Falta de estacionamento nas ruas de Juazeiro afeta comerciantes

Em uma volta no centro comercial da cidade foi possível encontrar motoristas que desrespeitam o trânsito

Falta vagas de estacionamento, principalmente no centro da cidade.

Estresse ao tentar estacionar, reclamações constantes, aborrecimentos no trânsito fazem parte da rotina de muitos motoristas juazeirenses. Constantemente nas ruas do centro da cidade, é possível flagrar carros parados em fila dupla, estacionados em calçadas ou, até mesmo, atravessados na rua atrapalhando o tráfego.

A dona de um restaurante na Praça Pedro Pereira Primo, próximo ao terminal de ônibus coletivo, Rubinalva Lima, diz que “os carros de carga e descarga de produtos são os que mais atrapalham porque ficam durante muito tempo parados. Os clientes não conseguem parar aqui próximo e, quando vêm pra buscar marmitas, ficamos no maior sufoco para entregar os pacotes a eles. Há até pouco tempo, eu estava perdendo clientes por causa dessa confusão no trânsito, aí conseguimos com a Secretaria que colocasse uma faixa amarela aqui próximo para liberar mais espaço para os comerciantes dessa redondeza. Ainda não está 100%, mas já ajudou bastante”.

Em uma volta no centro comercial da cidade foi possível encontrar motoristas que desrespeitam o trânsito em vias como: a Praça Imaculada Conceição, conhecida como Praça da Bandeira, Rua Coronel Evangelista, popular Rua da 28, orla e proximidades do terminal de ônibus.

“O problema vem se arrastando ao longo de todos esses anos”, disse Marcos Cardoso

O gerente de trânsito, Marcos Cardoso, diante dos fatos apresentados, justificou a ação da Companhia Municipal de Tráfego e Transporte de Juazeiro (CMTT). “Esse problema do trânsito em Juazeiro exige uma solução urgente. O centro comercial desta cidade é antigo, não tem estrutura e como as iniciativas foram precárias no passado, o problema vem se arrastando ao longo de todos esses anos”.

 Ainda de acordo com o gerente, embora o número de agentes de trânsito seja insuficiente, já que atualmente a CMTT conta com apenas 18 desses profissionais, em detrimento dos 60 que seriam necessários, a quantidade de multas aplicadas em Juazeiro é muito alta. “Temos recebido denúncias da população sobre motoristas que desrespeitam a Lei de Trânsito e estamos sendo incisivos nesta busca contando com o serviço de uma viatura que consegue estar mais rápido nos locais dessas denúncias. A punição para estes infratores é de multa gravíssima e que ocasiona a perca de sete pontos na Carteira de Habilitação”, esclarece Marcos.

Projeto de Lei Municipal

 Em outubro de 2011, a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou o projeto que autoriza a implantação da zona azul no município. Porém, a cobrança ainda não é uma realidade, ainda passa pelo processo de licitação.

Segundo a gerência de trânsito, “a implantação da zona azul é a melhor opção no caso de Juazeiro, porque alivia o trânsito na Rua da 28, da Pça. da Bandeira, Orla, região dos bancos, já que o fluxo nessas áreas iriam diminuir. Temos criado vagas para Deficientes e idosos (que necessitam de um cartão de identificação específico para ocupar o espaço), mas ainda precisa reorganizar melhor algumas vias”.

 Problema afeta comércio

Esse debate sobre a implantação da cobrança pelo estacionamento no centro comercial de Juazeiro envolve, principalmente, os lojistas. Ainda segundo Marcos Cardoso, “alguns comerciantes acreditam que a zona azul poderá afastar os clientes e isso não é verdade. A zona azul será positiva para todos, principalmente os clientes que terão opção de estacionamento e, portanto, visitarão ainda mais o comércio”.

