Imprensa: a voz de uma sociedade democrática

Este artigo traz o reconhecimento da atuação da imprensa para desmascarar ‘lobos com peles de cordeiros’ e bandidos que estão conectados às grandes corporações financeiras e políticas.

Durante muitos anos do governo PSDB com PMDB (este é sanguessuga… ataca em todas as frentes…) e outras agremiações da mesma linha, a imprensa não conseguia (se o fez foi de modo tímido) mostrar os desmandos, falcatruas, apadrinhamento, desvio de verba e tantas outras mazelas da política brasileira.

Hoje, melhor dizendo, desde o governo do soberano Luis Inácio Lula da Silva, em 2003, que a mídia vem desempenhando um papel fundamental na revelação de tudo aquilo que se encontra nos covis brasiliense (entenda Congresso Nacional e Planalto).

Mais ativa do que nunca, a imprensa faz uma varredura pelas gestões estaduais e municipais desse país a fora (ainda tem muito a mostrar) e nos apresenta uma total falta de homem público comprometido com o dinheiro público.

Excetuando, claro, a revelação protagonizada pelo então “d’Artagnan” tupiniquim, Roberto Jefferson (PTB), que  denunciou a prática de compra de votos na Câmara, o chamado mensalão, bomba suficiente para criar a maior crise política sofrida pelo governo do presidente Lula em 2005/2006, a imprensa está navegando por mares revoltos e tsunamis políticas.

Instigante, veloz e eficaz no modo de apresentar a roubalheira do governo PT com seus agregados, PCDdoB, PMDB (sempre…), PDT e o restante da corja, a imprensa é sempre muito questionada, apedrejada e apelidada como “mídia golpista”, “a ditadura da mídia” e tantas outras desqualificações aberrantes.

“Nunca antes na história deste país”, imitando um pouco o discurso do nobre convalescente ex-eterno presidente Lula, se viu tanta lama no ventilador quando o assunto é dinheiro público X representante do povo.

Que isso tudo sempre aconteceu neste vasto território brasileiro não é novidade nenhuma. O espanto, talvez, seja o modo avassalador, veloz e absurdo como isso vem se processando.

Das duas uma: ou a imprensa antes (na época do PSDB e os demais asseclas) não foi suficientemente investigativa e possivelmente conivente com alguns grupos ou atualmente ela reassumiu sua função prioritária de ouvidoria da sociedade.

É impossível não reconhecer que a imprensa tem contribuído, e muito, para desmascarar lobos com peles de cordeiros, santos de pau ocos e bandidos que estão conectados às grandes corporações financeiras e políticas.

É impossível não reconhecer que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal e demais unidades estão fazendo o dever de casa direitinho. Também é impossível aceitar que a justiça é rápida e sempre justa (às vezes é).

Um fator primordial nisso tudo é que estamos sem oposição. Sim, porque oposição neste país só o PT sabia fazer. O PT sempre foi (e é) ímpar neste quesito. Depois dele nenhum partido assumiu o front. Nenhum. Afinal, a escola foi específica para alunos vermelhos e futuros governantes.

Os demais estudantes da chamada direita desse país ficaram na janela vendo a banda passar tocando “não, não, não vou não…minha mulher não deixa não”. Você pensava que era a música Banda de Chico Buarque? Uhhh golou o ovo….Chico foi na época em que existia uma intectualidade e visão socialista/transformadora da sociedade.

Hoje? Ou você se contenta com as músicas vulgares e as piadas do Pânico ou assiste os BBBs e as Fazendas da vida ou Ana Maria Braga debatendo reforma política no horário da manhã com as donas de casas. Depois escolhe uma dessas figuras para representar o povo no Congresso, e ponto final.

Voltando ao papel da imprensa.. falada, escrita, televisionada, facebookada, blogada, twittada e conectada..que bom que ela está alerta, ativa, operante, reveladora. Que bom que ela se renova e amplia suas fronteiras para além da condicionante “pauta pronta”.

Se ela erra? Muito e muito. Mas ainda assim ela é considerada a voz ativa de uma sociedade. Sem ela estamos fadados ao fracasso e perderemos o timing para consolidar o sistema democrático.

Por Teresa Leonel*

* Socióloga e jornalista, professora de jornalismo e publicidade, especialista em Ensino da Comunicação Social e mestranda em Comunicação.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Lula lamenta morte do Papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco e decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente exaltou a trajetória do pontífice argentino como um exemplo de amor, solidariedade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis.

Para Lula, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou.

Ele também destacou o papel do Papa na defesa do meio ambiente, dos pobres e dos refugiados, além de suas críticas aos modelos econômicos geradores de desigualdade e injustiça. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas”, disse o presidente.

