EVENTO NA UNIVASF PROMOVEU TROCA DE CONHECIMENTOS E INTERAÇÃO COMUNIDADES RURAIS

A univasfDe sua primeira experiência como participante de um evento na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a agricultora Edvania Ferreira da Silva quer levar para sua roça de feijão e macaxeira o conhecimento compartilhado nos minicursos, oficinas e palestras que aconteceram no II Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD). Edvania integra um grupo de 20 agricultores familiares de Izacolândia, zona rural de Petrolina (PE), que junto com outras comunidades rurais, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais com formações diversas de vários estados do Brasil e de outros países participaram desta edição do CIIERD, realizada no Campus Juazeiro, de 4 a 7 de dezembro.

Durante o evento, promovido pelo Mestrado em Extensão Rural e pelo  Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Univasf com o apoio de vários parceiros, os participantes debateram a temática “Territorialidades, Mudanças Climáticas, Agroecossistemas e Premissas para o Desenvolvimento Sustentável” em mesas redondas, grupos de trabalho, oficinas e minicursos. Para Edvania, a presença no CIIERD foi importante para conhecer a Univasf e também para trocar conhecimentos com os outros participantes do evento. “Os cursos foram muito importantes pra gente ter mais conhecimento. Teve agricultor, quilombola, indígena e um foi ajudando o outro. A gente vê que vai ter resultado”, contou.

O técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos Josemário Martins da Silva, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia, considerou o evento relevante também para despertar nos participantes a importância da transição agroecológica, assunto discutido em algumas mesas redondas e trabalhos apresentados nas sessões científicas e de relatos de experiência técnica e popular. O próprio Silva apresentou um trabalho sobre a experiência da feira orgânica de Senhor do Bonfim e da Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (OPAC). “Os temas dialogam com a territorialidade e a possibilidade da transição agroecológica. As experiências partilhadas no congresso são extraordinárias”, observou, após assistir a mesa redonda sobre “Premissas para o Desenvolvimento Sustentável, Gestão e Arranjos Interterritoriais”, na sexta-feira (6).

Nas mesas redondas, houve participação de pesquisadores e representantes de comunidades rurais. Algumas das mesas contaram com a contribuição de profissionais do exterior que ministraram palestras sobre temáticas diversas, entre eles  Maiximiliano Perez, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina, e Xavier Augusseau, do Cirad, agência francesa de desenvolvimento rural, que proferiu a conferência de abertura do evento.

Além de agricultores e pesquisadores, o II CIIERD atraiu congressistas que são empreendedores, como Hércules Ramos Moreira de Souza. Proprietário de uma loja que comercializa produtos da agricultura familiar em Uauá, Souza foi ao evento em busca de novos relacionamentos com pesquisadores e profissionais e de novos conhecimentos e inovações que possam contribuir com sua área de atuação. “Tenho interesse em conhecer outras experiências nessa área, visitar a feira de agricultura orgânica e a exposição de produtos da agricultura familiar”, disse.

Para o professor Helder Ribeiro Freitas, vice-coordenador do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial na Univasf, que também fez parte da organização do evento, esta edição possibilitou uma grande interação entre os participantes do evento. “O II CIIERD possibilitou muitas trocas de saberes entre a comunidade acadêmica, instituições e organizações sociais, agricultores e  profissionais na construção do desenvolvimento rural sustentável”, disse Freitas.
A programação do CIIERD contou também com a realização de outros eventos paralelos: a III Reunião da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste; o IV Encontro Nacional da Agricultura Familiar (Enafa), a III Feira de Empreendedorismo de Mulheres, a I Jornada de Agroecologia do Sertão do São Francisco e o I Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura da Bahia. Esta edição do evento, reuniu mais de 1,2 mil congressistas de 17 estados brasileiros e três países. Foram apresentados 314 trabalho e houve a realização de 33 minicursos, 20 oficinas e 24 grupos de trabalho.

Além destes números, a coordenadora geral do II CIIERD, professora Márcia Bento Moreira, ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados e as atividades culturais promovidas durante o evento, que teve lançamentos de livros, apresentações teatrais e musicais e místicas. “Nesta edição, houve um grande envolvimento dos estudantes de ensino médio, graduação e dos programas de mestrado e doutorado na programação, nos minicursos e oficinas. Tudo isso foi muito importante para que a Academia enxergue de forma favorável essa atuação, além de proporcionar uma experiência muito enriquecedora para os estudantes e os profissionais que atuam na área de extensão rural e desenvolvimento”, destacou Márcia.

De acordo com o coordenador do Mestrado em Extensão Rural e do II CIIERD, professor Denes Dantas Vieira, o evento possibilitou aos congressistas um ambiente muito rico em trocas de conhecimentos e experiências. “O II CIIERD se caracterizou por uma grande riqueza em conhecimentos, de caráter técnico, científico e popular, com a presença de vários órgãos públicos parceiros e de outras Instituições de Ensino Superior, com trabalhos de alta qualidade. Com esta segunda edição, o CIIERD se torna um evento totalmente consolidado na Univasf”, afirmou.

