Juazeiro está recebendo nesta quinta-feira (31), a Feira Cidadã. Organizada pela prefeitura, em parceria com o governo estadual e Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a edição juazeirense do evento, que é considerado o maior em atendimento de saúde do estado, acontece na Orla 2 da cidade e se estende até o dia 05 de novembro, das 8h às 17h.
Em razão da precariedade na saúde municipal com atraso de exames, consultas e até de cirurgias eletivas, um grande número de pessoas da sede e do interior compareceu buscando atendimento na Feira Cidadã e o trânsito no centro da cidade virou um caos ainda maior do que já é no dia-a-dia.
Várias pessoas desesperadas por exames oftalmológicos e odontológicos armaram barracas e dormiram na orla da cidade com a finalidade de garantir a ficha para atendimento nesta quinta-feira. 180 profissionais estaduais e mais 80 da prefeitura de Juazeiro estão trabalhando na feira visando assegurar o atendimento a todos que buscam os serviços ao longo da feira.
Os pacientes passarão, nos três primeiros dias, por uma triagem. Serão ofertadas consultas com clínico geral, ginecologista e cardiologista, mamografias (para mulheres entre 50 e 69 anos), ultrassonografias, exames preventivos (para mulheres entre 14 e 69 anos), eletrocardiogramas e raios-X do tórax. Também será realizada a aferição da pressão arterial, a atualização do cartão de vacina, bem como a medição do índice glicêmico e orientação nutricional.
Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, 1.050 cirurgias, 750 cirurgias eletivas de hérnia (umbilical, hepigástrica, inguinal), vesícula, mioma e histerectomia serão realizadas. Os pacientes aptos a fazer procedimentos deverão estar na fila única para cirurgias eletivas da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SESAU). Os que não estiverem, mas que possuírem as guias e os exames pré-operatórios em mãos, deverão se dirigir até a recepção da SESAU, das 08 às 14 horas.
Um total de 1.200 atendimentos oftalmológicos serão disponibilizados para crianças e adultos. Os 250 primeiros pacientes com necessidades corretivas serão beneficiados com a distribuição de armações de óculos. Exames de rastreamento e exames para a realização de cirurgias de catarata em crianças a partir dos seis anos e agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica para pacientes acima de 60 anos também serão feitos.
Atendimentos odontológicos, com a entrega de 200 próteses dentárias e outros serviços, serão feitos nos seis dias da Feira Cidadã. Uma unidade móvel do SAC também estará no município para emissão, gratuita, de primeira e segunda via de carteiras de identidade, CPF, antecedentes criminais e ainda apoio da Ouvidoria Geral do Estado. O evento contará ainda com uma brinquedoteca, com atividades lúdicas para a criançada e um espaço da beleza, com cortes de cabelo gratuitos.