Detentos rebelados destroem pavilhão do Conjunto Penal de Juazeiro

Autoridades lamentam falta de diálogo por parte dos detentos.

Até o fechamento desta edição ainda não havia um desfecho na rebelião de detentos no Conjunto Penal de Juazeiro, que começou nas primeiras horas de ontem (19). Durante todo o dia familiares dos detentos aguardavam aflitos informações de dentro do presídio. De acordo com informações da direção da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) a rebelião começou por conta da transferência de alguns detentos de um pavilhão para outro. Já informações de familiares dão conta de que os presos seriam transferidos para a cidade de Serrinha.

Rita de Cássia Santos Silva, que tem o pai e um irmão presos, assegura que já na visita do último domingo (18) havia sinalização do motim. Ela critica a administração do presídio, a revista feita nas mulheres e a falta de assistência aos familiares dos detentos. “Isso é uma falta de respeito com nós. Estamos aqui desde as 8 horas e ninguém nos dá uma informação. Nossos familiares estão lá dentro sem nenhuma assistência, somos humilhadas durante a revista, colocam até lanterna na nossa vagina. Cadê o diretor que não aparece para nos passar alguma informação? Não sabemos como estão eles lá dentro, se estão feridos, se tem mortos”, desabafa. Já a senhora Zumira Santos, que tem dois filhos detentos, também lamenta a falta de informações e de assistência aos familiares. “Só saio daqui quando tiver notícias dos meus filhos. Olhe nossa situação, sem água, sem um lugar para sentar e até para fazer as necessidades temos que ir para dentro do mato”, diz revoltada a aposentada.

Clima tenso

As nuvens de fumaça que saiam constantemente da ala B do presídio indicavam que os detentos continuavam rebelados. Todo o conjunto penal foi cercado por policiais militares e até cães adestrados foram utilizados para tentar conter a rebelião. Os detentos exigiram a presença de um juiz e, por volta das 16 horas o magistrado Roberto Paranhos chegou e foi recebido com aplausos pelos parentes dos detentos. O clima voltou a ficar tenso quando duas ambulâncias do Samu chegaram ao local e adentraram no presídio. Minutos depois as ambulâncias saíram e, revoltados, familiares exigiram que as portas dos veículos fossem abertas para checarem se haviam feridos no interior do veículo.

Por volta das 18 horas o comandante de Policiamento da Regional Norte, coronel Lira Junior, o diretor de Segurança Prisional, major Júlio César e o diretor do Conjunto Penal, Manoel Thadeu Serafim, compareceram ao portão do presídio com as últimas informações.

Sem diálogo

Segundo o coronel Lira a presença da PM no local era para garantir a integridade dos detentos, dos funcionários do presídio e dos familiares. Ele afirmou que desde o início da rebelião que as autoridades tentam um diálogo com os detentos, mas sem resultados. O comandante deixou claro que a PM só iria intervir nas últimas consequências, porém adiantou que não vai permitir que ninguém faça mal ao outro. O major Julio Cesar, que veio de Salvador para ajudar nas negociações, defendeu uma relação de respeito entre todos para que as informações fossem repassadas de acordo com o que ocorresse dentro do presídio. Ele ratificou que, apesar das presenças de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Comissão de Direitos Humanos, não houve um canal de negociação. O diretor do Conjunto Penal, Thadeu Serafim, explicou que todas as formas de conversas foram sugeridas, entretanto, garante que os detentos não quiseram a negociação. “Não sabemos qual a verdadeira situação lá dentro. Todo o pavilhão já foi destruído e existem oito reféns em poder dos rebelados”, disse o diretor que não descartou a possibilidade de existirem feridos e confirmou que pela manhã, na tentativa de conter o motim, policiais efetuaram disparos, contudo não soube precisar se houve ou não feridos.

Presentes ao local os vereadores Alex Tanuri (primeiro diretor do presídio), Bené Marques, Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa) e Anastácio José (vereador eleito) confirmaram que a situação é crítica, mas que torcem para que tudo se resolva através do diálogo.

