E se mudassem o, TRADICIONAL, circuito Osmar?

Perdoem-me aos apaixonados, e defensores “sem causa”, mas Juazeiro é uma cidade “danada” a destruir suas tradições.

 Tradição é uma coisa que a própria palavra diz: ritos e costumes propagados de geração para geração. E o Circuito Osmar, trajeto do Carnaval de Salvador, que sai do Campo Grande e vai até a Praça Castro Alves, onde acontece o histórico encontro de trios, é uma das coisas mais tradicionais na Bahia.

Milhões de pessoas já passaram por este circuito, que desde 1950, quando Osmar Macedo e Dodô Nascimento subiram num calhambeque adaptado, batizaram com o nome de Fobica e saíram pelas ruas de Salvador, transformando e criando a tradição do circuito, hoje conhecido como Circuito Osmar.

Inúmeros baianos possuem lindas histórias para contar na participação desse trajeto de carnaval: amizades iniciadas, alegrias transbordadas, beijos trocados, relacionamentos começados e casamentos realizados. Muitos relatos escreveram a história de quando tudo começou naquele dia, naquele lugar, naquele carnaval. E essas histórias seguem de geração para geração.

Mas, e se mudassem o Circuito Osmar? Se tirassem do Campo Grande e levassem para outro lugar, ainda teria as mesmas vibrações? Quantas emoções seriam excluídas, quantas sensações positivas seriam abaladas? Mexer em tradições é mexer no coração das pessoas. Na história e no sentimento de vida delas.

Perdoem-me aos apaixonados, e defensores “sem causa”, mas Juazeiro é uma cidade “danada” a destruir suas tradições. E mudar o Circuito do Carnaval atual é mexer na tradição de um povo que, de tanto sofrimento, ainda busca a felicidade em alguns dias de folia.

Há pouco tempo, vi numa reportagem, a face triste e a lamentação pertinente de uma jovem senhora, que comentava sobre a destruição e depredação das casas e casarios históricos do município. Mas esta senhora tem a verdade na fala e a infelicidade nos olhos quando comenta tais agressividades. Ôh Juazeiro! Não têm dó de ti.

Aqui, cada um quer fazer algo “diferente”. Uns fazem melhor, outros fazem pior, outros não fazem nada. É tanta mudança, que ‘tu’, Juazeiro, estás toda retalhada. Talvez, muito mais ferida que os cortes nas costas, provocadas pela TRADIÇÃO, do autoflagelo dos Penitentes.

Eu, particularmente, ainda sou do tempo dos carnavais de clube, quando a Banda Mirage, Banda Ouro, entre outras, faziam a maior festa e levavam a alegria à comunidade juazeirense. É claro, que ainda tinham as escolas de samba – mais uma TRADIÇÂO abandonada – que desfilavam pela Adolfo Viana, indo pela Rua da 28 e seguindo pela Rua da Apolo, encerrando o percurso logo mais a frente. Alguns leitores serão capazes de comentar melhor sobre esses desfiles. Eu, ainda adolescente, apenas participava com os amigos nas festas do “leiloado” Country Club.

Quando se mexe em TRADIÇÂO, tem de ser para fazer algo melhor. Falta de recursos? Pode até ser. Carnaval aqui não é prioridade.

Um exemplo de quando se mexe em Tradição, foi derrubada da Tradicionalíssima Fonte Nova, para construir uma Arena com uma estrutura muito melhor.

E o novo percurso? Vai possibilitar aos foliões de curtirem com maior conforto os dias de momo? Ou somente é para reduzir custos? E o palco da 28? E a “turma” do “Tô na Esquina” para onde vai, se não haverá mais esquinas?

O Carnaval que era do povo, se transformou em business. Quem tinha o dever de promover a festa, investiu no sucesso de um novo quadriênio. E agora, com todo direito, quem faz o negócio, quer lucros.

“Dodô do céu mandou recado, notícias boas e lembranças, disse que tá do nosso lado… contou até como é que foi que Deus, abençoou o carnaval” (Moraes Moreira)

Preparem, ou não, os esparadrapos. Mais um retalho pode surgir nas TRADIÇÕES dessa terra amada por uns, usufruída por outros.

“Bom” Carnaval em 2013.

* Mário Pires – filho, de coração, de Juazeiro.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Lula lamenta morte do Papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco e decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente exaltou a trajetória do pontífice argentino como um exemplo de amor, solidariedade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis.

Para Lula, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou.

Ele também destacou o papel do Papa na defesa do meio ambiente, dos pobres e dos refugiados, além de suas críticas aos modelos econômicos geradores de desigualdade e injustiça. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas”, disse o presidente.

