Existe um modo razoavelmente seguro de prever os nomes e títulos que serão anunciados na manhã de terça feira, na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, como indicados ao Oscar 2012.
O fundamento está nas indicações para o Globo de Ouro, divugadas lá em meados de dezembro: porque os 90 integrantes da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em Hollywood (na qual me incluo) por dever de ofício, tem de assistir os 400 e tantos filmes que, ao longo do ano, se habilitam aos prêmios, acabamos fazendo uma pré-seleção dos títulos e desempenhos que realmente valem a pena a cada temporada. E desde que os Oscars abriram a categoria “melhor filme” para até 10 títulos, eles se aproximaram ainda mais dos Globos, que automaticamente, há anos, indicam 10 filmes, 5 para comédia ou musical, 5 para drama.
O próximo passo é comparar essa primeira seleção com os indicados aos prêmios das Associações de classe. Nenhum outro prêmio desta época tem impacto direto sobre os Oscars como os das Guildas, as entidades que representam os interesses dos diversos grupos profissionais do cinema. Listas de associações de críticos são interessantes para os fãs, mas ocupam um mundo distante do dia a dia de fazer cinema que é a base das escolhas da Academia. As Guildas, por outro lado, tem integrantes que, em grande parte, são também votantes do Oscar.
Na categoria melhor filme o grande indicador é o prêmio da Producers Guild of America, a entidade de classe dos produtores. Comparando as listas dos Globos com a da PGA, podemos antecipar, entre os indicados deste ano, O Artista, Os Descendentes, Histórias Cruzadas, Meia Noite em Paris, Moneyball, Cavalo de Guerra, Missão Madrinha de Casamento, A Invenção de Hugo Cabret e Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
Uma olhada na lista de indicados da Directors Guild of America vai adiante e mostra não apenas quem deve aparecer na lista de diretores indicados mas também quais filmes já tem vantagem sobre os demais. Ao contrário dos Globos, os Oscars costumam dar filme e diretor (e frequentemente roteiro) para o mesmo título. Isso o destaca imediatamente Os Descendentes ( Alexander Payne indicado pela DGA e pela Writers Guild como roteiro adaptado); Meia Noite em Paris (Woody Allen indicado pela DGA e pela Writers Guild como roteiro original); Homens Que Não Amavam as Mulheres (David Fincher indicado pela DGA, indicado pela WGA como roteiro adaptado) e Hugo ( Martin Scorsese indicado pela DGA, escolhido pela WGA como roteiro adaptado).