mario gomesPouca gente, aqui em Juazeiro, saiu em sua defesa como eu. Só por escrito: “em defesa de Juazeiro IV”. Nas rodadas, nos ambientes, multiplique por mil. Hoje, mais uma vez, em sua defesa. Só que não em comparação com outras cidades.

Juazeiro hoje está atolada no mal e no mau.

Mal: aquilo que prejudica ou fere; o que se opõe ao bem, à virtude à honra, à saúde .

Mau: aquilo que é nocivo, irregular, imperfeito, funesto, perverso.

Não sei se mal, mau ou os dois juntos, aquilo que acontece nos bares, nas esquinas, nas rodadas, nos encontros. Há os que defendem o indefensável, desde que estejam do lado do poder e há acusadores, de tudo e de todos, desde que sejam contrários ao governo. É engraçado. Conheço pessoas (que se dizem líderes) que, quando estão no poder acham Juazeiro um céu perfeito; quando fora dele, a cidade passa a ser um inferno. Dois pesos e duas medidas para a mesma situação.

Como já registrei várias vezes coisas boas da cidade, no momento, quero analisar, sem preconceito, sem defesa e sem acusação, fatos e atos que poderiam melhorar aquilo que está piorando. Como justificar a sujeira e buraqueira da cidade? Qual a real justificativa para um órgão da Prefeitura (SAAE) quebrar, quebrar e tornar quebrar e não consertar? Por que o órgão forma uma equipe para quebrar e não forma uma para deixar como achou? Se o papel dela é quebrar, de quem é o papel de consertar? Na visão de um administrador, deveria a reposição, principalmente de ruas esburacadas, acontecer imediatamente. Caso a obra termine a noite, que o tempo para iniciar o conserto, seja no máximo de 12(doze) horas. Não se concebe ficarem dias, meses e até anos buracos abertos pela própria Prefeitura.

Ouvi num programa de rádio, um locutor dizer que a cidade de Juazeiro tem uma arrecadação de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões) mensal. Parece muito, mas pode ser pouco. Parece pouco, mas pode ser muito. Depende da situação e principalmente de gestão. Na minha visão, que nem é muito larga e nem muito estreita, a arrecadação dá, até demais, para não se ter uma cidade suja, esburacada, calçadas irregulares, esgotos correndo no meio fio, pagamentos atrasados, postos de saúde sem material, sem médicos, sem pessoal. Não há como entender obras iniciadas e paradas (e temos aos montes); nem mesmo, promessas feitas e não cumpridas.

Falei dos “buracos”, e as fofocas? Indo a Barreiras, encontrei-me em Lençóis, com um médico, filho de Juazeiro, que hoje mora no exterior (estava a passeio). Conversa vai, conversa vem, ele me disse que acompanha, via internet os acontecimentos. Fez um viés e falou: “Infelizmente a maior parte é de fofoca, intriga, fuxico, cochicho”. – Ou Mário Gomes, eita terrinha que alimenta mexericos! E disse mais: – Uma pessoa minha me falou que na internet o mexerico quase não existe. O terrível está nas ruas, nos becos, nas esquinas, nos bares, nos encontros. “Fulano você está sabendo o quanto sicrano roubou, o rombo que beltrano deixou”. E haja acusação sem provas. Como hoje, até que se prove o contrário, quase todo mundo (principalmente políticos) rouba, não há como se armar uma defesa. Os escândalos se tornaram tão rotineiros, principalmente no que se refere ao dinheiro público, que quanto mais ladrão, mais aplaudido, mais bajulado, mais reverenciado.

Como disse o General Paulo Chagas: “… Vivemos no país da impunidade onde o crime compensa e o criminoso é conhecido, reconhecido, recompensado, indenizado e transformado em herói! Onde bandidos de todos os colarinhos fazem leis para si, organizam “mensalões” e vendem sentenças”.

Há quem afirme que todo fofoqueiro é medroso. Existe um conto que retrata bem: O CAÇADOR MEDROSO: Um caçador procurava o rastro de um leão. Perguntou então, a um lenhador: – Se o senhor visse o rastro de um leão, sabia onde ele morava? – Vou mostrar-lhe o animal – respondeu o lenhador. Pálido de medo e batendo os dentes, o caçador exclamou: – Não estou procurando o leão, estou procurando o rastro dele.

Pois é, o fofoqueiro é assim: – rapaz eu não quero denunciar, apenas espalhar que fulano e sicrano roubam. Que beltrano meteu a mão, ganhou fortuna naquele projeto das casas, dos lotes etc. etc. etc.

Não sei qual o mal maior, se o medo do fofoqueiro ou a coragem do ladrão do erário público. É claro que com a justiça que temos, nenhum será punido.