Política Relevantes

Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim

post-image

Após 12 horas, foi concluída na noite deste domingo, 13, a operação no intestino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Trata-se da sétima operação do ex-presidente desde a facada na campanha eleitoral de 2018. A cirurgia durou cerca de 11 horas e, contando o pré-operatório, o procedimento totalizou 12 horas. Bolsonaro deixou o centro cirúrgico do Hospital DF Star por volta das 21h20. Segundo boletim médico do Hospital DF Star, divulgado às 21h42, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de “estenda lise de aderências e reconstrução da parede abdominal”. “O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”, diz a nota. Seu quadro de saúde é estável

Ainda segundo os médicos, a obstrução que fez Bolsonaro passar mal no Rio Grande do Norte se deu a uma…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino, diz hospital

post-image

O Hospital DF Star informou neste domingo (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.

Após passar mal em um evento do PL no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11), o ex-presidente foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes.

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.

As aderências no intestino de Bolsonaro decorrem das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral…

Read More
Política Relevantes

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

post-image

O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas próximas semanas para que o tema da regulação das plataformas digitais volte à agenda dos legisladores, afirmou o Secretário de Politicas Digitais da Presidência da República, João Brant.

“O governo está terminando de definir sua posição de mérito e de estratégia. Nossa compreensão é que essa regulação precisa equilibrar três coisas: primeiro, a responsabilidade civil das plataformas; segundo, o que a gente chama de dever de prevenção e precaução, que significa a necessidade de atuar preventivamente para que não haja disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades; e terceiro, que elas atuem na mitigação dos riscos sistêmicos da sua atividade”, defendeu Brant na última semana, em palestra na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A principal proposta de regulação das plataformas digitais,…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

“Cem dias, sem nada” ex-prefeito Isaac Carvalho faz avaliação dos 100 dias da gestão Andrei Gonçalves

post-image

Cem dias, sem nada

Ao completarmos os cem dias do governo Andrei Gonçalves, é importante fazer uma reflexão sobre as ações e resultados até aqui. Nessa quinta-feira (10), o atual prefeito de Juazeiro fez uma apresentação do que não fez e tentou responsabilizar os secretários pela falta de efetividade do seu governo, cobrando publicamente mais ação por parte de sua equipe. 

Uma desculpa esfarrapada e deselegante, que demonstra uma total falta de conexão entre o gestor e seu secretariado.

O fato é que tem aumentado o número de reclamações em todas as áreas da administração municipal. Até em áreas onde o problema já tinha sido superado desde a minha gestão, como é o caso do abastecimento de água, que nós conseguimos triplicar a oferta em todo o Município. Mas, o…

Read More
Política Relevantes

Após atendimento em Natal, Bolsonaro será transferido para Brasília

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser transferido neste sábado (12) de Natal para Brasília “por decisão pessoal”, de acordo com o boletim médico divulgado, nesta manhã pelo Hospital Rio Grande, onde o ex-presidente está internado. 

“Por‬‭ decisão‬‭ pessoal‬‭ do‬‭ senhor‬‭ ex-Presidente,‬‭ em‬‭ conjunto‬‭ com‬‭ sua‬ família,‬‭ e‬‭ visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos,‬‭ está‬‭ programada‬‭ para‬‭ o‬‭ decorrer‬‭ do‬‭ dia‬‭ de‬‭ hoje‬‭ sua‬ transferência para a cidade de Brasília/DF”, diz o boletim assinado pelo diretor técnico do hospital, Luiz Roberto Leite Fonseca.

O comunicado informa ainda que a saúde de Bolsonaro está evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas, com todos‬‭ os‬‭ sinais‬‭ vitais‬ e‬‭ exames‬‭ complementares‬‭ dentro‬‭ da‬‭ normalidade,‬‭ sem‬ intercorrências clínicas.

O ex-presidente passou mal na manhã…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Natal, diz Flávio

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta sexta-feira (11) e foi levado para um hospital de Santa Cruz, na região Agreste potiguar. A informação foi confirmada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL) ao blog. Bolsonaro está acompanhado do senador Rogério Marinho no hospital.

A Secretaria de Segurança Pública do estado afirmou que fará a transferência por helicóptero para Hospital Rio Grande, em Natal.

“Não estou com ele, mas passou mal sim, com dores na barriga. Está sendo medicado e vai ser levado pra um hospital em Natal”, disse.

Rogério Marinho estava acompanhando o ex-presidente em uma viagem dele ao Rio Grande do Norte. Bolsonaro participava de um evento do partido, e chegou ao estado no início da manhã, em uma série de visitas a municípios e obras do governo federal.

Política Relevantes

Jerônimo envia solicitação de empréstimo de R$ 600 milhões para investimentos em mobilidade

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou sua primeira solicitação de empréstimo neste ano para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). De acordo com o Projeto de Lei (PL) obtido pelo Bahia Notícias, a solicitação de empréstimo gira em torno de R$ 600 milhões, sendo obtido junto à Caixa Econômica Federal. O gestor também pediu que a matéria seja analisada em regime de urgência.

No texto, o governador petista informa que o empréstimo do banco estatal, caso aprovado, ocorreria, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). No texto, Jerônimo afirma que os R$ 600 milhões serão utilizados em investimentos nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana.

“Os recursos provenientes desta operação de crédito serão destinados à viabilização de investimentos na área de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e contribuirá com a continuidade do…

Read More