Quando foi construído, em 2006, a capacidade do Conjunto Penal de Juazeiro era de 268 detentos. Com a ampliação da ala feminina a capacidade passou para 348 e hoje abriga 649 detentos, muito embora familiares assegurem que o número de presos beira os 800.

De acordo com o diretor do presídio todos os 278 detentos da Ala B participam da rebelião.

Texto e fotos: Antonio Pedro

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Jerônimo entrega na ALBA projeto que reorganiza carreira de professores indígenas

post-image

A Assembleia Legislativa recebeu ontem o projeto de lei do Poder Executivo que reestrutura a carreira do professor e da professora indígena no quadro do magistério público do Estado. O texto entregue pessoalmente pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) estabelece a equiparação salarial entre os docentes indígenas e não indígenas.

No Plenário Orlando Spínola, onde ocorreu o ato simbólico da entrega da proposição, autoridades e representantes dos indígenas discursaram a respeito da importância e relevância do texto para a valorização e reconhecimento do trabalho desempenhado pelos professores nas comunidades.

O presidente Adolfo Menezes agradeceu a gentileza do governador em entregar pessoalmente o projeto de lei e classificou o momento como histórico para o Parlamento baiano. Já Jerônimo lembrou que esta foi a terceira vez em sua administração que compareceu à ALBA para entregar uma proposta de lei com…

Read More
Política Relevantes

TRE-PR forma maioria contra cassação do senador Sergio Moro

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já tem maioria contra a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) na tarde desta terça-feira (9/4), com placar de 4 a 2 a favor do ex-juiz da Lava Jato.

A sessão desta terça começou com o placar de 3 a 1 contra a cassação de Moro. No primeiro voto, do desembargador Eleitoral Julio Jacob Júnior, a diferença diminuiu, e o placar foi para 3 a 2. Seguindo o voto do relator, Luciano Carrasco Falavinha Souza, o desembargador Anderson Ricardo Fogaça votou contra a cassação do senador.

Jacob Júnior elogiou tanto o voto do relator quanto o que abriu a divergência. No entanto, decidiu aderir ao voto divergente, do desembargador Eleitoral José Rodrigo Sade. Jacob votou pela procedência das ações pela cassação e inelegibilidade de Moro. Ele considerou que houve…

Read More
Política Relevantes

Isaac Carvalho e Joseph Bandeira firmam parceria para eleições 2024

post-image

“A união entre os ex-prefeitos de Juazeiro renova as esperanças dos juazeirenses, que clamam por mudança na gestão municipal. Isaac e Joseph contam com o apoio do Governador Jerônimo Rodrigues e de outras lideranças importantes da base do Presidente Lula”.

Esta foi a conclusão dos presidentes municipais do PT, Luiz Félix, e do PSB, Naldinho do Quidé, após uma reunião que aconteceu com os líderes políticos, neste fim de semana, em Juazeiro. Além dos presidentes das siglas e os ex-prefeitos, participaram do encontro o também ex-prefeito, Paulo Bomfim (PT), o vereador Alex Tanuri (PT), e Aislan Brito, secretário do PSB/Juazeiro.

Para alguns interlocutores, a parceria entre Joseph Bandeira e Isaac Carvalho, além de um marco na política local, fortalece de vez a oposição à atual gestão. Os dois ex-prefeitos contam com o apoio do Governador Jerônimo Rodrigues,…

Read More
Política Relevantes

Moraes abre inquérito contra Musk após ameaças

post-image

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, ontem (7), a abertura de um inquérito contra Elon Musk, dono do X, o antigo Twitter, após ameaças do empresário.

A medida acontece após Musk dizer que liberaria contas que haviam sido suspensas por decisões judiciais. Na determinação, Moraes acrescenta que, se a plataforma não respeitar as medidas judiciais, uma multa diária de R$ 100 mil será aplicada por perfil desbloqueado.