Ascom Univasf

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo Rodrigues antecipa cota do ICMS às prefeituras após pedido da UPB

post-image

Diante do pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (19), a antecipação da data dos repasses das cotas do ICMS e do FUNDEB às prefeituras. A autorização do chefe do Executivo baiano à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fará com que os recursos da última cota do mês de dezembro sejam creditados ainda no exercício financeiro de 2024, ajudando os gestores a utilizarem os recursos para o pagamento de despesas dentro do mandato. O repasse ocorrerá na segunda-feira, 30 de dezembro, considerando que o dia 31 é feriado bancário.

“Esse é um gesto que o governo faz conosco há alguns anos e agora se torna mais importante ainda por conta do encerramento dos mandatos. Os prefeitos e prefeitas agradecem a parceria e sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues, que nos dá esse…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Em entrevista, Miguel Coelho fala da intenção se candidatar ao Senado em 2026

post-image

Nesta terça-feira (17), em entrevista ao programa Nossa Voz, na Grande Rio FM, Miguel Coelho confirmou sua intenção de se candidatar ao Senado em 2026 pelo União Brasil.

Durante a conversa, o ex-prefeito de Petrolina compartilhou suas perspectivas políticas e comentou sobre a reestruturação do partido no Estado.

“Hoje me coloco como pré-candidato ao Senado porque é o que almejo, é o que eu desejo agora. Se lá na frente se isso não for possível, existem outros cenários que podem ser colocados. O União Brasil não tem só o meu nome. Fernandinho, Mendonça e outros prefeitos do União também poderiam estar nessa posição, só que ainda acho que é cedo para fazer essa reflexão”, afirmou Miguel Coelho.

Sobre a possibilidade de ser vice-prefeito de João Campos – prefeito de Recife, caso não ocorra senado…

Read More
Política Relevantes

Operação Overclean: Esquema criminoso em Campo Formoso fraudava licitações em contratos superfaturados

post-image

No centro das investigações da Operação Overclean, a Allpha Pavimentações em Campo Formoso, no norte da Bahia, estava envolvida em um esquema de fraude de licitações no município baiano.

As informações foram apuradas no inquérito da Polícia Federal, acessado com exclusividade pelo Bahia Notícias

Os personagens centrais desse esquema são o ex-secretário de governo, Francisco Manoel do Nascimento Neto – vereador eleito da cidade e primo do deputado federal Elmar Nascimento – e o pregoeiro de processo licitatório Márcio Freitas dos Santos. Segundo as investigações, os dois eram responsáveis por fraudar e direcionar licitações, garantindo contratos superfaturados para a empresa e gerando vantagens indevidas para os envolvidos. 

Francisco era o facilitador administrativo, adulterando os processos licitatórios para beneficiar a Allpha. Ele era responsável por ajustar editais para favorecer a empresa e ainda inabilitava entidades…

Read More
Política Relevantes

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar

post-image

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado de fora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou às 12h22 de domingo (15) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira  (19) para recuperação.

Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.

“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula ao iniciar…

Read More
Política Relevantes

Polícia Federal prende Braga Netto

post-image

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Ele estaria atrapalhando as investigações, na livre produção de prova durante a instrução do processo penal. 

Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro. A PF realiza buscas na casa do general, em Copacabana.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Braga Netto será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros…

Read More
Política Relevantes

Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico

post-image

Em boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Sírio Libanês, foi informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará apenas exames de sangue, sem nova programação de exames de imagem.

De acordo com as informações, Lula segue em cuidados semi-intensivos e continua lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando. A alta está prevista para a semana que vem.

Ontem (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”.

Na quinta-feira (12), pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), procedimento que foi considerado bem-sucedido pelos médicos.

Hematoma

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça,…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova regulamentação da reforma tributária

post-image

O Senado Federal aprovou, na tarde desta quinta-feira (12), o principal projeto de regulamentação da reforma tributária, o Projeto de Lei Complementar (PL) 68/2024. O texto trata das regras de incidência do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA Dual), que se subdivide em dois tributos básicos sobre o consumo: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em nível federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), em nível estadual/municipal. 

Além disso, haverá o Imposto Seletivo (IS), o chamado “imposto do pecado”, que é uma sobretaxa aplicada sobre determinados produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Com a conclusão da tramitação no Senado, que durou cerca de cinco meses, o projeto aprovado, um substitutivo do texto da Câmara dos Deputados, retorna à Casa anterior. Caberá aos deputados manter ou retirar pontos aprovados…

Read More
Sem Categoria

Política para recuperação da Caatinga é aprovada no Senado Federal

post-image

A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, passa a ter uma estratégia eficaz de recuperação imediata e produtiva de sua vegetação nativa. É o que prevê o PL 1990/2024 que institui a Política Nacional para a Recuperação da Vegetação da Caatinga, de autoria da senadora Janaína Farias (PT/CE), protocolado em 22 de maio, e elaborado com apoio técnico do Instituto Escolhas.

O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (11) por unanimidade, em caráter terminativo, na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. A aprovação seguiu os termos do relatório apresentado pela senadora Teresa Leitão (PT/PE). Agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Para viabilizar a restauração do bioma, o texto prevê a instituição do Programa Nacional de Recuperação da Vegetação da Caatinga, que incluí:

a participação de comunidades locais em atividades de restauração;
capacitação de…

Read More