Foi realizada na terça-feira, dia 28 de maio, no Centro Pastoral da Paróquia, a III Conferência Municipal de Educação com aproximadamente 300 pessoas a maior conferência já realizada em Jaguarari.
Presentes representantes das escolas das redes federal, estadual, municipal e particular, faculdades, sindicatos, Conselho Municipal de Educação e grupo gestor, bem como representantes de pais de alunos, alunos, servidores de apoio às escolas e conselho escolar. Todos discutindo o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
Na oportunidade, o Secretário de Educação, José Antônio, disse ser meta do atual governo melhorar os números do IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que atualmente em Jaguarari, atingiu o índice de 3.1.
A chegada de novos ônibus para atender o transporte escolar foi um dos destaques na fala do secretário: “Recebemos agora um novo micro-ônibus escolar, adaptado para atender as crianças portadoras de necessidades especiais”. E outros cinco novos ônibus virão, totalizando 12 ônibus da frota adquirida por intermédio do Programa “Caminho da Escola”, disse.
A Diretora Pedagógica, Valdira Bonfim, atentou para os significativos resultados alcançados na educação em Jaguarari: “Percebemos que as crianças do 5º ano de hoje, são bem diferentes das do passado. Fico feliz em ver o desenvolvimento de crianças, principalmente na leitura, pois que elas, já nos três primeiros anos na escola, apresentam boas desenvolturas nesse aspecto”.
Representado o Prefeito Antônio Nascimento, que se encontra em Sergipe, onde participa de reunião com representantes do Exercito Brasileiro, Antônio Carlos Xavier, Secretário de Infraestrutura, disse ser preciso manter a organização para preparar uma boa educação.
A III Conferência Municipal de Educação discute quatros eixos, dos sete eixos a serem discutidos pela CONAE (Conferência Nacional de Educação). Assim Jaguarari discute:
– Eixo I = Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
– Eixo II = Educação e Diversidade: justiça social, inclusão, e direitos humanos.
– Eixo III = Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência avaliação condições de participação e aprendizagem.
– Eixo IV = Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Além de elaborar propostas que serão encaminhadas à Conferência Territorial do Piemonte Norte do Itapicuru, foram apontados dois delegados para a Conferência Estadual: Professor Francisco Pereira da Silva Filho e Mário Luiz Alves dos Santos.
Também foram escolhidas dez pessoas para a Conferência Territorial, que será realizada nos dias 10 e 11 de junho, na UNIVASF, em Senhor do Bonfim, são elas: Francisco Pereira da Silva Filho, Poliana Cavalcanti Duarte, Anísio José Gomes Rodrigues, Erick Naldimar dos Santos, Meirivan Rodrigues do Bonfim Ferreira , Mário Luiz Alves dos Santos, Valsione Pereira do Vale, mais o Secretário Municipal de Educação, Jose Antônio de Souza de Oliveira e Maximiliana Araújo da Silva.
Já durante a Conferência Estadual serão escolhidos os representantes da Bahia a participarem da Conveniência Nacional de Educação, a ocorrer em 2014 (CONAE).