“Estou com um abaixo-assinado exigindo uma providência do poder público”, Erivaldo Oliveira

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), Erilvaldo Oliveira, pede providências até que seja implantada a zona azul. “Estou com um abaixo-assinado com a assinatura de cerca de 150 lojistas, só dessas ruas mais complicadas, exigindo uma providência do poder público acerca desses problemas do trânsito. Existe uma lei em que o cliente tem 10 minutos para fazer a compra nas farmácias. Quando o guarda aparece, só multa e não procura saber se o cliente está no seu direito ou não. O comércio de Juazeiro tem sido muito prejudicado com essa falta de organização do trânsito porque os clientes têm buscado as lojas de Petrolina, já que o estacionamento é mais fácil de ser encontrado lá. Estamos procurando o Ministério Público, a Prefeitura de Juazeiro e a Câmara de Vereadores para entregar esse abaixo-assinado e cobrar uma solução porque, se o comércio vai mal, todo o resto também vai. A cidade não se sustenta sem o comércio, então é preciso se pensar numa reorganização do trânsito urgente”, explica o presidente.

 Problema antigo

Segundo informações da CDL, em 2008 foi realizado um estudo que já apontava naquela época a necessidade de implantação imediata da zona azul no município. “É certo que precisamos solucionar essa questão já. Há muito tempo pedimos a zona azul e a reivindicação nunca foi atendida, então, pedimos que, até que a esse processo seja todo cumprido, que, pelo menos, reorganizem o trânsito; orientem as pessoas, porque da maneira que está não dá pra continuar”, finaliza Erilvaldo.

 Por Laiza Campos

Fotos: Cristina Duarte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Informações sobre as Eleições Municipais de 2024 estão reunidas em uma página própria no Portal do Tribunal Superior Eleitoral

post-image

As principais informações sobre as Eleições Municipais de 2024 estão reunidas em uma página própria no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.
A seção Eleições 2024 busca facilitar o acesso pelo público a temas fundamentais sobre o pleito deste ano. O primeiro turno das eleições ocorrerá em 6 de outubro e o segundo em 27 de outubro, onde for necessário.

O espaço contém informações sobre o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o calendário eleitoral, o canal do mesário, as normas e documentações sobre o pleito, as missões de observação eleitoral, assim como matérias que resumem informações sobre a urna eletrônica e o processo eleitoral. As usuárias e os usuários também encontrarão dados adicionais sobre legislação, segurança, candidaturas e partidos políticos, totalização e resultado das eleições.

Serviços-Por meio da página Eleições 2024, as eleitoras e…

Read More
Política Relevantes

Registro de candidaturas: TRE-BA promove palestra para partidos políticos amanhã (09)

post-image

Partidos políticos atuantes na Bahia poderão participar de palestra sobre registro de candidaturas promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na próxima terça-feira, 9 de julho, às 17 horas. O evento é organizado pela Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos (SERPAC) e terá transmissão ao vivo pela TV TRE-BA no Youtube. 

Segundo Jonas Dias, chefe da SERPAC, o encontro online trará informações gerais e novidades sobre registro de candidaturas trazidas pela Resolução TSE nº 23.729/2024, também esclarecerá dúvidas sobre federações, coligações e documentos necessários no processo. “O objetivo também é estabelecer uma troca para esclarecer dúvidas que possam surgir no decorrer dos registros. A expectativa é da participação de partidos, advogados, delegados, contadores e da sociedade em geral”, afirmou. 

Nas Eleições Municipais 2024 os partidos políticos, federações e coligações têm até…

Read More
Política Relevantes

Faltam 3 meses para as eleições: conheça 6 oportunidades de fiscalização da urna

post-image

O primeiro turno das Eleições Municipais 2024 acontece no dia 6 de outubro. Ou seja: estamos a três meses do dia em que mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão às urnas eletrônicas escolher novos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.

Confira nesta matéria seis oportunidades de auditoria e fiscalização que garantem a segurança do sistema eletrônico de votação brasileiro. 

1. Código-fonte de acesso público  – O código-fonte da urna eletrônica é um conjunto de instruções às quais os sistemas eleitorais, desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obedecem. É ele que determina como um programa vai funcionar. O seu computador, por exemplo, tem código-fonte próprio. 

A disponibilização do código-fonte da urna para auditoria é um procedimento obrigatório e realizado pelo TSE. A auditoria é realizada desde 2002 e está prevista…

Read More
Política Relevantes

Ministra defende criação de marcos da cultura para evitar retrocessos

post-image

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, defende a institucionalização da cultura no país, para evitar retrocessos como em governos anteriores. Ao afirmar que “cultura não é supérfluo”, a ministra classificou as ações do atual governo de “reconstrução”.

