Entrevista Especial – “Vamos acabar com a miséria que ainda existe, principalmente no interior”

Nessa entrevista exclusiva, Carvalho fala sobre regionalização das ações do governo federal, marco regulatório das comunicações e outros temas.

Um dos poucos ministros que começou no governo Lula e continua com Dilma Rousseff, o petista Gilberto Carvalho se destaca por ter como função coordenar o diálogo entre governo e movimentos sociais. Nascido em Londrina, no Paraná, Gilberto Carvalho é o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Formado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná se destaca também por sua proximidade com os movimentos religiosos, que é claro, tem relação direta com a política, principalmente em votos direcionados por padres e pastores. Nessa entrevista exclusiva, Carvalho fala sobre regionalização das ações do governo federal, marco regulatório das comunicações e outros temas.

 Movimentos Sociais

 Gilberto Carvalho lembra que desde o início do governo do presidente Lula ocorreu um “salto de qualidade” na relação do governo com os movimentos sociais. O ministro informa ainda que no decorrer deste período procurou transformar estas relações não em eventuais “episódios circunstanciais” e, sim, numa relação permanente. Segundo sua visão, esta é uma relação geralmente conflituosa, mas madura, onde governo e sociedade civil organizada têm avançado em importantes conquistas para os trabalhadores e a população em geral.

 “Esta relação foi se aprofundando. Eu diria para você que hoje ela é muito orgânica, ela é muito regular; nós temos uma consulta, temos reuniões permanentes e sistemáticas com as centrais sindicais urbanas, com os movimentos organizados do campo, com os movimentos urbanos, com o movimento pela moradia e enfim, todos os setores que nos procuram.”

 Políticas públicas para o interior do país e regionalização das ações do governo federal

 O ministro esclarece que tanto o governo anterior, do presidente Lula, quanto o atual, da presidenta Dilma, sempre prezaram as relações federativas. E ressalta que sempre foram prioritários os “valores republicanos”.

“Se você perguntar a qualquer prefeito do Brasil, ele vai dizer que nunca o município dele recebeu tantos recursos como nestes dois governos. E isto é muito importante por que as políticas, na prática, acontecem lá no interior do país, lá nas pequenas cidades, nas médias e nas grandes. É onde a população na realidade vive e é ali que ela precisa de recursos, de medidas políticas e governamentais que mudem a sua vida. Então acredito que esta mudança foi fundamental.”

 Desequilíbrios regionais

No entanto, aponta, a questão do combate aos desequilíbrios regionais no Brasil é outra preocupação permanente do governo federal, acompanhada e combatida sistematicamente.

“Se você pegar os dados, vai perceber pelos números sociais e econômicos que as regiões Norte e Nordeste, particularmente, foram as que mais se desenvolveram nos últimos anos, exatamente por conta de uma política dirigida para reequilibrar um pouco as diversidades regionais que nós temos no país.”

 Programa Brasil Sem Miséria

 Gilberto Carvalho detalha que para acabar com a miséria o governo federal está dirigindo uma política especial para promover o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste com o intuito de integrar sua população economicamente.

 “Então são estas as formas, eu diria, que nós estamos tomando. E agora o temos o ‘Brasil Sem Miséria’, outro programa que está focando fortemente nas regiões do interior do Brasil, que são as mais carentes, as regiões deprimidas economicamente, socialmente, e no Nordeste, em particular. Nós detectamos que dos 16 milhões de brasileiros que, infelizmente, vivem ainda abaixo da linha da miséria, a grande parcela está no Nordeste. E na área rural do Nordeste.”

 Apoio dos municípios

 Ainda sobre a regionalização, o ministro Gilberto Carvalho explica que o governo federal estabelece uma política de comunicação que conta com a parceria de municípios.

 “Nós temos pregado e praticado fortemente esta questão de que os prefeitos devem ser suficientemente competentes para elaborar projetos, honestos e também eficazes, na aplicação das políticas, dos recursos federais que nós enviamos para os municípios. E temos tido êxito. Não há dúvida nenhuma de que grande parte dos nossos programas só foram bem sucedidos, e me refiro sobretudo aos programas sociais, porque os prefeitos e suas equipes se mobilizaram e foram ao encontro daqueles que mais precisavam destes recursos.”

 Busca Ativa

 Ele afirma que sem o apoio dos municípios não haveria possibilidade de aplicar esta busca ativa.

“São as prefeituras que vão lá nos ajudar a localizar estas pessoas e a inscrevê-las no programa. Além disso, procuram fazer um trabalho de promoção de alavancagem destas pessoas. No caso do Brasil Sem Miséria, a chamada ‘busca ativa’ é aquela ação em que você procura a pessoa que muitas vezes está tão marginalizada, está tão deprimida, que nem chega ao Bolsa Família, não vai nem se inscrever no Bolsa Família. Então é necessário que você possa ir buscá-la.”

 Organizações da Sociedade Civil

 O ministro destaca também o papel das organizações da sociedade civil, que, pelo trabalho voluntário, se tornam parceiras primordiais na inclusão destas populações desassistidas nos programas federais.

 “Deste conjunto de ação municipal e ação dos movimentos sociais e da própria cidadania é que nós estamos conseguindo realizar esta grande obra de mudança do perfil, de mudança desta situação tão triste e lamentável que nós tínhamos e temos ainda no Brasil, que é de milhares de milhões de irmãos nossos vivendo abaixo da linha da miséria.”

 Marco Regulatório das Comunicações

 O ministro Gilberto Carvalho encerrou a entrevista falando sobre o debate em torno das comunicações no Brasil.

“Já no governo do presidente Lula, nós tínhamos iniciado esse debate e naturalmente ele continua. Vejo com bons olhos o Partido dos Trabalhadores empunhando esta bandeira. E o governo tem que tomar todo o cuidado para realizar uma discussão madura, uma discussão que supere os fantasmas que muitas vezes enxergam nesta questão da discussão do Marco Regulatório, de tentativas autoritárias, quando na verdade é o contrário. O que se quer é a democratização dos meios de comunicação. Nós não queremos fazer confisco, nem aplicar medida autoritária. Queremos, sim, que a sociedade, empresários, trabalhadores da área e população em geral possam debater, de fato, a questão dos meios de comunicação para que a gente aprofunde a democracia, aprofunde a participação. Isso vai, na verdade, dar mais autoridade, vai dar mais alcance para os meios de comunicação, na medida em que ganhem maior credibilidade.”

Foto: José Cruz_Abr

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More