Política Relevantes

Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim

post-image

Após 12 horas, foi concluída na noite deste domingo, 13, a operação no intestino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Trata-se da sétima operação do ex-presidente desde a facada na campanha eleitoral de 2018. A cirurgia durou cerca de 11 horas e, contando o pré-operatório, o procedimento totalizou 12 horas. Bolsonaro deixou o centro cirúrgico do Hospital DF Star por volta das 21h20. Segundo boletim médico do Hospital DF Star, divulgado às 21h42, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de “estenda lise de aderências e reconstrução da parede abdominal”. “O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”, diz a nota. Seu quadro de saúde é estável

Ainda segundo os médicos, a obstrução que fez Bolsonaro passar mal no Rio Grande do Norte se deu a uma…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino, diz hospital

post-image

O Hospital DF Star informou neste domingo (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.

Após passar mal em um evento do PL no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11), o ex-presidente foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes.

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.

As aderências no intestino de Bolsonaro decorrem das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral…

Read More
Política Relevantes

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

post-image

O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas próximas semanas para que o tema da regulação das plataformas digitais volte à agenda dos legisladores, afirmou o Secretário de Politicas Digitais da Presidência da República, João Brant.

“O governo está terminando de definir sua posição de mérito e de estratégia. Nossa compreensão é que essa regulação precisa equilibrar três coisas: primeiro, a responsabilidade civil das plataformas; segundo, o que a gente chama de dever de prevenção e precaução, que significa a necessidade de atuar preventivamente para que não haja disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades; e terceiro, que elas atuem na mitigação dos riscos sistêmicos da sua atividade”, defendeu Brant na última semana, em palestra na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A principal proposta de regulação das plataformas digitais,…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

“Cem dias, sem nada” ex-prefeito Isaac Carvalho faz avaliação dos 100 dias da gestão Andrei Gonçalves

post-image

Cem dias, sem nada

Ao completarmos os cem dias do governo Andrei Gonçalves, é importante fazer uma reflexão sobre as ações e resultados até aqui. Nessa quinta-feira (10), o atual prefeito de Juazeiro fez uma apresentação do que não fez e tentou responsabilizar os secretários pela falta de efetividade do seu governo, cobrando publicamente mais ação por parte de sua equipe. 

Uma desculpa esfarrapada e deselegante, que demonstra uma total falta de conexão entre o gestor e seu secretariado.

O fato é que tem aumentado o número de reclamações em todas as áreas da administração municipal. Até em áreas onde o problema já tinha sido superado desde a minha gestão, como é o caso do abastecimento de água, que nós conseguimos triplicar a oferta em todo o Município. Mas, o…

Read More
Política Relevantes

Após atendimento em Natal, Bolsonaro será transferido para Brasília

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser transferido neste sábado (12) de Natal para Brasília “por decisão pessoal”, de acordo com o boletim médico divulgado, nesta manhã pelo Hospital Rio Grande, onde o ex-presidente está internado. 

“Por‬‭ decisão‬‭ pessoal‬‭ do‬‭ senhor‬‭ ex-Presidente,‬‭ em‬‭ conjunto‬‭ com‬‭ sua‬ família,‬‭ e‬‭ visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos,‬‭ está‬‭ programada‬‭ para‬‭ o‬‭ decorrer‬‭ do‬‭ dia‬‭ de‬‭ hoje‬‭ sua‬ transferência para a cidade de Brasília/DF”, diz o boletim assinado pelo diretor técnico do hospital, Luiz Roberto Leite Fonseca.

O comunicado informa ainda que a saúde de Bolsonaro está evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas, com todos‬‭ os‬‭ sinais‬‭ vitais‬ e‬‭ exames‬‭ complementares‬‭ dentro‬‭ da‬‭ normalidade,‬‭ sem‬ intercorrências clínicas.

O ex-presidente passou mal na manhã…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Natal, diz Flávio

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta sexta-feira (11) e foi levado para um hospital de Santa Cruz, na região Agreste potiguar. A informação foi confirmada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL) ao blog. Bolsonaro está acompanhado do senador Rogério Marinho no hospital.

A Secretaria de Segurança Pública do estado afirmou que fará a transferência por helicóptero para Hospital Rio Grande, em Natal.

“Não estou com ele, mas passou mal sim, com dores na barriga. Está sendo medicado e vai ser levado pra um hospital em Natal”, disse.

Rogério Marinho estava acompanhando o ex-presidente em uma viagem dele ao Rio Grande do Norte. Bolsonaro participava de um evento do partido, e chegou ao estado no início da manhã, em uma série de visitas a municípios e obras do governo federal.

Política Relevantes

Jerônimo envia solicitação de empréstimo de R$ 600 milhões para investimentos em mobilidade

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou sua primeira solicitação de empréstimo neste ano para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). De acordo com o Projeto de Lei (PL) obtido pelo Bahia Notícias, a solicitação de empréstimo gira em torno de R$ 600 milhões, sendo obtido junto à Caixa Econômica Federal. O gestor também pediu que a matéria seja analisada em regime de urgência.

No texto, o governador petista informa que o empréstimo do banco estatal, caso aprovado, ocorreria, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). No texto, Jerônimo afirma que os R$ 600 milhões serão utilizados em investimentos nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana.

“Os recursos provenientes desta operação de crédito serão destinados à viabilização de investimentos na área de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e contribuirá com a continuidade do…

Read More