Na manhã de ontem (05) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, compareceu à primeira seção ordinária da Casa Plínio Amorim.
Na oportunidade, o gestor municipal retratou os planos de governo e ações que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos, assim como também respondeu aos questionamentos dos vereadores.
Um dos destaques da fala de Lossio disse respeito ao maior programa habitacional do Norte/Nordeste do Brasil, que vem sendo implementado no município, com a previsão, inclusive, da construção de cinco mil residências através do programa do governo Federal Minha Casa Minha Vida.
Na área da educação, o prefeito enfatizou as atividades referentes à educação infantil,sublinhando sobretudo, o programa Nova Semente.
“Das oito maiores cidade de Pernambuco, o nosso município ocupa o 8° lugar no IDEB e o meu compromisso continuará sendo com as crianças. O nosso objetivo é alfabetizá-las até os seis anos de idade o que ultrapassará uma média nacional. Nós iremos inserir 18 mil crianças nas unidades de ensino infantil e para isso precisaremos de políticas públicas que já estão sendo pensadas pela secretaria da Primeira Infância”, frisou. De antemão, o prefeito reinteirou que nenhuma creche será fechada e que os servidores continuarão atuando nos seus cargos.
Sobre as metas para a saúde, o prefeito retratou as ações firmadas pela gestão e pontuou os benefícios alcançados como a diminuição da mortalidade infantil e o acréscimo no número de exames laboratoriais realizados nos últimos anos.
Para o desenvolvimento econômico e sustentável de Petrolina, Lossio destacou o incentivo a agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos e da piscicultura.
Ao final dos questionamentos dos vereadores, o gestor destacou o projeto de mapeamento dos transportes coletivos da cidade nos horários de pico para uma melhor circulação da população, bem como frisou o projeto para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos(VLT).