SEDUC
Com o tema ‘Juazeiro na Rota das Olimpíadas: União, Trabalho e Conquistas’, o desfile cívico – militar em comemoração ao 7 de setembro, levou uma grande multidão as ruas do Centro da cidade.
Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Esportes, a data teve inicio com o hasteamento da bandeira no Paço Municipal e revista às tropas, feita pelo Prefeito Isaac Carvalho, pelo Coronel do Exército, Paiva Dias e o Ten. Coronel da Polícia Militar da Bahia, Neves.
O desfile foi aberto pelos militares. Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar da Bahia e Guarda Municipal. A elegância dos militares em seus trajes de gala e seus gritos de guerra arrancavam palmas de quem assistia. E a grande novidade dessa parte do desfile ficou por conta da Guarda, que trouxe um pelotão com o Corpo de Bombeiros Municipal. “Desde cedo que estou aqui, porque gosto de ver a saída dos militares e dos desbravadores da Igreja Adventista. Acho muito importante participar desse momento”, disse dona Marilena Maria, que veio do Salitre só para ver o desfile.
As Lojas Maçônicas abriram o desfile civil, que foi seguido por quatorze escolas municipais e estaduais. O Colégio Estadual Rui Barbosa foi a primeira escola a desfilar. Em frente ao palanque a sua fanfarra tocou a música Trem das Onze, de Adoniram Barbosa, numa homenagem à Musica Popular Brasileira. Comemorando os 60 anos, a escola levou para a avenida um pelotão de ex-alunos com o Deputado Estadual Roberto Carlos, a Vereadora Suzana e o lutador, Jafel Filho.
Para o secretário de Educação e Esportes, o evento aconteceu com êxito. “Acredito que acertamos no tema, pois Juazeiro irá receber a tocha olímpica então nada melhor do que celebrar hoje essa grande conquista para o Brasil, mas também da nossa cidade de fazer parte desse grande momento para o esporte mundial. A população de Juazeiro tem um carinho muito especial pelo sete de setembro e são poucas as cidades que se mobilizam tanto para um evento como esse. Fazemos uma grande festa cívica, mas também uma festa cultural, de alegria, onde as pessoas vão às ruas e festejam a independência do país com as famílias. Estamos muito felizes porque, mais uma vez, o sete de setembro acontece com muito sucesso”, reconheceu Clériston Andrade.
A última escola a desfilar foi o Colégio Municipal Paulo VI. Festejando seus 50 anos, a escola fez um grande e bonito desfile, sendo acompanhado por três fanfarras, uma delas foi a do Petrape. “Contamos a história da escola desde a sua criação e aproveitamos também para colocar o tema geral do desfile em nossos pelotões, pois temos na escola atletas que têm nos orgulhado, trazendo cada vez mais medalhas para a escola, como os Judocas, por exemplo. Sou suspeita para falar, mas achei tudo perfeito. Nosso show à parte foi a nossa super fanfarra, que veio já no final, pois ela sempre arrasta a multidão”, ressalta a Gestora da escola, Vera Gomes.
O Coordenador do Desfile, Alfredo Oliveira, fez um balanço no final do evento e acredita que as expectativas foram atingidas. “Apesar de ter sido um desfile longo e debaixo de muito sol, atingimos nossa meta, foi um desfile muito bonito. O número de pessoas nas ruas foi espetacular, as escolas se apresentaram dentro do seu tempo, nós distribuímos água para todas as escolas e organizamos o evento de forma que acontecesse um lindo espetáculo na avenida. A população de Juazeiro merece o melhor nessa data, pois é algo esperado durante todo o ano”, afirma Alfredo.
Quem também estava contente pela beleza do desfile foi o Prefeito Isaac Carvalho. “Hoje é o dia de comemorar os 193 anos de independência do Brasil e isso é uma coisa que nossos juazeirenses fazem com muita beleza e patriotismo, em alto estilo. Eu só agradeço à Secretaria de Educação pela organização e a todas as equipes do governo que deram apoio e colaboração para que fosse realizada essa festa tão bonita. Inclusive quero agradecer ao Exército, à Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar, Guarda, Lojas Maçônicas, Igreja Adventista, as escolas, todos que ajudaram a abrilhantar esse grande evento que a população veio em massa comemorar”, conclui Isaac.