na meritocracia (reconhecimento de mérito) e argumentou que os candidatos da oposição não possuem conhecimentos precisos sobre os programas de incentivos aos profissionais de educação da Univasf. Paulo César da Silva, líder da chapa 2, salientou que universidade possui quatro cursos de mestrados e dois de doutorados em processo de avaliação pelo MEC, e a perspectiva é que mais cursos de pós-graduação sejam implementados em breve.

Assistência Estudantil

Ao abordar este tema, a chapa 2, vinculada à atual reitoria, defendeu que a Univasf tem feito muitos investimentos que beneficiam estudantes de todos os campi. Segundo Paulo César da Silva, atualmente a Univasf oferece aproximadamente 500 bolsas permanência para alunos de baixa renda, com auxílio de R$ 360 mensais para cada aluno integrante do programa. Residências estudantis, contratação de nutricionistas – para controlar a qualidade dos alimentos nos restaurantes universitários – e ônibus estudantil são algumas das realidades já vivenciadas pelo corpo discente da instituição, explanou Paulo César.

Deficiência no andamento das obras

A chapa de oposição afirma que a Universidade passa por um “caos nas construções”. Tolentino indagou que, se fossem somados os atrasos de apenas três obras em andamento na Univasf, chegariam ao número de mil dias em atraso. O professor critica que as justificativas para tais atrasos não foram apresentadas a comunidade acadêmica e nem para o Conselho Universitário – órgão regulador do setor.

Paulo César rebateu as críticas afirmando que a instituição tem crescido num ritmo acima do comum, tanto na sede, em Pernambuco, quanto nos outros campi da instituição, na Bahia e no Piauí. Ele assumiu que há atrasos em algumas obras por fatores variados, que em muitos casos estão fora do controle da reitoria e fazem parte do processo natural dos projetos de melhoria em infra-estrutura. “É uma análise ingênua achar que numa instituição desta grandeza os prazos de construção são seguidos à risca”, argumentou Paulo César.

O candidato e o seu vice destacaram ainda que a Univasf já pode ser considerada, hoje, uma grande conquista. “A nossa universidade não foi criada a partir de outros modelos. Ela foi pensada e planejada. É um projeto que saiu da poeira, de casas emprestas e hoje nos traz dignidade”, ressaltou Paulo César, concluindo o pensamento: “A nossa universidade não foi criada para perpetuar o pré-conceito contra o nordestino, é e por isso que talvez agrida tanto a alguns”.

A impressão dos universitários sobre o debate

Para muitos estudantes da instituição, o debate foi um momento oportuno para conhecer melhor os candidatos à reitoria e suas propostas de melhoria para a universidade. Mas as discussões levantadas não foram tão conclusivas para alguns deles.

É o caso de Eduarda Vidal, estudante do quarto período de enfermagem. “O clima do debate foi bem alterado. Alguns pontos importantes deixaram de ser discutidos porque houve muita troca de ataques. Eu não sei bem em quem vou votar, mas pelo menos conheço um pouco mais o perfil dos candidatos”, comenta.

Os universitários Raquel Granja e Camuel Vieira, ambos estudantes de medicina veterinária, também continuam com dúvidas, mas antecipam que na sua escolha vão pesar bastante a evolução observada por eles na Univasf e a experiência dos candidatos na administração da instituição. “É impossível dizer que uma instituição de ensino superior não tem problemas. Mas é importante observar que os gestores têm lutado para conseguir o necessário para que as aulas aconteçam. Estamos vendo e vivendo isso, não podemos negar”, conclui o casal.

Já para o estudante de psicologia, Felipe Costa, o debate não apresentou nada de novo. Ele está integrado às discussões a cerca da nova reitoria e já desclassificou uma das chapas para receber o seu voto. “A outra ainda não conseguiu me convencer de que é melhor para a instituição. Se for assim até o final, o meu voto vai ser nulo”, completa Felipe.

 

Por Ricardo Alves

Foto: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More