“Reconstrução para materializar o fazer cultural como política de Estado. É necessário que estabilizar esse universo da arte, com direitos e marcos, para conseguir se fortalecer”, disse a ministra. “O momento é agora.”

Em declarações feitas durante lançamento de programas de fomento da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, Margareth Menezes citou medidas recentes, como a criação do Sistema Nacional de Cultura e do Marco Regulatório do Fomento à Cultura.

Um dia depois de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ter anunciado que o governo prepara um corte de R$ 25,9…

Read More
Política Relevantes

Colaboradores de cartórios eleitorais iniciam capacitação visando os trabalhos nas Eleições 2024

post-image

As servidoras e os servidores dos cartórios eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciaram esta semana, uma capacitação visando os trabalhos nas Eleições 2024. O treinamento, promovido pela Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (Sedoc) em parceria com a Secretaria Judiciária (SJ), Secretaria de Auditoria (SAU) e com a Comissão de Mesários, segue até a próxima sexta-feira (5), no Centro Administrativo do TRE-PE, localizado no bairro do Bongi, no Recife.

No treinamento, os servidores vão se atualizar sobre os procedimentos do registro de candidatura, treinamento de mesários e prestação de contas. Nesses dois primeiros dias de curso (1 e 2 de julho), o assunto abordado foi o registro de candidatura. “Além da abordagem aos aspectos legais do registro de candidatura, haverá também treinamento para o uso dos sistemas que são utilizados para os pedidos de registro. As convenções…

Read More
Política Relevantes

“Não teremos sossego nas eleições sem a regulação”, diz ministro

post-image

A ameaça de golpe na Bolívia transformou o 12º Fórum de Lisboa no cenário para fortalecer a posição do Supremo Tribunal Federal (STF) de guardião da democracia no Brasil.

Os três ministros da Corte que discursaram no último dia do evento, na sexta-feira, enfatizaram a defesa do Estado Democrático de Direito.

Como dois violinos na mesma toada, Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos golpistas do 8 de Janeiro de 2023, e Flávio Dino, ministro da Justiça à época, foram incisivos em suas falas.

Moraes classificou as articulações para o golpe de “novo populismo digital extremista”. O ministro ressaltou que sempre houve grupos tentando desvirtuar a democracia, mas que o desafio atual é entender como eles acharam terreno fértil para se difundir.

“Para que possamos garantir que a vontade do…

Read More
Política Relevantes

Regulamentação da IA vai ser discutida no Senado antes do recesso parlamentar

post-image

A inteligência artificial, o que vem pela frente em termos de mudança no dia a dia das pessoas e o que precisa ser feito na nova legislação sobre o tema dominaram as discussões do segundo dia no Fórum de Lisboa. De saúde a instrumentos necessários à investigação criminal, passando pelo debate sobre mídia, nada deixou de fora a IA.

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) — relator da regulamentação da IA no Brasil e participante da última rodada de debates do dia — foi incisivo ao dizer que o Projeto de Lei nº 2.338/2023 está pronto para ser votado e será discutido na Casa a partir da semana que vem, de forma a aproveitar o período antes do recesso parlamentar.

“Estamos chegando ao fim dos debates no Senado sobre esse assunto e a leitura final do relatório. Temos…

Read More
Política Relevantes

Secretário da Saúde de Vitória da Conquista é exonerado após ação por abuso de poder político

post-image

O secretário da Saúde de Vitória da Conquista, Vinicius de Brito Rodrigues, que também preside o PDT na cidade, foi exonerado pela Prefeitura Municipal após uma ação movida pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV. A ação aponta abuso de poder político pelo então secretário por uso da máquina pública para captação de apoio ilícito político eleitoral em favor do pré-candidato a vereador Fábio Silva Santana, conhecido como Pimba (UB) e, por conseguinte, da prefeita Sheila Lemos, que também acaba sendo beneficiada indiretamente. A exoneração de Vinícius foi oficializada nesta terça-feira (25) pelo Decreto nº 23.261.

Na Ação Cautelar impetrada na Justiça Eleitoral, a Federação apresenta provas, como um vídeo e entrevista no Youtube, em que o então secretário Vinícius condiciona a prestação de serviços básicos, como atendimento médico em posto de saúde da comunidade de…

Read More