“Na presente hipótese, portanto, está caracterizada a utilização de mecanismos ilegais por parte do “X”; bem como a presença de fortes indícios de dolo do CEO da rede social X, Elon Musk, na instrumentalização criminosa anteriormente apontada e investigada em diversos inquéritos”, diz um trecho.

Na ainda decisão, Moraes pede a inclusão de Elon Musk como investigado em um inquérito já existente,…

Read More
Política Relevantes

Lewandowski diz que foragidos de Mossoró capturados tentavam sair do país

post-image

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta quinta-feira (4/4), que os dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, tentavam sair do país. Eles foram recapturados no início da tarde em Marabá, no Pará.

Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro. Eles aproveitaram uma falha na arquitetura da unidade prisional.

De acordo com Lewandowski, os dois homens receberam ajuda da facção criminosa Comando Vermelho e foram transportados de carro, inicialmente por 34 km, além de receberem suporte de comparsas. 

“Eles foram presos a 1.600 km do local da fuga, o que mostra que foram ajudados e tiveram auxílio de seus comparsas e da associação criminosa a que pertenciam. Eles estavam…

Read More
Política Relevantes

Vice-presidente Geraldo Alckmin é diagnosticado com Covid

post-image

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi diagnosticado com Covid e não cumprirá agendas na segunda-feira (1), informou a assessoria do político neste domingo (31). Segundo o comunicado, o vice-presidente “tem sintomas leves e passa bem”.

Alckmin, que além de vice é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, permanecerá em casa enquanto se recupera da doença.

Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, residem no Palácio do Jaburu, residência oficial da Presidência da República que costuma ser utilizada pelo vice-presidente do Brasil.

Esta é a segunda vez que o vice é infectado pelo coronavírus. A primeira foi em 2022, o que impediu que Alckmin comparecesse presencialmente do lançamento da chapa que formou com Lula para a disputa presidencial daquele ano. O político participou virtualmente.

Médico, Alckmin aplicou a quinta dose de…

Read More
Política

Com investimento de mais de R$ 40 milhões, governadora Raquel Lyra entrega a PE-638 totalmente requalificada

post-image

Mais de 388 mil petrolinenses estão sendo beneficiados com a entrega da restauração da PE-638, feita pela governadora Raquel Lyra nesta terça-feira (26). Importante via para o fortalecimento da produção da fruticultura no Sertão do São Francisco, a estrada recebeu investimentos no valor de R$ 40,7 milhões para as obras, que contemplaram o trecho que vai do entroncamento com a BR-428 até o entroncamento com a BR-407, dentro do Perímetro Público de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina.

“Estou muito feliz em estar de volta à Petrolina entregando a requalificação de uma rodovia que era tão solicitada pela população. Agora, os trabalhadores e moradores daqui vão poder transitar com tranquilidade, ainda mais com o guarda-corpo que colocamos para evitar que os carros caiam no canal, e com isso muitas pessoas perderem seus bens e suas vidas”, destacou Raquel Lyra.

Política

Oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI) da Macrorregião Norte é realizada em Juazeiro

post-image

Nos dias 21 e 22 de março de 2024, este Núcleo Regional de Saúde Norte/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB realizou a Oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI) da Macrorregião Norte. O evento aconteceu no Rapport Hotel, em Juazeiro-BA.

Na ocasião, participaram os(as) Secretários(as) Municipais de Saúde da macrorregião e seus técnicos de planejamento em saúde. A oficina foi conduzida pelos membros do Grupo Técnico de Trabalho Macrorregional (GTTM) constituído por representantes de municípios, do Núcleo Regional de Saúde, da SESAB e do Ministério da Saúde. O evento foi iniciado com saudações e acolhimento de Dr. Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte que na ocasião, também, representava o Subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr Paulo Barbosa. 

A primeira discussão trouxe como tema: “Macro que temos x Macro que queremos” apresentada pela…

Read More