MAGOM – Contabilista, Administrador de Empresa e membro do Lions.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro acusa STF de motivação política e garante: “Não há candidato capaz de me vencer”

post-image

Após ter se tornado um dos oito réus em um julgamento por tentativa de golpe de estado e outros crimes, o ex-presidente Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre o acolhimento da ação penal pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26). Por meio das redes sociais, Bolsonaro fez o seu primeiro pronunciamento ao final da sessão da Suprema Corte. 

Embasado nos dados divulgados pelo Jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou: “Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.”, escreveu. 

Considerado a maior liderança da extrema-direita, Bolsonaro define ainda que a decisão está pautada nos interesses de outros candidatos à eleição de 2026. “Nem tentam mais esconder. A…

Read More
Política Relevantes

Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus tentativa de golpe

post-image

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

Read More
Política Relevantes

Câmara Federal vai a Irecê debater a seca que assola a região

post-image

A Comissão de Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (Cedesnat), da Câmara dos Deputados, realizará no próximo dia 25 de abril uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Irecê (BA). Os integrantes vão debater propostas para mitigar os efeitos da seca que afeta a região do estado.

“A seca e a estiagem prolongada na região já provocou, por exemplo, perdas na agricultura de sequeiro. Com a escassez de chuvas, as lavouras não conseguem se desenvolver e a safra de 2025 está praticamente perdida, deixando os produtores em alerta. A situação exige medidas urgentes, enquanto os produtores buscam alternativas para enfrentar uma das piores crises hídricas dos últimos anos”, declarou o presidente da Cedesnat, deputado Leo Prates (PDT-BA).

Segundo dados econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), a produção informal de leite…

Read More
Política Relevantes

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

post-image

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (24) às 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, eles vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição das acusações.

O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

    Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
    Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice…

Read More
Política Relevantes

Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic

post-image

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu, nesta segunda-feira (24), que o Banco Central (BC) desconsidere a inflação de alimentos e energia ao definir a taxa básica de juros, a Selic. A declaração vem após o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevar a Selic para 14,25% ao ano para conter a inflação.

Alckmin mencionou o exemplo do banco central dos Estados Unidos, que retira esses dois índices do cálculo dos juros básicos da economia estadunidense. “Uma taxa de juros elevada, como a Selic, em 14,25% ao ano, ela atrapalha a economia, porque torna muito caro o custo de capital”, disse, em evento promovido pelo jornal Valor Econômico.

Para o presidente em exercício, os aumentos nos preços de alimentos e energia são impulsionados por fatores…

Read More
Política Relevantes

Ministro do STJ que fez piada com ‘agilidade’ de baianos rebate governador: ‘Não vou me intimidar’

post-image

O ministro que viralizou nas redes sociais após fazer uma piada sobre a “agilidade de baianos” rebateu, nesta quinta-feira (20), uma crítica feita ao comentário pelo governado do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante uma nova sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida à tarde, João Otávio de Noronha se mostrou surpreso com a repercussão do caso e citou baianos para se defender.

“Eu fiquei triste ao ver que o governador soltou uma nota considerando o comentário xenofobia. Sou eu que vou hostilizar os conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas?”, afirmou.

Em seguida, o magistrado negou que tenha cometido um erro e afirmou que não vai se intimidar com a circulação da “brincadeira” que fez.

“Eu queria dizer que eu não vou me intimidar. Eu não…

Read More
Política Relevantes

Humberto Costa é oficializado presidente nacional do PT

post-image

O senador Humberto Costa teve seu nome referendado pelo diretório nacional do PT e foi oficializado como presidente do partido. Ele deixa de ser interino e assume em definitivo a vaga deixada por Gleisi Hoffmann até o final do mandato.

O ato acompanha a decisão da Executiva Nacional do último dia 7 de março. À frente do PT, a prioridade de Humberto será a condução do Processo de Escolha Direta (PED) da legenda.

Dentre as pré-candidaturas postas até o momento, o favorito é o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) – majoritária no partido, e a mesma de Humberto e outros medalhões.

“Hoje é um dia especial. O Diretório Nacional referendou a decisão da Executiva sobre meu nome como presidente nacional do PT. Vou trabalhar pela unidade na…

Read More
Política Relevantes

Congresso antecipa votação do orçamento 2025 para esta quinta-feira

post-image

O Congresso Nacional antecipou a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 para a tarde desta quinta-feira (20), a partir das 15h. Antes, a Comissão Mista do Orçamento (CMO) deve aprovar o relatório final apresentado na madrugada de hoje pelo relator, o senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Segundo o parecer do relator, o orçamento da União terá um superávit primário de R$ 15 bilhões neste ano, contra um déficit de R$ 11 bilhões em 2024. No ano passado, não foram incluídos no cálculo os R$ 32 bilhões usados para minorar a catástrofe climática do Rio Grande do Sul (RS). Os gastos primários são aqueles que excluem os recursos gastos com a dívida pública.

Até ontem, a previsão era de que a CMO votaria o parecer do relator apenas na tarde da sexta-feira…

Read More